João Verner Juenemann inaugura a série “Lendas da Contabilidade”, um projeto do CRCRS

Momento muito especial na TV CRCRS, na manhã deste sábado, 12 de setembro. Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) inaugurou a série “Lendas da Contabilidade”, projeto que visa a oportunizar o resgate e a valorização da história da Contabilidade, com quem testemunhou e protagonizou momentos importantes da profissão contábil. Nesta primeira edição, a lenda João Verner Juenemann conversou com as presidentes Ana Tércia L. Rodrigues, do CRCRS, e Maria Clara Bugarim, da Associação Interamericana de Contabilidade e Academia Brasileira de Ciências Contábeis, sobre suas muitas vivências e sua vasta contribuição à profissão contábil.

Presidente do CRCRS no biênio 1974-1975 e primeiro gaúcho a presidir o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), de 1982 a 1985, graduado em Ciências Contábeis pela PUCRS e em Administração pela UFRGS, pós-graduado em Auditoria, também pela UFRGS, Juenemann está entre os primeiros dez mil profissionais registrados no CRCRS. Entre suas inúmeras contribuições à Contabilidade, a presidente Ana Tércia destacou as novas áreas desbravadas para a profissão, como os conselhos de administração, conselhos fiscais e comitês de auditoria e de governança de grandes empresas.

Além da homenagem à figura de Juenemann, que inspira profissionais da contabilidade, a presidente da Abracicon enfatizou a importância do projeto “Lendas da Contabilidade” e reiterou que a Academia está inteiramente voltada a essa oportunidade de recuperar a memória e registrar a história da profissão contábil.

Protagonista da história da Contabilidade ao longo de mais de 60 anos, João Verner Juenemann discorreu sobre muitos momentos que marcaram a evolução da atividade no Brasil, e o crescimento da necessidade de o profissional da Contabilidade se envolver na sociedade, buscando qualificação cada vez maior para responder às novas exigências. Um dos marcos históricos citados por Juenemann foi a Lei Nº 6404/1976, que reformulou a legislação das sociedades anônimas.

O programa abordou, ainda, uma grande diversidade de acontecimentos e aspectos da história da profissão, que se funde com a história de vida dessa lenda da Contabilidade – como a questão da mulher na Contabilidade, o caminho trilhado para tornar-se o primeiro gaúcho a presidir o CFC e sua experiência internacional. Com o apoio da Abracicon, da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul e com o patrocínio da Safeweb, o “Lendas da Contabilidade” está disponível na TV CRCRS.