Homenagem ao Dia do Empresário Contábil é tema do primeiro pronunciamento do presidente do CRCRS

Nesse 12 de janeiro, Dia do Empresário Contábil, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), Márcio Schuch Silveira, fez seu primeiro pronunciamento institucional após a posse. A live especial, em homenagem à data, foi transmitida pela TV CRCRS, no YouTube.

Presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira

Inicialmente, o presidente lembrou as vítimas da pandemia do coronavírus e fez votos de que a crise seja superada, com a maior brevidade possível.

A seguir, sobre o Dia do Empresário Contábil, Silveira destacou a força e a importância dos profissionais que se dedicam às organizações contábeis que, em grande número, muito têm contribuído com a retomada do desenvolvimento econômico e social do País. Considerou também que, apesar do atual cenário adverso da economia brasileira, é preciso identificar oportunidades no cotidiano de trabalho da contabilidade. “Temos potencial e conhecimento para avançar. Em cada conversa com nossos clientes, em cada momento em que somos chamados para apagar algum ‘foco de incêndio’, precisamos procurar um espaço, uma oportunidade para ir além e tentar construir com esse empresário uma análise mais profunda do seu negócio, nos apresentando como alguém com visão de todos os processos da empresa e que, dessa forma, pode colaborar com a melhoria do ambiente de negócios”, afirmou o presidente do CRCRS.

Márcio salientou, ainda, algumas das ações da nova gestão que já estão em andamento, por meio do esforço dos conselheiros que têm se dedicado, nas diversas áreas da profissão, a construir melhores condições para a atuação da classe contábil.

Uma dessas ações diz respeito aos empresários contábeis que atuam na área do ICMS e que foram surpreendidos, na semana passada por uma mudança significativa na Lei Kandir, o que está ocasionando grande insegurança jurídica. De pronto, o CRCRS entrou em contato com a Secretaria Estadual da Fazenda e, nesta semana, acompanhou os resultados de uma reunião da qual participaram todos os secretários de fazenda do País. Contudo, o resultado desse encontro nacional não foi o esperado, dado que não se alcançou um entendimento único para todos os Estados. “Por isso, estamos dedicando boa parte do tempo dos nossos conselheiros, alguns com conhecimentos bem específicos nessa área, para que possamos acompanhar, de maneira muito próxima, as propostas de reforma tributária”, explicou o presidente do CRCRS.

Outra ação comentada por Silveira foi a busca de agendas institucionais, para apresentação da nova diretoria do CRCRS e tratar de questões de interesse da classe contábil. Na JucisRS, o contato está sendo mediado pelo vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Juliano Abadie, que também atua como vogal da Junta Comercial. Já com a Receita Federal no RS, o CRCRS se reunirá, nesta quinta-feira (13), pela manhã.

Na sequência, Márcio Schuch informou que, desde a semana passada, o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Jr., em parceria com os presidentes dos demais conselhos regionais, tem manifestado preocupação quanto à entrada em vigor das novas obrigações do eSocial, em particular, sobre saúde e segurança do trabalho.  O CFC já se manifestou perante o governo federal, no entendimento de que essa responsabilidade não é dos profissionais da contabilidade. “Sabemos que a questão é delicada, contudo, é preciso que esse posicionamento fique mais claro, mais explícito, principalmente, para quem exige as informações do eSocial”, frisou Silveira.

O veto do presidente da República ao Refis do Simples Nacional também tem exigido a atuação dos conselhos de contabilidade. Desde que foi publicado o veto, o CRCRS vem atuando em parceria com o CFC e demais regionais. O objetivo é mobilizar a classe contábil no sentido de encontrar uma solução para as milhares de empresas que possuem dívidas e que não terão condições de manter a sua opção pelo Simples Nacional, no dia 31 de janeiro, se não houver nenhuma mudança na forma de regularização dos débitos.

Ao finalizar seu pronunciamento, Márcio Schuch Silveira reiterou cumprimentos pelo Dia do Empresário Contábil e convidou os profissionais a participarem das ações em defesa dos interesses da classe e a se aproximarem do Conselho.

“Sigam o CRCRS nas redes sociais, enviem mensagens. Estamos atentos, com nossos conselheiros atuando perante os órgãos fiscalizadores”, assegurou.

Assista a live na íntegra, na TV CRCRS, canal do YouTube.