Presidente do CFC lança livro das IPSAS no segundo dia do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Na tarde de ontem (27), durante o 19º CBC, o presidente do CFC, Juarez Carneiro, lançou o livro “As Normas Internacionais de Contabilidade Pública Aplicadas ao Setor Público”, em painel que propôs o debate sobre o processo de convergência das Normas Internacionais do Setor Público. O livro citado está sendo distribuído gratuitamente aos participantes do evento.

O ensino da contabilidade também foi discutido em um workshop sobre o aprendizado baseado na estrutura conceitual, em que o professor Guilhermo Braunbeck, gerente de projetos educacionais do IASB, expôs a proposta de sensibilizar os alunos de Ciências Contábeis, identificando e classificando ativos em três estágios: sedimentar os conceitos fundamentais, fazendo com que o processo seja entendido; estimular a descrição mais carregada em julgamento sobre a identificação do ativo; e estudo de casos e reflexão. Conforme Guilhermo, essas etapas podem ser desenvolvidas como  melhor convier a instituição de ensino, desde que seja aplicada em sua totalidade até o final do curso.
Fechando as atividades do dia 27, o ex-presidente americano Bill Clinton, às 18h30, iniciou sua palestra para um auditório lotado com mais de três mil pessoas, ocasião em que falou sobre o trabalho desenvolvido no Brasil e em todo o mundo sobre sustentabilidade. Foi muito aplaudido quando deu ênfase ao trabalho dos profissionais da contabilidade e elogiou o crescimento Brasil e as condutas dos brasileiros nas discussões que envolvem temas de interesse nacional.
Clinton citou a boa governança e a redução da probreza e uma economia forte como pontos referencias do Brasil no exterior. Lembrou que o mundo está abusando dos recursos naturais e o futuro disso é uma responsabilidade do planeta.
Finalizou apontando que a sustentabilidade global deve ser compartilhada e incorporada nos governos.
Às 10h, abriram-se as portas do Hangar Centro de Convenções de Belém aos congressistas, que, nesta manhã, podem participar do 3º Fórum Nacional dos Empresários da