Seja solidário: na hora da Declaração do IR, destine parte do imposto devido a projetos sociais

A Receita Federal recebe, a partir de hoje, a declaração do Imposto de Renda (IR) de Pessoa Física 2022.O prazo final é 29 de abril. O Programa Gerador da Declaração (PGD) está disponível para download, com diversas novidades, neste ano, entre elas, o acesso ampliado à declaração pré-preenchida, para quem tem conta gov.br, e o pagamento e restituição via Pix.

Nesse período, o profissional da contabilidade tem um papel muito importante na sociedade: incentivar seus clientes a destinarem parte do IR aos fundos da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso.

A destinação não implica em nenhum gasto e não prejudica as demais deduções, mas pode beneficiar muitos projetos sociais no seu Estado ou município. Todos os contribuintes que façam a declaração no modelo completo e tenham imposto a pagar ou a restituir podem destinar até 3% do imposto devido para o Funcriança e até 3% para o Fundo do Idoso, preenchendo a ficha “Doações Diretamente na Declaração”, que está do programa gerador. Depois do preenchimento, é preciso imprimir o Darf e pagá-lo, até 29 de abril.

Ser solidário não custa nada!

Clique aqui para saber mais sobre as novidades do IRPF 2022.