Caxias do Sul recebe Seminário de Assuntos Contábeis

O Conselho de Contabilidade do RS (CRCRS) leva o Seminário de Assuntos Contábeis a diversas regiões do Estado, visando proporcionar e possibilitar a atualização aos profissionais que atuam na área contábil. Neste 30 de maio, foi a vez de Caxias do Sul. O evento que ocorre na UCS, reúne um público de cerca de 300 pessoas.

Caxias do Sul

Antônio Palácios, presidente do CRCRS, procedeu a abertura do Seminário de Assuntos Contábeis de Caxias do Sul. Fez sua manifestação direcionada a constante necessidade de atualização dos profissionais de Contabilidade a fim de qualificar cada vez mais os serviços prestados à sociedade.

Em seguida a abertura do evento, Palácios reuniu-se com as autoridades presentes para expôr o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

Caxias do Sul

Paralelamente, a consultora nas áreas trabalhista e previdenciária da Lefisc, Eliane Valcam, ministrou palestra sobre o eSocial.

Caxias do Sul

Eliane lembrou que o eSocial não é uma ferramenta exclusiva do departamento pessoal das empresas (empregadores). Exige uma ação integrada com o setor financeiro, fiscal, contábil, segurança do trabalho, jurídico, terceirizados, cooperados, entre outros. Frisou que dentre os obrigados a utilizarem o eSocial estão os empregadores (inclusive o doméstico), empresas equiparadas em legislação específica, segurado especial (produtor rural).

A segunda palestra é sobre a Contabilidade na Era Digital, com o técnico em Contabilidade Ricardo Kerkhoff, integrante da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação do CRCRS.

Caxias do Sul

Para Ricardo Kerkhoff, vivemos em um mundo de hiperconexão e o fisco também se vale disso. O profissional está na era do cibridismo, que é a capacidade de estar conectado e desconectado ao mesmo tempo. “O cibridismo consegue unir forças com um grande número de pessoas. Quanto mais conectados melhor, por que assim a informação se distribui. Somos digitais”.

À tarde, os temas vão tratar das “Ações que Fazem a Diferença no Sucesso da Profissão”, com Márcio Mâncio, e “Sua Empresa Contábil Pode Mais”, com Márcio Shimomoto, vice-presidente do Sescon-SP, José Veras da Silva, vice-presidente Financeiro do Sescon-SP, Wilson Júnior, vice-presidente Administrativo do Sescon-SP.

Márcio Mâncio

Caxias do Sul

Márcio Shimomoto, José Vanildo Veras da Silva, Wilson Gimenez Júnior apontaram que a concorrência pode ser uma ameaça ou uma oportunidade. O profissional da Contabilidade, segundo eles, tem de encontrar o diferencial nos serviços, por que escrituração contábil, consultoria, departamento pessoal, escrituração fiscal todas as organizações contábeis oferecem.