Vagas geradas pelas MPEs gaúchas cresceram 60% entre 2000 e 2011

Os pequenos negócios gaúchos – aqueles que faturam no máximo até R$ 3,6 milhões por ano – criaram cerca de 470 mil empregos com carteira assinada entre 2000 e 2011, crescimento que permitiu às MPEs do Estado atingirem a marca de 1,17 milhão de postos de trabalho. No País, as MPEs foram responsáveis pela geração de 7 milhões de novos empregos no mesmo período, consolidando-se como as principais empregadoras da economia formal.
São 15,6 milhões de postos de trabalho, o que significa que 52% da mão de obra empregada está nas micro e pequenas empresas. Os dados constam no Anuário do Trabalho da Micro e Pequena Empresa, elaborado pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
No Rio Grande do Sul, o número de estabelecimentos de micro e pequeno porte também aumentou entre 2000 e 2011, passando de 468,6 mil para um total de 606,5 mil empresas. Foram gerados 137,9 mil novos estabelecimentos ao longo deste período.
Segundo o Sebrae, o bom desempenho das MPEs no período analisado teve relevante impacto sobre a economia gaúcha graças à importância do setor. Em 2011, elas responderam por 99,4% dos estabelecimentos, 57,8% dos empregos privados não agrícolas formais e por 47,9% da massa de salários. Entre 2000 e 2011, de cada R$ 100,00 pagos aos trabalhadores no setor privado não agrícola, R$ 48,00, em média, foram pagos por micro e pequenas empresas.
Para o superintendente do Sebrae/RS, Léo Hainzenreder, fatores socioeconômicos e jurídicos contribuíram para esse cenário positivo do trabalho nos pequenos negócios: a criação da Lei Geral das Micro e Pequena Empresas, do Supersimples – que reduz em média 40% dos impostos das empresas desse porte – e o surgimento do Microempreendedor Individual, que permite a formalização de empresas que faturam, em média, R$ 5 mil por mês. “O fortalecimento da economia brasileira e o crescimento da classe C também foram influenciadores desses índices que destacam os pequenos negócios como grandes geradores de emprego e renda no Brasil