Profissionais e estudantes prestigiam Seminário de Cerro Largo

Ocorre neste momento o Seminário de Assuntos Contábeis do CRCRS em Cerro Largo, no campus da Universidade Regional do Alto Uruguai (URI) do município. Contando com a participação de mais de sessenta pessoas, estudantes em sua maioria, o evento traz em seu cronograma palestras que visam atualizar e aperfeiçoar o conhecimento contábil dos presentes.

Na solenidade de abertura, discursou o Contador Edson Bolzan, Delegado Regional do CRCRS em Cerro Largo, que desejou um bom dia de palestras a todos e ressaltou os bons resultados que a Contabilidade, principalmente em seu ensino, tem alcançado no município. O presidente do CRCRS, Contador Zulmir Breda, também fez uso da palavra, salientando o bom momento da profissão contábil no Brasil, as áreas diversas de atuação que o Contador ou Técnico em Contabilidade podem trabalhar e se aperfeiçoar e destacou que o bom profissional, hoje, deve ter como um de seus objetivos fundamentais a geração de informações sobre a saúde financeira da empresa e suas possibilidades de expansão e desenvolvimento que auxilie o gestor na sua tomada de decisões.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de Cerro Largo, Valter Spies; o presidente da Câmara dos Vereadores do município, Ranieri Tonim; o vereador Tarso Weber; o coordenador do curso de Ciências Contábeis da URI, Contador Luiz Valentim Zorzo; e a vice-presidente de relações institucionais do CRCRS, a Técnica em Contabilidade Nair Giacobbo de Lima.

Após a abertura, foi apresentada a palestra Notas Explicativas para PMEs – Aplicação Prática pela Contadora e Gerente da KPMG Auditores Independentes, Rosângela Costa Suffert. Examinar as contas da empresa minuciosamente, ver as informações relevantes para o empresário, conhecer o histórico e a situação atual das contas e conhecer adequadamente a empresa foram alguns dos pontos que a palestrante ressaltou como fundamentais para que o Contador leve em consideração na produção das notas explicativas. Também é necessário que o profissional contábil tenha proximidade com o gestor para adquirir informações e relatórios sobre a empresa e suas finanças, visando a elaboração da estimativa de perdas de produtos, bem como a revisão de sua vida útil, uma vez que essas informações serão fundamentais para o bom desenvolvimento econômico da empresa.

Nesse momento, o presidente Zulmir ministra sua palestra sobre O Contador e os Desafios da Participação nas Decisões Gerenciais, na qual ressalta os pontos necessários para que o profissional dos dias de hoje não se restrinja apenas a área contábil, mas também ajude o empreendedor de maneira que seus negócios cresçam e se desenvolvam do modo mais eficiente possível.

O seminário prossegue nesta tarde com as palestras Marketing Contábil, do especialista em marketing Márcio Nobre, e SPED Contábil, com a Contadora e instrutora de cursos da Lefisc, Daisy Machado.