CRCRS comemora 65 anos

De 1947 a 2012, 65 anos de atuação em prol da profissão contábil e da sociedade gaúcha

Fundado em 25 de abril de 1947, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande comemora hoje 65 anos. Traz em sua trajetória a marca do crescimento, da inovação e do comprometimento com a causa contábil.

De pequenas e modestas salas locadas na Rua Uruguai onde iniciou, em 1947, suas atividades sob o comando de Henrique Desjardins, mudou-se, um ano depois, para a Rua Riachuelo, com acomodações melhores. Em seguida, estabeleceu-se em dois andares na Rua General Câmara, onde permaneceu por 17 anos. Tempo suficiente para a aquisição de um terreno em 1975 e, em 1976, iniciar as obras de construção de uma sede própria na Rua Baronesa do Gravataí, 471, no bairro Menino Deus. Em 21 de agosto de 1981 foi inaugurada. Orgulho do então presidente do Conselho, Dr. Olívio Koliver, de conselheiros, do corpo funcional e de profissionais, afinal a entidade desempenharia as suas funções em um prédio de cinco andares, erguido com recursos próprios, totalizando uma área construída de 2.351m2.

A responsabilidade de implantar novas ideias, de se distinguir pelas atitudes e ações dentro do Sistema CFC/CRCs tem de ser dividida entre todos os presidentes e conselheiros que passaram e estão à frente da entidade, pois cada um, de acordo com as exigências da sua época, contribuiu para a consolidação da profissão no RS e no País: Henrique Desjardins, Zilmar Bazerque Vasconcellos, Holy Ravanello, Pedro José de Souza Pires, Antônio Rodrigues Bichinho, José Carlos Paim de Camargo, Wilson Oliva, Alfredo Ernesto Keller, Amir Vianna da Silveira, Américo Salatino, Artur Daniel Beust, José Silva de Araújo, João Verner Juenemann, Edgar Saul Corrêa de Oliveira, Erly Arno Poisl, Olivio Koliver, Arthur Nardon Filho, Ivan Carlos Gatti, Valério Geraldo Baum, José João Appel Mattos, Enory Luiz Spinelli, Rogério Rokembach e Zulmir Breda.

Hoje, em 2012, aos 65 anos, o Conselho Regional de Contabilidade do RS, não para de crescer e de se modernizar, buscando novos desafios, novas metas, acompanhando a evolução dos encargos e da responsabilidade da entidade. Mais uma mudança vem pela frente: uma nova sede, prevista para 2014, com aproximadamente 6 mil m2 de área construída, sete pavimentos, mais subsolo.
Homenagem
Amanhã (26), às 14h, a Assembleia Legislativa estará prestando um homenagem aos Profissionais da Contabilidade, pela passagem do seu dia, e ao CRCRS, pelos 65 anos de fundação. O ato proposto pelo deputado estadual Adilson Troca se dará no Plenário 20 de Setembro da AL.