CRCRS realiza penúltimo seminário de 2013 em Tramandaí

Com a presença de autoridades locais e um público de cerca de 120 pessoas, o presidente do CRCRS, Contador Zulmir Breda procedeu à abertura do Seminário de Assuntos Contábeis de Tramandaí (22 de novembro, 8h30mim), salientando a necessidade de uma constante atualização, além de chamar a atenção para a campanha deflagrada pelo Sistema CFC/CRCs, entidades da classe contábil brasileira e empresas, 2013: Ano da Contabilidade, cujo objetivo é informar à sociedade sobre o real papel do profissional da Contabilidade e sua importância para o desenvolvimento da economia do País.

Como habitualmente, após o início das atividades, Breda reuniu-se com um grupo de participantes, entre eles autoridades e representantes de entidades da região, inclusive com a presença da presidente do Comdica, Patrícia Leal, para expor o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), enfatizando as doações ao Funcriança e ao Fundo do Idoso, em função do Mês da Solidariedade Contábil, que está em andamento e se estende até 5 de dezembro. Outro projeto do PVCC que ganhou destaque foi a criação de Observatórios Sociais.

A primeira palestra da manhã foi sobre desoneração da folha de pagamento. O palestrante Adauto Frohlich, coordenador da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS, lembrou que a desoneração pode ser boa ou não, pode incentivar a competitividade, de acordo com o segmento enquadrado.

Adauto: “O objetivo da desoneração é substituir ou reduzir a contribuição patronal (20%), calculada sobre o total salarial, por  uma contribuição calculada sobre a receita bruta – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta.”

Teve início às 10h30, a palestra do vice-presidente Técnico, Paulo Schnorr, que trata da ITG 1000, o novo modelo contábil para micro e pequenas empresas.

Schnorr: “A ITG 1000 não é obrigatória, pois é uma Interpretação Técnica que regulamentou a NBC TG 1000, cuja aplicação é opcional. Assim, quem optou pela adoção da referida NBC (Resolução CFC nº 1.255/09) pode continuar seguindo todos os procedimentos nela requerida.”

À tarde, o evento prossegue com abordagem dos temas marketing contábil e PIS/PASEP/Cofins.