Conselho de Contabilidade promove seminário em Torres

Torres foi sede do Seminário de Assuntos Contábeis, que o Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) realizou, em 20 de março, com a presença de cerca de 130 pessoas que destinaram o dia para assistir palestras, com o intuito de adquirir mais conhecimento e buscar a atualização.

Na solenidade de abertura, o presidente do CRCRS, contador Antônio Palácios, reforçou a importância da qualificação no mercado atualmente.

torres1

“O mercado da contabilidade está aquecido, mas muito exigente. Hoje o profissional tem que ser altamente qualificado, portanto quanto mais seminários, cursos e palestras participarem melhor”, afirmou Palácios

Como é de costume, paralelamente a primeira palestra, Palácios coordenou a reunião que expõem às autoridades locais os programas de responsabilidade social desenvolvidos pelo Conselho.

DSC_0476

Palácios falou do Programa de Voluntariado da Classe Contábil em reunião realizada com as autoridades municipais. Na oportunidade, também foi lembrado que estamos na época de Imposto de Renda (IR) e que há a possibilidade de destinar parte do IR ao Funcriança, por isso a importância do profissional da contabilidade no sentido de orientar e estimular o contribuinte a colaborar com o Fundo da Criança e do Adolescente.

O seminário teve início com a apresentação do contador Gerson Diehl, integrante da  Comissão de Estudos de Organizações Contábeis, e do Chefe de Equipe de Fiscalização da Seção de Fiscalização da Delegacia da Receita Federal de Porto Alegre, Marco Rogério Borges, que falaram sobre a Escrituração Contábil Fiscal e os reflexos da Lei nº 12.973.

torres

Diehl abordou as IFRS e salientou que com a adoção das regras contábeis, houve alteração em relação ao arrendamento mercantil – lesing. Lembrou ainda que as IFRS não devem ser adotadas somente pelas empresas do lucro real, mas, sim, por todas as empresas.

torres

Para Marco Rogério, a Lei nº 12.973 trouxe alterações na tributação, inclusive, na definição da receita bruta. Em relação a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) citou que todas as pessoas jurídicas, até as equiparadas, são obrigadas a apresentar a ECF, exceto as empresas optantes pelo Simples Nacional, órgãos públicos, autarquias, fundações, inativas, imunes e isentas

A parte da tarde do seminário começou animada, com a palestra do empresário Márcio Mâncio agitando o público e solicitando a participação de todos. Entre brincadeiras, Mâncio deu dicas sobre como o profissional da contabilidade pode dinamizar suas atividades e qualificar o atendimento em seus escritórios contábeis, para surpreender e fidelizar os clientes.

Márcio Mâncio

O panorama atual das normas internacionais de Contabilidade foi o último assunto apresentado no seminário. Paulo Ricardo Pinto Alaniz, vice-presidente Técnico do CRCRS, foi quem ampliou a discussão do tema.

DSC_0525

Alaniz explicou que a regra para contabilidade societária vale agora também para área tributária. Apresentou um quadro comparativo entre a NBC TG/CPC e a Lei nº 12.973. Lembrou que o ponto principal na contabilização de receitas é determinar quando deve ser reconhecida. Apresentou e detalhou o escopo da norma NBC TG30 – Reconhecimento de Receitas.

Outras fotos do evento em http://www.crcrs.org.br/Fotografias/?p=7400