Conselho de Contabilidade do RS completa 75 anos, em abril

Em 25 de abril, os profissionais do Rio Grande do Sul têm dois grandes motivos de comemoração: Dia do Profissional da Contabilidade e os 75 anos do CRCRS.

Revisitando o passado, relembrando os fatos marcantes e os episódios determinantes que consolidaram a entidade, o CRCRS chega a sete décadas e meia com uma história arrojada e intrépida, carregada de orgulho, que incentiva a classe a  prosseguir com mais entusiasmo.

Ao longo desses anos, o Conselho se tornou referência em ética, inovação e comprometimento com os profissionais, cumprindo suas atividades principais de registrar, fiscalizar e promover um constante e intenso programa de educação continuada profissional com excelência.

A solidez e o prestígio da entidade tiveram seu início em 25 de abril de 1947, quando ocorreu a cerimônia de fundação, realizada no Salão Nobre da Associação Comercial de Porto Alegre, sob a presidência de Henrique Desjardins – primeiro presidente da entidade e detentor do registro nº 1.

Depois de passar por salas locadas no 5º andar de um prédio localizado na Rua Uruguai, Rua Riachuelo (1948), Rua Gen. Câmara (1964 a 1981), finalmente, em 1975, foi adquirido o terreno, onde, mais tarde foi construída a sede do CRCRS e inaugurada em agosto de 1981. Em 2016, depois de um temporal que abalou as estruturas da construção, a entidade mudou-se para a Av. Praia de Belas e por lá ficou até 2020, quando veio a ocupar três andares de um moderno prédio corporativo situado na Rua Gutemberg 151 (administrativo), além de uma loja na Rua Senador Tarso Dutra, 170, sala 101, para atendimento aos profissionais.

Nesse tempo de atuação, a entidade foi ganhando reconhecimento e notoriedade dentro do Sistema CFC/CRCs. Essa inabalável reputação foi construída por vários profissionais, dentre eles: conselheiros, delegados representantes e membros de comissões, colaboradores e, claro, com a emprenho inestimável dos abnegados profissionais, que nos conduziram até essa condição de destaque:

Henrique Desjardins, Zilmar Bazerque Vasconcellos, Holy Ravanello, Pedro José de Souza Pires, Antonino Rodrigues Bichinho, José Carlos Paim de Camargo, Wilson Oliva, Alfredo Ernesto Keller, Amir Vianna da Silveira, Armênio Salatino, Artur Daniel Beust, José Silva de Araújo, João Verner Juenemann, Edgar Saúl Corrêa de Oliveira, Erly Arno Poisl, Olivio Koliver, Arthur Nardon Filho, Ivan Carlos Gatti, Valério Geraldo Baum, José João Appel Mattos, Enory Luiz Spinelli, Rogério Rokembach, Zulmir Breda, Antônio Palácios e Ana Tércia Lopes Rodrigues.

Nesses tempo, foram realizados eventos de grande porte, como: Congresso Brasileiro de Contabilidade (Gramado de 2008); Conferência Interamericana de Contabilidade (2021) e 18 convenções.

Dentre muitos fatos marcantes, há que se ressaltar a quebra da hegemonia masculina na presidência da entidade. Em 2018, depois de 70 anos, uma mulher esteve à frente da entidade – Ana Tércia Lopes Rodrigues.

A celebração dos 75 anos se dá sob a presidência do contador Márcio Schuch Silveira, 26º a assumir o cargo, que lançou o selo alusivo a data e lembrou alguns fatos marcantes, ocorridos nesse período, em vídeo que está disponível na TV CRCRS no YouTube.

Os 75 anos do CRCRS serão comemorados durante todo o ano de 2022. Acompanhe as atividades pelas redes sociais e site.