Seminário de Assuntos Contábeis de Gravataí

Na manhã desta sexta-feira (27), mais de 70 contadores, técnicos em contabilidade e estudantes da área contábil participaram da primeira parte do Seminário de Assuntos Contábeis de Gravataí, no auditório do SESC/RS. Em sua abertura, o evento contou com a presença de autoridades como: prefeito municipal de Gravataí, Acimar Antônio da Silva; secretário da Fazenda do município, Luiz Zaffalon; presidente da Associação dos Contabilistas de Gravataí e Glorinha, Egídio Martiello; coordenador do curso de Ciências Contábeis da FACENSA, Jessé Alencar da Silva;  chefe da Agência da Receita Federal de Gravataí, Anelise Porn; presidente do Sindilojas de Gravataí, José Nivaldo da Rosa; vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí, Cândido Assis; presidente da Câmara dos Vereadores de Gravataí, Vail Corrêa; a delegada do CRCRS de Gravataí, Sandra Lunardi Baumgartner; o Vice-Presidente de Fiscalização do CRCRS, contador Celso Luft; o Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, contador Adriel Mota Ziesemer; e o Presidente do CRCRS, contador Zulmir Breda.

Em seu discurso de abertura, Breda ressaltou a importância dos Seminários Contábeis no Programa de Educação Continuada do Conselho, forte ferramenta para atualizar e aprimorar o conhecimento e a capacidade de atuação do profissional contábil em suas atividades. O presidente também aproveitou a oportunidade para se reunir com autoridades do município de Gravataí para apresentar os projetos que o CFC/CRCRS desenvolve, tais como: incentivo de doações ao Fundo da Criança e do Adolescente; merenda escolar; e implantação de observatórios sociais. Breda salientou que o potencial de doações ao Funcriança via Imposto de Renda Pessoa Física no Rio Grande do Sul está abaixo do que considera adequado. “De toda a arrecadação feita no Estado e que é possível ser deduzida com doações para o Funcriança, apenas 5% segue esse destino. É muito pouco. Podemos aumentar essa porcentagem”, declarou.

Paralelamente, as consultoras da Lefisc, Valéria Ritt e Eliane Valcam, ministraram palestras sobre o SPED Fiscal Ponto Eletrônico, respectivamente. O evento prossegue pela tarde, com a apresentação das palestras sobre Marketing Contábil: aumentando a lucratividade e fidelizando clientes, com Anderson Hernandes, especialista em marca e marketing profissional; e Notas explicativas para Pequenas e Médias Empresas – aplicação prática, com a contadora Lilian da Silva.