Desafios da contabilidade governamental na gestão pública moderna, em debate no CRC ao vivo com Você

O “CRC ao vivo com Você”, desta quarta-feira (18), reuniu a vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, Elaine Görgen Strehl, o coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Conselho, Cézar Volnei Mauss, e o conselheiro Aramis de Souza, para discutir os “Desafios da contabilidade governamental na gestão pública moderna”. Importante conversar sobre o tema, uma vez que trata-se de um momento especial para a Contabilidade da área pública, em que a atuação dos profissionais contábeis é fundamental.

“Além do momento de pandemia, com demanda excessiva de trabalho e a correspondente necessidade diária de atualização profissional, temos a troca das gestões municipais e estamos por encerrar um exercício. Então a pergunta é: nós profissionais da área pública estamos atualizados?”, questionou a vice-presidente do CRCRS, Elaine Strehl.

Para o coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a contabilidade da área pública evoluiu muito, especialmente, “a partir do ano 2000, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que foi um choque de gestão, uma quebra de paradigma muito grande”. Até aquele momento, foram mais de três décadas, desde a Lei Nº 4.320/1964, sem muitas alterações radicais. “De lá para cá, a contabilidade da área pública evoluiu com muita rapidez”, explicou Cézar Mauss.

Contribuir para que o profissional da área pública possa atender a todas novas demandas que se originam a partir dessa evolução, é uma das preocupações do CRCRS. Sobre esse aspecto, o conselheiro Aramis de Souza, destacou as modificações ocorridas no perfil da contabilidade pública, que saiu da esfera apenas orçamentária e evoluiu para o campo patrimonial, exigindo, dessa forma, a atualização dos profissionais para lidarem com mais essa mudança.

Confira os “Desafios da contabilidade governamental na gestão pública moderna”, na TV CRCRS, canal no YouTube.