João Verner Juenemann inaugura a série “Lendas da Contabilidade”, um projeto do CRCRS

Momento muito especial na TV CRCRS, na manhã deste sábado. Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) inaugurou a série “Lendas da Contabilidade”, projeto que visa a oportunizar o resgate e a valorização da história da Contabilidade, com quem testemunhou e protagonizou momentos importantes da profissão contábil. Nesta primeira edição, a lenda João Verner Juenemann conversou com as presidentes Ana Tércia L. Rodrigues, do CRCRS, e Maria Clara Bugarim, da Associação Interamericana de Contabilidade e Academia Brasileira de Ciências Contábeis, sobre suas muitas vivências e sua vasta contribuição à profissão contábil.

Presidente do CRCRS no biênio 1974-1975 e primeiro gaúcho a presidir o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), de 1982 a 1985, graduado em Ciências Contábeis pela PUCRS e em Administração pela UFRGS, pós-graduado em Auditoria, também pela UFRGS, Juenemann está entre os primeiros dez mil profissionais registrados no CRCRS. Entre suas inúmeras contribuições à Contabilidade, a presidente Ana Tércia destacou as novas áreas desbravadas para a profissão, como os conselhos de administração, conselhos fiscais e comitês de auditoria e de governança de grandes empresas.

Além da homenagem à figura de Juenemann, que inspira profissionais da contabilidade, a presidente da Abracicon enfatizou a importância do projeto “Lendas da Contabilidade” e reiterou que a Academia está inteiramente voltada a essa oportunidade de recuperar a memória e registrar a história da profissão contábil.

Protagonista da história da Contabilidade ao longo de mais de 60 anos, João Verner Juenemann discorreu sobre muitos momentos que marcaram a evolução da atividade no Brasil, e o crescimento da necessidade de o profissional da Contabilidade se envolver na sociedade, buscando qualificação cada vez maior para responder às novas exigências. Um dos marcos históricos citados por Juenemann foi a Lei Nº 6404/1976, que reformulou a legislação das sociedades anônimas.

O programa abordou, ainda, uma grande diversidade de acontecimentos e aspectos da história da profissão, que se funde com a história de vida dessa lenda da Contabilidade – como a questão da mulher na Contabilidade, o caminho trilhado para tornar-se o primeiro gaúcho a presidir o CFC e sua experiência internacional. Com o apoio da Abracicon, da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul e com o patrocínio da Safeweb, o “Lendas da Contabilidade” está disponível na TV CRCRS.