Controladoria é pauta do CRC ao vivo com Você

Controladoria, sua função, objetivos, perfil do profissional, entre outros aspectos desse segmento foram abordados no CRC ao vivo com Você, realizado em 7 de outubro, transmitido pela TVCRCRS no YouTube. O tema foi debatido pelo coordenador da Comissão de Estudos de Controladoria do CRCRS, Adauto Frölich, e pela conselheira Patrícia Arruda, com a mediação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Márcio Schuch Silveira.

A área de controladoria é o elo entre a gestão e as informações contábeis, dá sustentação e embasamento para as tomadas de decisão dos empresários, a partir de uma visão global da organização. Em vista disso, Adauto considera que o contador é o profissional mais qualificado para ser o controller de uma empresa.

Patrícia, além de conselheira do CRCRS, é também coordenadora do grupo de Gestão de Empresas Contábeis do Sescon-RS, e, entre as discussões que surgem no grupo, apontou a importância de tratar as competências e as habilidades necessárias a um controller tanto quanto os aspectos técnicos. “Tecnicamente somos muito bons, mas temos que desenvolver a habilidade de lidar com o gestor, saber apresentar e analisar os números. Hoje o controller é mais estratégico do que tático”.

Levantada a indagação, por parte do Márcio Schuch, se todo o empresário aceita facilmente implantar a área de controladoria, Adauto respondeu, classificando os proprietários de negócios em duas categorias: empresários e empreendedores.

“No Brasil, temos muitos empreendedores, mas nem todos são empresários. A implantação de uma controladoria tem custo e esse custo tem que ser superado pelo benefício. O empresário tem essa visão, porém ainda tem empreendedor que acredita que contador é custo”, explica Adauto.

Muitos outros tópicos referentes à controladoria geraram discussão. Confira o posicionamento dos convidados, assistindo o CRC ao vivo com Você, disponível na TVCRCRS no YouTube.