Encontro para Reflexões e Práticas de Responsabilidade Social

Ocorreu na tarde desta segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa, o Encontro para Reflexões e Práticas de Responsabilidade Social, que contou com a participação de diversas entidades privadas, corporativas, de ensino e sem fins lucrativos. O evento abordou aspectos de cidadania e práticas sociais e ambientais que conceituam a Responsabilidade Social, e também apresentou a 13ª Edição do Prêmio de Responsabilidade Social, promovido anualmente pela Assembleia.

Após o discurso de abertura do Encontro, realizado pelo Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal, foi ministrada a palestra sobre Tópicos de Responsabilidade Social pela representante do CRCRS na Comissão Mista organizadora do Prêmio, Contadora Simone Loureiro Brum Imperatore. Nela, foram apresentados conceitos e ações de Responsabilidade Social, que envolvem atitudes corporativas internas – como respeito, qualificação e integração do empregado da instituição – e externas – como cumprimento de pactos de desenvolvimento social e que preservem o meio ambiente. Também foi ressaltada a importância da Transparência como a disponibilização de informações regulares e confiáveis das instituições para a sociedade, e que as ações de Responsabilidade Social geram, para as instituições, novas oportunidades de negócios, melhoras em sua imagem e o fortalecimento da reputação corporativa.

Também foram apresentados cases da Fundação Semear, de Novo Hamburgo, que ganhou o Prêmio na categoria Entidades Sem Fins Lucrativos em 2011, e do escritório Lenz Bergesch Contabilidade Ltda., vencedor do Prêmio em 2010 na categoria Micro e Pequenas Empresas.

A seguir, foi apresentado o Prêmio de Responsabilidade Social 2012 pelo Presidente da Comissão Mista, Valdir Bianchessi Jr., e pelo representante da Divisão de Prêmios da Assembleia Legislativa, Flávio Dal Bosco. Foram apresentados os objetivos do evento, que visa incentivar ações de Responsabilidade Social no Rio Grande do Sul e dar visibilidade para organizações que realizam tais ações, que contribuem para o equilíbrio social e o desenvolvimento da sociedade gaúcha.

O Prêmio de Responsabilidade Social está com suas inscrições abertas até o dia 31 de julho. Para participar, é necessário consultar o edital e efetuar inscrição no site da Assembleia Legislativa: www.al.rs.gov.br.