2º Encontro de Delegados Regionais do CRCRS

Bento Gonçalves recebeu os 25 delegados regionais da região da Serra, em 27 de agosto, para, junto com os vice-presidentes do CRCRS e funcionários desenvolverem uma atividade de capacitação por dois dias.

celso

Celso Luft, vice-presidente de Relações com os Profissionais, coordenou o 2º Encontro de Delegados Regioanis

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, explicou em sua manifestação a importância dos encontros promovidos pelo Conselho e o porquê da aplicação desse novo modelo adotado a partir deste ano de segmentar por regiões. Segundo Palácios, um grupo reduzido proporciona uma comunicação mais eficaz e direta. “Os delegados são a extensão do Conselho nas respectivas regiões do Estado, portanto, é preciso que saibam o que acontece e como é o funcionamento da entidade para transmitir as informações que forem solicitadas por parte dos profissionais que atuam na área contábil em suas regiões. Por outro lado, é por meio dos delegados que os dirigentes do CRCRS tem o retorno dos profissionais do interior do Estado”.

Palácios também apresentou o novo logotipo do CRCRS, que segue uma linha de unificação proposta pelo Conselho Federal de Contabilidade para todos os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade.

logo

palácios

Antônio Palácios, presidente do CRCRS

“O Conselho existe para defender a sociedade, a partir do registro, da fiscalização e da educação profissional. Isso é o que consta na lei, ou seja, o Conselho cumpre rigorosamente a legislação”, explicou o presidente do CRCRS em relação as questões relativas as funções restritas da entidade que, seguidamente, são identificadas por meio da Ouvidoria.

Por fim, o presidente comentou e respondeu as dúvidas dos profissionais verificadas nas pesquisas externas de qualidade realizadas em dezembro de 2013 e junho de 2014, assim como as recebidas por meio também da Ouvidoria.

adriel

Dando prosseguimento, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Adriel Ziesemer, falou sobre a sua pasta

luciane

Luciane Veiga Dias, diretora do Desenvolvimento Profissional, prosseguiu a explanação sobre a divisão, abordando todos os aspectos e atividades.

clarice

Clarice Triaca falou sobre a divisão de Multimídia

ricardo

Ricardo Vitória, diretor Geral do CRCRS, apresentou um video institucional, no qual constam o organograma, as divisões e suas atividades, as delegacias e as atribuições da entidade.

 

marlene

Marlene Chassott, vice-presidente de Registro do CRCRS, chamou a atenção para o envio correto e completo da documentação referente a confecção da carteira profissional.

fernanda

Fernanda Pires, gerente da divisão de Relações com os Usuários explicou sobre procedimentos para o registro profissional e situações que envolvem a troca de categoria, mudança de estado, entre outras.

décio

Décio Neves, diretor Técnico do CRCRS, abordou o Exame de Suficiência, salientando que a partir de primeiro de junho de 2015 será extinto o registro para técnicos em contabilidade em Conselhos Regionais de Contabilidade. Falou ainda sobre os processos licitatórios, despesas, orçamento e Portal Transparência.

leila

Leila Vargas Ferreira, responsável pelo setor de Delegacias, conversou com os delegados sobre o processo de substituição e eleição.

tércia

Ana Tércia Lopes Rodrigues, vice-presidente de Gestão, expôs dados que mostram a eficiência do CRCRS, tais como o número de novos registros profissionais de janeiro a julho de 2014 que foram de 1.333; e 12.230 diligências, nesse mesmo período. Citou também que 9.714 pessoas, entre profissionais e estudantes de contabilidade, que participaram dos eventos presenciais de janeiro a julho.

josé

José Carlos Zanchin, diretor Operacional do CRCRS, explanou sobre o departamento, com destaque para a seção financeira e de cobrança do CRCRS.

ângelo

Ângelo Bozzetto, gerente da Assessoria Jurídica do CRCRS, expôs as atividades pertinentes a sua área.

rosalba

Rosalba Aguiar, responsável pela gerência da Secretaria, falou sobre suas atividades de apoio a todas as vice-presidências e ao conselheiros que integram o plenário do CRCRS.

magda

Magda Wormann, vice-presidente de Controle Interno, encerrou o primeiro dia do encontro.

No segundo dia do Encontro dos Delegados Regionais (28), Luciano Biehl, ministrou palestra, na parte da tarde, sobre “Responsabilidade Civil do Profissional da Contabilidade” .

luciano

Luciano Biehl

Em sua manifestação, Mário Karczeski, vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, expôs a intenção de implantar um projeto na divisão de Fiscalização, que visa buscar uma maior eficácia e eficiência.

mário

Mário salientou que a Fiscalização do Conselho não tem poder de polícia, de fechar escritórios ou de lacrar os estabelecimentos. As denúncias seguem um processo e um rito determinado. “Aqueles que denunciam algum ato duvidoso de algum profissional, muitas vezes, quer uma resposta imediata e uma punição severa, mas há a necessidade de se seguir rigorosamente o que reza a legislação”, explica o vice-presidente.

Para Mário, o que ocorre é que sendo constatadas irregularidades pela Fiscalização, o profissional poderá ser autuado ou notificado. Nenhuma das duas formas significa uma penalização imediata ao profissional. Ele terá um prazo para apresentar sua defesa. Por outro lado, as denúncias para serem investigadas precisam de sustentação comprobatória.

Na sequência, se apresentaram:

iolanda

Iolanda Mumbach, supervisora da Fiscalização, detalhou as atividades da divisão de Fiscalização, dentre elas autuação, notificação, Decores, visitas, denúncias.

 

calleari

José Clarel Calleari, supervisor de Apoio a Câmaras, mostrou o fluxograma do processo de fiscalização e o funcionamento das Câmaras de Fiscalização. O Conselho tem seis câmaras de julgamento.

 

chiapin

Os 25 delegados regionais presentes ao evento tiveram um espaço no final da manhã para suas manifestações.

alaniz

Paulo Alaniz, vice-presidente Técnico do CRCRS.

nádia

Nádia Chamun da Silva, gerente de Projetos Especiais, falou sobre as 11 comissões de estudos e dos dois grupos de trabalho que o CRCRS mantém.

pedro

Pedro Gabril Kenne da Silva, vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, expôs o Programa de Voluntariado da Classe Contábil.