Presidente Ana Tércia encaminha à Famurs demandas de contadores que atuam na área pública

A presidente Ana Tércia encaminhou demandas, elaboradas em conjunto com  a Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), ao presidente da Famurs, Eduardo Bonotto, apontando alguns itens considerados importantes para os contadores que atuam na área pública, tais como:

  • orientação aos municípios, para que a atividade de Controle Interno seja desenvolvida por um contador, visando a cumprir a prerrogativa contábil. Caso contrário, estará infringindo diretamente a Resolução CFC nº 560-1983, que dispõe sobre as prerrogativas profissionais de que trata o artigo 25 do Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, a qual destaca claramente que atividades de contabilidade e auditoria são prerrogativas de profissional contábil.
  • o CRCRS entende ser fundamental incentivar a cultura da educação continuada para qualificar e manter elevado o nível dos profissionais contábeis e dos gestores públicos. Dessa forma, a CASP colocou-se à disposição para colaborar como agente deste processo de qualificação dos profissionais e gestores da área pública.
  • Nesse mesmo sentido, foi salientada a importância de intensificar o treinamento também dos líderes do Executivo Municipal (prefeitos, vices e secretários), para que também recebam as informações contábeis importantes e das respectivas obrigações mensais. Para tanto, a Famurs poderá contar com o incondicional apoio técnico do CRCRS.