Webinar debate Governança e Sucessão em Organizações Contábeis

Governança e Sucessão em Organizações Contábeis foi o tema do webinar que reuniu a diretora do Sescon-RS e conselheira do CRCRS, Patrícia Arruda,  e o coordenador da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação do CRCRS, Flávio Duarte Ribeiro Júnior, na tarde do dia 3 de setembro. A mediação ficou a cargo de Sérgio Laurimar Fioravante, que iniciou falando sobre a importância da nova Comissão de Estudos de Governança e Compliance, sob sua coordenação. Segundo ele, a comissão recentemente constituída pelo CRCRS passa a permitir maior discussão entre os profissionais da contabilidade sobre temas pertinentes à governança, com o propósito de disseminar experiências, conteúdos e conhecimento, bem como, nesse contexto, discutir processos sucessórios.

Participantes de processos sucessórios familiares de sucesso em organizações contábeis, Flávio e Patrícia contaram suas inspiradoras histórias e falaram sobre as técnicas adotadas, desde cedo, por seus pais, para despertar o encantamento com a Contabilidade e como isso foi determinante para que seguissem na profissão. Atitudes como uma abordagem lúdica na infância, mostrar o lado bom da carreira e falar sobre o valor do trabalho para os clientes e para sociedade foram formando, nas então crianças, uma imagem positiva desse ofício, que pesou no momento da escolha profissional.

Hoje, integrados aos cotidianos de suas empresas, os desafios são de outra ordem. Como unificar visões diferentes de gestão entre sócios da mesma família sem melindrar ninguém; como determinar as participações de cada sócio; quando buscar profissionais externos para contribuírem com a organização e quais profissionais agregar são algumas das necessidades impostas para uma boa governança.

Saiba mais sobre os exemplos dos processos sucessórios dessas organizações contábeis e suas as experiências de governança, na TVCRCRS – Canal YouTube.