Palmeira das Missões sedia o primeiro seminário de 2015

Em 12 de fevereiro, se realizou, em Palmeira das Missões, o Seminário de Assuntos Contábeis com um público de aproximadamente 130 pessoas, entre contadores, técnicos  em contabilidade e estudantes da área contábil, além das presenças do prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire, presidente da Câmara de Vereadores, Érico Veríssimo de Almeida, representantes da Receitas Federal e Estadual, e demais autoridades. O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, fez a abertura do primeiro Seminário de Assuntos Contábeis, dos 13 previstos para este ano.

seminário

Antônio Palácios ressaltou a importância de eventos como o Seminário que, além de proporcionar a atualização e o aperfeiçoamento profissional, possibilita a integração entre os colegas e o intercâmbio de ideias. Conforme salientou o presidente do CRCRS, há muitos problemas comuns entre os profissionais e a participação em seminários é um local apropriado para a discussão entre os colegas.

prefeito

O prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire, em sua manifestação, reforçou a importância do evento e a atuação do profissional da contabilidade tanto na administração pública como privada.

Em seguida, o presidente do CRCRS reuniu-se com as autoridades presentes para expor as ações sociais que o Conselho desenvolve por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, especialmente o projeto que envolve doações ao Funcriança e ao Fundo do Idoso.

Palmeira

Paralelamente, o público assistia um painel sobre Escrituração Contábil Fiscal e os reflexos da Lei nº 12.973, que altera a legislação tributária federal, com a participação do contador Márcio Schuch, coordenador da Comissão de Estudos das Organizações Contábeis do CRCRS, e dos auditores da Receita Federal, Rafael Henrique Vicentini e Arlei Carlos Schons.

márcio

Para Schuch, o entendimento e a compreensão das IFRS é fundamental para fazer a Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

receita

Arlei e Rafael frisaram que os profissionais da contabilidade precisam estar conscientes do seu papel nesse momento, mantendo-se atualizados. Com a ECF, a contabilidade passa a ter um uso gerencial e um fiscal.

O Seminário prosseguiu na parte da tarde com a palestra do empresário Márcio Mâncio, que falou sobre ações que fazem a diferença no sucesso da profissão.

márcio mâncio

Márcio Mâncio

A palestra sobre Cadastro Ambiental Rural, ministrada pelo assessor de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Farsul e presidente da Florasul, Eduardo Condorelli, encerrou o Seminário de Assuntos Contábeis de Palmeira das Missões.

seminário

Condorelli disse que o Cadastro Ambiental Rural resultou do desconhecimento da realidade ambiental. O documento busca a transparência e real situação nas questões referentes ao meio ambiente dos imóveis rurais

Após as palestras foram sorteadas duas inscrições para a XV Convenção de Contabilidade, que se realizará nos dias 26, 27 e 28 de agosto, em Bento Gonçalves. Os ganhadores foram Elisangela Finatto, estudantes da Universidade de Passo Fundo, e Domingos Veloso de Linares, técnico em contabilidade.