CRC ao vivo com Você discute os impactos do Terceiro Setor na sociedade e o protagonismo do contador

Nesta quarta-feira, foi a vez da Comissão de Estudos do Terceiro Setor do CRCRS participar da nova série do CRC ao vivo com Você. A presidente Ana Tércia conversou com os integrantes da Comissão, Grace de Ávila Rodrigues (coordenadora), e o conselheiro José Almir de Mattos, que atuou como moderador. Em discussão, “Os impactos do Terceiro Setor na sociedade e o protagonismo do contador”, tema que, como destacou a presidente, “reforça, perante a sociedade, o caráter da contabilidade como ciência social”.

O trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de várias gestões, para tornar a comissão uma referência para os profissionais que atuam no Terceiro Setor, foi ressaltado pela coordenadora Grace. Segundo ela, é papel dos profissionais da contabilidade desmistificar aspectos contábeis das áreas de educação, saúde e assistência social, nas quais não se deve confundir instituições sem fins lucrativos com instituições em que não é necessária a obtenção de resultado positivo. Muito pelo contrário – destaca -, é preciso haver bom planejamento e boa gestão para que se alcance o resultado positivo que, por sua vez, será reinvestido em educação, saúde e assistência social.

Para contribuir com as referências para os profissionais que atuam no Terceiro Setor, o conselheiro José Almir  lembra que, neste momento, a comissão trabalha na atualização do Guia de Orientação para o Profissional da Contabilidade, disponível no site do CRCRS. Também chamou a atenção para o crescimento da demanda nessa área por profissionais da contabilidade, em especial, neste período de pandemia, já que esse é o campo responsável por prestar assistência aos mais atingidos pela crise.

O programa, que foi prestigiado por profissionais da contabilidade de diferentes pontos do País, está disponível na TV CRCRS, no YouTube.