Comissão de Estudos em Controladoria analisa os desafios do profissional desse segmento em webinar

Os desafios do profissional que atua no segmento da controladoria foi o tema proposto para discussão em webinar, promovido pela Comissão de Estudos em Controladoria do CRCRS, em 18 de setembro, com a presença do presidente do Conselho de Administração das Tintas Killing, Agostinho Dalla Valle, além da participação dos integrantes da comissão, Adauto Fröhlich (coordenador), e Daiana de Souza.

A importância do caráter multidisciplinar para o profissional da contabilidade, especialmente, para o contador que atua em controladoria, já que exerce funções em áreas diversas, foi reforçado pelo coordenador da comissão, que lembrou de um ensinamento deixado pelo seu pai. “Trata uma pequena empresa como se fosse grande, por que no momento em que ela crescer, tudo já está preparado”.

Para Daiana, para que se possa compreender o que é controladoria, deve-se ter em mente o contexto em que a empresa atua e seus stakeholders, os colaboradores, clientes, gestores, fornecedores, governo e comunidade. “A controladoria zela para que os usuários disponham de todas as informações necessárias para atingirem plenamente seus objetivos, assim como monitora o equilíbrio das relações”, explica Daiana, que, aponta a competência da imparcialidade como fundamental em um controller.

Como presidente de conselho de administração das Tintas Killing, Agostinho expôs a sua visão como usuário da controladoria, atribuindo a ela a gestão de resultados do dia a dia e ao conselho a governança do resultado. “O conselho de administração espera que a controladoria forneça um conjunto de informações em quantidade e qualidade, que permita a correta tomada de decisão”, afirmou.

No webinar, foram abordados aspectos que compreende a controladoria, sua principais atribuições, desafios para o profissional que atua nesse segmento, a função estratégica de garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório, e muitos outros aspectos práticos da atuação do controller. Para assistir, basta acessar a TVCRCRS no Youtube.