Declaração pré-preenchida do IR 2022 está disponível a partir de hoje

Os contribuintes já têm à disposição a Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. O recurso facilita o preenchimento da Declaração que, além do certificado digital, agora pode ser utilizada por qualquer cidadão que disponha de conta gov.br nos níveis ouro e prata. Dessa forma, poderá ser acessadas as bases da Receita Federal, com informações sobre DIRF, DMED, Dimob e Carnê-Leão, planos de previdência, serviços de saúde e pagamentos de terceiros via e-Financeira. Hoje, é obrigatório o uso de certificado digital para quem possui rendimentos tributáveis acima de R$ 5 milhões.

Preenchimento multiplataforma

Outra inovação é a possibilidade de preenchimento multiplataforma, o que inclui o Programa Gerador da Declaração (PGD), instalado nos computadores; dispositivos móveis, como celulares e tablets, no preenchimento por app; e declaração on-line, por meio do e-CAC.

IRPF pré-preenchida Carnê-Leão Web

A declaração pré-preenchida recupera as informações prestadas no Carnê-Leão Web pelos profissionais obrigados ao recolhimento mensal:
Para contribuintes que informaram no Carnê-Leão Web, aba Rendimentos recebidos –para a ficha rendimentos.
Para os contribuintes (seja titular ou dependente) que sejam clientes dos profissionais obrigados ao recolhimento mensal, aba Pagamentos efetuados – para ficha de pagamentos.