Emoção e beleza marcaram a solenidade de abertura do 19º CBC

Ontem (26) à noite, ao som de música típica paraense e de dança folclórica, apresentado pelo grupo Minha Aldeia, teve início a solenidade de abertura do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, que vai até 29 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA), sob o lema “Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável”. Na plateia, cerca de cinco mil profissionais da contabilidade oriundos de todos os Estados da federação mantinham-se atentos às palavras de boas-vindas do  presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Pará, Elói Prata, Estado anfitrião, que ressaltou o carinho e a dedicação com que foi organizada essa edição do Congresso, já que pela primeira vez um Estado do norte do País sedia o evento.

Grupo Minha Aldeia

Formaram a mesa: Elói Prata, presidente do CRCPA; Eliseu Martins, Medalha João Lyra; Fernando Flexa Ribeiro, senador; Zenaldo Coutinho, dep. federal; José Martonio Coelho, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade; Juarez Carneiro, presidente do CFC; Adalberto Aguiar, presidente da Câmara de Vereadores de Belém; Nilma Lima, presidente da Assembleia Legislativa do Pará; Simão Janete, governador do Pará; Maria Clara Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis; Duciomar Costa, prefeito de Belém; Eduardo Poceti, presidente do Ibracon; Valdir Pietrobon, presidente da Federacon; Antônio Azevedo, presidente da Ordem dos Técnicos em Contabilidade de Portugal; José Maria Martins Mendes, Medalha João Lyra; Antônio Carlos Nasi, Medalha João Lyra.

Tradicional momento em que os presidentes de todos os CRCs desfilam com as bandeiras de seus Estados

A cantora Fafá de Belém cantou o Hino Nacional
Outro ponto alto da noite, foi a entrega da Medalha João Lyra ao Contador José Martonio Alves Coelho. A homenagem que lhe foi conferida  surpeendeu a ele e ao público presente com a presença do cantor Fagner, seu conterrâneo, que dedicou-lhe uma música. Diante de seus familiares, recebeu a medalha das mãos do presidente do CFC, Juarez Carneiro, e da esposa e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bugarim.

Às 10h de hoje, teve início a votação para a escolha da cidade-sede do 20º CBC. Concorrem Florianópolis e Fortaleza. O resulltado será conhecido no dia 29 de agosto, na solenidade de encerramento do evento.