IBGE solicita colaboração dos profissionais contábeis

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, está realizando coleta de dados das Pesquisas Econômicas Anuais: Indústria – Empresa/Produto, Serviços, Comércio e Indústria da Construção.

O objetivo é obter informações que retratem de forma fidedigna a situação econômica e financeira das empresas e dimensionem seus respectivos setores de atividade.

Portanto, o preenchimento dos questionários com precisão, pelos responsáveis da área contábil das empresas em foco, é fundamental, pois as informações serão utilizadas para elaboração do cálculo do Produto Interno Bruto – PIB – 2011, que aponta a estimativa e participação de cada setor.

A etapa de coleta de dados teve início em 02 de maio. Orientações e esclarecimentos podem ser obtidos junto às Agências do IBGE em seu município, ou com a Gerência de Pesquisas do IBGE/RS pelo telefones (51) 3778-5158, (51) 3778-5145 ou ainda (51) 3778-5148.
Os questionários estão disponíveis em: http://www.ibge.gov.br/questionarios/default.html
com as informações de preenchimento.

Já os resultados das pesquisas anteriores podem ser encontrados no Portal do IBGE na Internet: www.ibge.gov.br. O IBGE salienta que todas as informações prestadas têm caráter sigiloso e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos.

Lembra ainda que a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas está prevista na Lei nº 5.534/68.