CRCRS participa de apresentação sobre o avanço do empreendedorismo no Estado

O presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, participou de reunião, em 10 de fevereiro, na qual a presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS),  Lauren Momback, e o coordenador do DescomplicaRS, Tomas Holmer, apresentaram o Tudo Fácil Empresas (TFE), uma plataforma disponibilizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, coordenada pelo DescomplicaRS, JucisRS e SebraeRS. Também foram debatidos, na oportunidade, tópicos como Redesim, Lei de Liberdade Econômica e Rede Simples, dentre outros.

Estiveram presentes, ainda, o vice-presidente de Fiscalização do Conselho, Juliano Abadie, que atua como vogal da Junta; o presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski; e o coordenador de Políticas Públicas do Sebrae, Márcio Benedusi.

CRCRS e Sescon-RS, reunidos com JucisRS, DescomplicaRS e SebraeRS

Durante a reunião, a presidente da Jucis, Lauren Momback, destacou que o Tudo Fácil Empresas vai permitir a abertura de empresas com atividades de baixo risco, em cerca de 10 minutos, de forma gratuita, automática e sem burocracia. “O objetivo é de melhorar a divulgação sobre a disponibilidade da ferramenta, para que mais empreendedores tenham acesso e possam utilizá-la, sem custo, de modo ágil e fácil”, afirmou.

Para o presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, o profissional da contabilidade, presente em todas as empresas, tem muito a contribuir com os programas facilitadores do desenvolvimento do ambiente econômico do Estado. Segundo ele, “o Conselho como representante da Classe Contábil irá colaborar com ações que promovam e impulsionem a retomada da economia no RS”.

O coordenador do DescomplicaRS, Tomas Holmer, falou sobre as ações do  Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (CEDE) e salientou a importância de disseminar informações em todos os municípios do RS, bem como melhorar a comunicação entre as instituições, como forma de contribuir com o processo de desburocratização, facilitando a vida dos cidadãos e empresários. O CEDE é composto por sete secretarias do Executivo e sete representantes da sociedade civil, incluindo o Sebrae.

A atuação dos delegados do Sescon-RS e de lideranças de diversos segmentos foi ressaltada pelo presidente do Sindicato, Célio Levandovski, como “fundamental para a sensibilização dos gestores municipais quanto à necessidade de desburocratização da máquina pública”. Célio também frisou os avanços alcançados pelo CEDE, que contemplam a sociedade como um todo.

O coordenador estadual da Redesimples do Sebrae/RS, Márcio Benedusi, lembrou a importância da atuação dos Contadores no interior do Estado. Segundo ele, a expectativa é de que “em 2022, o Tudo Fácil Empresas esteja disponível em outras cidades, contribuindo para a formalização de mais empresas, gerando emprego e renda”.

Durante o encontro, também foram avaliadas iniciativas de capacitação realizadas em conjunto e, ao final, Lauren Momback conduziu uma visita à Sala do Empreendedor.

Presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski; da JucisRS, Lauren Momback; e do CRCRS, Márcio Silveira; e vice-presidente de Fiscalização do CRCRS e vogal da Junta Comercial, Juliano Abadie, em visita à Sala do Empreendedor