CRCRS inaugura nova sede: uma história contada com pessoas, protagonismo e patrimônio.

Em 28 de setembro, às 18h, teve início a cerimônia de inauguração da nova sede do CRCRS, localizada no bairro Petrópolis. Foi uma solenidade híbrida, singela, com limitação do número de pessoas, cumprindo todas as normas sanitárias e com transmissão pela TV CRCRS – YouTube – um momento marcado por um sentimento geral de orgulho da profissão, de pertencer a uma classe contábil organizada, atuante e de vanguarda.

Na abertura, foi exibido um vídeo, resgatando os locais que sediaram o CRCRS, desde sua criação, há 74 anos. Em seguida, foram apresentadas as instalações da atual sede, dentro de uma proposta contemporânea, de estrutura corporativa moderna, contemplando os aspectos de economicidade, sustentabilidade e acessibilidade.

Dois ícones da classe contábil gaúcha foram homenageados: Antônio Carlos de Castro Palácios, presidente do CRCRS no período de 2014 a 2017, e Paulo Walter Schnorr, vice-presidente de 2006 a 2013. O auditório, localizado no mezanino da loja, recebeu o nome do ex-presidente, falecido em 2019; e o elevador de acesso ao auditório foi denominado com o nome do ex-vice-presidente (também falecido em 2019), que nunca permitiu que sua restrição física o impedisse de atuar fortemente pela classe contábil, em uma demonstração de que a paixão pela profissão não tinha limites.

Presidente Ana Tércia, sr.ª Emilia Palácios e vice-presidente Celso Luft

Presidente Ana Tércia, sr.ª Eleni Schnorr e o presidente do CFC, Zulmir Breda

Na oportunidade, em um gesto de carinho e reconhecimento, as esposas dos homenageados, Emília Palácios e Eleni Schnorr, receberam flores da presidente Ana Tércia, juntamente com o vice-presidente de Gestão, Celso Luft, e com o presidente do CFC, Zulmir Breda.

Presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues

Emocionada, a presidente Ana Tércia iniciou sua manifestação com o poema Tempo de Travessia, de Fernando Teixeira de Andrade: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

Ao saudar os presentes, a presidente salientou a importância para a classe contábil de contar com diversas autoridades prestigiando a solenidade, como o representante do Executivo municipal, na pessoa do vice-prefeito, Ricardo Gomes, e o parlamento municipal, com o comparecimento de tantas vereadoras e vereadores, dentre outras representações políticas. Agradeceu o apoio do presidente do CFC, Zulmir Breda, à gestão e ao projeto de aquisição da nova sede, e lembrou a participação voluntária dos integrantes da família CRCRS – colaboradores, conselheiros, vice-presidentes, delegados representantes, coordenadores e integrantes das Comissões de Estudos, bem como todos aqueles que, com ou sem vínculo empregatício, dedicam parte de seu tempo e sua energia às causas da classe contábil.

“CRCRS, uma história contada com pessoas, protagonismo e patrimônio” foi o lema escolhido para esse evento. “Somos a Contabilidade, a ciência do patrimônio. Portanto, para nós, o patrimônio importa e muito. É a razão pela qual a nossa profissão existe. Mas, o que seria do patrimônio sem as pessoas? O patrimônio existe para e pelas pessoas. Portanto, eu vou falar dessas pessoas e dos seus protagonismos”, disse a presidente Ana Tércia, falando sobre os últimos 30 anos de sua vida que foram também o período no qual vivenciou as gestões de oito presidentes. Rememorou reminiscências das relações de Ivan Carlos Gatti, Valério Geraldo Baum, Olivio Koliver, José João Appel Mattos, Enory Luiz Spinelli, Rogério Rokembach, Zulmir Breda e Antônio Palácios com seus colaboradores, passagens que contribuíram para escrever a história do CRCRS.

Ana Tércia reiterou o desejo de promover desenvolvimento contábil sustentável, preservando recursos para as próximas gerações, ao melhor estilo ESG – sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa, em um futuro no qual cada profissional seja protagonista da sua própria história e ajude as pessoas físicas, empresários, sociedade e governo a atuarem nas suas melhores performances.

Diretor Executivo do CRCRS, Ricardo Vitória

A seguir, o diretor Executivo do CRCRS, Ricardo Vitória, falou sobre as seis sedes do CRCRS, em cujas estruturas físicas dirigentes, lideranças, parceiros e centenas de colaboradores compartilharam emoções e muitas conquistas pessoais e para a classe, ao longo dos 74 anos da história do Conselho. Na sede da Baronesa do Gravataí, inaugurada pelo presidente Olivio Koliver, em 1981, a entidade permaneceu por mais de 35 anos, até o advento do temporal que se abateu sobre Porto Alegre, em 29 de janeiro de 2016. Conta que “não foi fácil ser um dos primeiros a se deparar com o ambiente de destruição e desordem que encontramos naquele sábado. Entretanto, o amor pela entidade foi determinante para que vencêssemos todas as adversidades e tomássemos medidas emergenciais para minorar os danos materiais causados à estrutura e estancar a perda de informações e documentos físicos.”

Ricardo Vitória acompanhou os esforços da gestão do presidente Palácios para avaliar as possibilidades de reconstrução daquela sede, aquisição ou construção de outro imóvel. Mas, foi na gestão da presidente Ana Tércia, a partir da definição de um novo conceito para a sede, que o CRCRS avançou, com a publicação de um edital de chamamento público, o qual, de maneira legal, impessoal e observando o princípio da publicidade, atraiu a atenção de proponentes e conseguiu adquirir a sede hoje inaugurada, com o orgulho de oferecer estrutura corporate e custos compartilhados.

Finalizando a sua manifestação, o diretor Executivo homenageou o colaborador Gomercindo Pereira da Silva, que atua no Conselho desde 13 de agosto de 1976. São 45 anos de dedicação ao CRCRS, desde a sede da rua General Câmara, no Centro Histórico da capital.

Presidente do CFC, Zulmir Breda

O presidente do CFC, Zulmir Breda, classificou a conquista da nova sede como fruto de um trabalho de muito tempo, que a classe contábil gaúcha vem desenvolvendo. Narra que há 40 anos, em 21 de agosto de 1981, foi inaugurada a sede da Baronesa do Gravataí, um grandioso acontecimento, com a presença de muitas autoridades. Era a primeira vez que os profissionais da contabilidade do Estado passavam a contar com uma sede com estrutura adequada às suas necessidades. Na oportunidade, o Conselho Federal realizou uma reunião plenária na nova sede. O presidente do CFC era o contador Nilo Gazire e o vice-presidente era o gaúcho João Verner Juenemann. “É importante fazer esse resgate para vermos que, ao longo do tempo, muitos líderes da nossa classe se empenharam para que nós tivéssemos condição de estarmos hoje aqui, inaugurando essa nova sede belíssima, com tudo aquilo que precisamos para bem representar a classe contábil gaúcha”, afirmou Zulmir Breda.

Vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, e presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues

O vice-prefeito Ricardo Gomes também se manifestou observando a força da classe contábil, expressa na representação robusta da Câmara Municipal presente à solenidade. Referiu-se aos serviços prestados pelos profissionais da Contabilidade como um sinal de excelência da capital e reconheceu a essencialidade da profissão que não parou durante a pandemia. “O que seria da gestão pública e da gestão privada se não fosse a classe dos contadores e sua capacidade não só de enxergar os números, mas a inteligência para interpretá-los e, a partir deles, apontar caminhos?” perguntou o vice-prefeito, afirmando que a nova sede não só atende aos profissionais, como contribui para acolher as necessidades de toda a sociedade.

Lembrou, ainda, que não raras vezes a prefeitura solicitou a colaboração do CRCRS para qualificar a legislação e as normativas do município.

Presidentes Ana Tércia, do CRCRS, e Zulmir Breda, do CFC, com a vereadora Lourdes Sprenger, representando a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre

Encerrando a cerimônia de inauguração da sede, os presidentes Zulmir Breda e Ana Tércia, acompanhados da vereadora Lourdes Sprenger, representando a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre, descerraram a placa na qual consta o lema: “Uma história contada com pessoas, protagonismo e patrimônio”.

Presidentes do CRCRS, Zulmir Breda (2010-2013); Ana Tércia L. Rodrigues (2018-2021); João Verner Juenemann (1974-1975); e Enory Luiz Spinelli (2002-2005)

Também presentes à solenidade a diretora de Finanças da Defensoria Pública do Estado, Eliane Hampe; os presidentes do Sescon-RS, Célio Levandovski; do Sescon Serra Gaúcha, Joacir Reolon; e do Ibracon – 6ª Região, Paulo Alaniz; o vice-presidente da Fecontábil, Sandoval dos Santos; os ex-presidentes do CRCRS: João Verner Juenemann (1974 e 1975), Enory Luiz Spinelli (2002 a 2005), Rogério Rokembach (2006 a 2009) e Zulmir Breda (2010 a 2013); o presidente do Banco do Alimentos, Paulo Renê Bernhard; os vereadores de Porto Alegre, Airto Ferronato, Bruna Rodrigues, Comandante Nádia e o ex-vereador João Carlos Nedel; a representante do Sistema Sescoop/Ocergs e coordenadora da Comissão de Estudos do Sistema Cooperativo do CRCRS, Andreza Mainardi; os vice-presidentes, conselheiros, ex-conselheiros, integrantes do Conselho Diretor do CRCRS e representantes de entidades de classe. Também participaram de forma presencial o diretor de Negócios da Safeweb Luciano Schewe; o diretor Operacional da Prosoft, Paulo Augusto Kryvoruchka; o ex-diretor do CRCRS, Luiz Mateus Grimm; a profissional da contabilidade com o registro nº 100 mil, Maria Isolina Dorneles; o delegado representante com o registro mais antigo na Região Metropolitana, José Inácio Bresolin; o profissional-destaque no Exame de Suficiência, Rafael Farias dos Santos; e a aluna-destaque do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Monteiro Lobato, Luana Teixeira, além dos colaboradores do CRCRS.

Conselheiros do CRCRS

O evento foi transmitido pela TV CRCRS no YouTube, que registrou uma assistência de mais de 700 pessoas, entre elas, o controlador auditor-geral da CAGE-RS, Rogério Meira; o diretor de Controle e Fiscalização do TCE-RS, Everaldo Ranincheski, representando o presidente do TCE-RS, Estilac Xavier; os prefeitos de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e de Estrela, Elmar Schneider; o deputado estadual Carlos Búrigo; o presidente nacional do Ibracon, Valdir Coscodai; o presidente do CREMERS, Carlos Isaia Filho; a coordenadora do IBGC Sul, Michelle Sqeff; a presidente do CRPRS, Ana Luiza de Souza Castro; o presidente do CRBM-5, Renato Minozzo; os presidentes dos Conselhos Regionais do Sistema CFC/CRCs: CRC Pernambuco, Maria Dorgivânia Arraes Barbará; CRC Rio de Janeiro, Samir Nehme; e CRC Goiás, Rangel Francisco Pinto; além de conselheiros e ex-conselheiros do CRCRS; do presidente do Sindicontábil Vale do Sinos, Paulo Roque Luiz; dos detentores da Medalha Ivan Carlos Gatti; dos integrantes e coordenadores das Comissões de Estudo do CRCRS; dos presidentes e demais representantes de entidades da classe contábil; delegados representantes do CRCRS; profissionais da área contábil; e colaboradores do CRCRS.

Ambiente moderno e conceito contemporâneo

O CRCRS, desde 30 de julho de 2020, está instalado em sua nova sede, desenhada dentro de um conceito corporativo moderno, baseado em uma nova cultura de economicidade, alinhada às necessidades atuais e futuras da classe contábil e da entidade.

O funcionamento, desde então, mantém-se dentro das normas sanitárias de prevenção à covid-19. Agora, com a redução do número de casos da doença e com a consequente flexibilização das regras de combate à pandemia, foi possível realizar a cerimônia de inauguração da nova casa dos profissionais da contabilidade do Estado.

Com três pavimentos e uma loja, com auditório, no andar térreo, as novas instalações têm modernos padrões de acessibilidade e segurança. O acesso ao atendimento ao público se dá pela Av. Senador Tarso Dutra, 170, loja 101; e o setor administrativo, pela Rua Gutemberg, 151 – andares 11º, 13º e 14º – bairro Petrópolis.

Contador Antônio Carlos de Castro Palácios

Antônio Carlos de Castro Palácios nasceu em Porto Alegre, em 26 de junho de 1952.

Formou-se em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Também era graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Foi sócio-proprietário da Palácios & Cia Auditores Independentes e, posteriormente, da Baker Tilly Brasil RS – Auditores Independentes.

Foi participativo e atuante em entidades da classe contábil do Estado. Presidiu o Ibracon – 6ª Regional, por quatro gestões, no período de 1996 a 2008.

No Conselho Regional de Contabilidade do RS, ingressou em 1998, como conselheiro suplente; em 2006, foi eleito conselheiro titular e, em seguida, foi destacado para assumir a vice-presidência Técnica (2008 a 2011) e a vice-presidência de Gestão (2012 a 2013), até que, em 2014, chegou à presidência da entidade, onde permaneceu até 2017.

Foi reconhecidamente uma referência dentro da Contabilidade. Profissional ético, competente e inovador. Deixou um grande legado por onde passou.

Foi casado com Emília Terezinha do Nascimento Palácios, com quem teve dois filhos, André e Céli.

O contador Antônio Palácios nos deixou em 02 de julho de 2019.

Paulo Walter Schnorr

Nasceu em primeiro de novembro de 1953, em São Leopoldo.

Cursou Ciências Contábeis na Unisinos. Profissional de reconhecida competência, contribuiu de forma relevante e expressiva para o engrandecimento e valorização da classe contábil.

O conselheiro Paulo Schnorr teve atuação destacada no CRCRS e no CFC. No Conselho do RS, foi membro de Câmaras Técnicas e Comissões, ocupou três vice-presidências em quatro gestões: de Controle Interno, de Fiscalização e Técnica.

No Conselho Federal de Contabilidade, participou ativamente de Grupos de Trabalho e da Comissão para o Estudo de Revisão da IFRS para Pequenas e Médias Empresas, para Criação e Regulamentação da Carta de Responsabilidade da Administração, da Elaboração do Livro Escrituração Contábil Simplificada para Micro e Pequena Empresa e da edição do Manual sobre Super Simples, além de integrar a Assessoria Especial da Vice-Presidência Técnica do CFC.

O contador Paulo Schnorr nos deixou em 09 de agosto de 2019.

Confira a cerimônia de inauguração da nova sede do CRCRS, na TV CRCRS – YouTube.