Solenidade de abertura da XV Convenção: “O Poder da Informação em suas Mãos”

post 3

Mais de 1.700 pessoas prestigiaram a solenidade de abertura da XV Convenção de Contabilidade do RS, que ocorreu na noite de quarta-feira, 26 de agosto e contou com transmissão ao vivo, pela internet. A cerimônia iniciou-se com a conferência magna, proferida pelo doutor em história social pela USP, Leandro Karnal, sobre o lema do evento, “O Poder da Informação em suas Mãos”.

DSC_1177

Em sua apresentação, o estudioso presenteou os participantes com um pequeno tratado sobre a força da informação na construção do conhecimento. “Atualmente, com a internet, a quantidade de informação que temos à disposição é ilimitada. Nosso grande desafio é filtrá-la e utilizá-la de forma a ampliarmos nossa capacidade de raciocínio”, destacou. Karnal aproveitou a oportunidade para traçar uma linha do tempo sobre como a capacidade de criação de conteúdo e de disseminação da informação se ampliou com o passar dos séculos. “Nos último ano, foram produzidas mais imagens fotográficas do que em toda a história da fotografia”, comentou. Por fim, ele reforçou a necessidade de fazer um bom uso da informação por meio da seleção dos dados que temos acesso no mundo de hoje.

Karnal

Leandro Karnal recebeu das mãos da vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ana Tércia Rodrigues, certificado de participação na XV Convenção de Contabilidade do RS

abertura

Solenidade de abertura da XV Convenção de Contabilidade do RS: “O Poder da Informação eu suas Mãos”.
Fotos Luiz Nery/Foto Luiz

A seguir, foram convidados a participarem da mesa autoridades locais e estaduais, além de grandes expoentes da contabilidade gaúcha e brasileira. Logo após, ocorreu a entrega da distinção Mérito Contábil Contador Ivan Carlos Gatti ao contador Rogério Rokembach, que presidiu o Conselho Regional de Contabilidade do RS, no período 2008-2009. A distinção, que carrega o nome de um gaúcho que é um dos maiores ícones da contabilidade brasileira, é destinada a homenagear os que, no campo das atividades contábeis, contribuíram com o seu trabalho para o engrandecimento da classe contábil. O presidente Antônio Palácios fez a entrega da placa de homenagem a Rokembach, que foi responsável em sua gestão à frente do Conselho, entre outros, pela implantação da Rádio e da TV Web CRCRS, e pelo lançamento do primeiro balanço socioambiental deste Regional.

RR

O presidente do CRCRS entregou a placa de distinção do Mérito Contábil Contador Ivan Carlos Gatti a Rogério Rokembach.

Em sua manifestação, Rogério agradeceu aos seus familiares, amigos e colegas. Lembrou emocionado de seu pai, também contador, e declarou-se um apaixonado pela profissão. Ele destacou o papel de líder motivacional desempenhado pelo contador Ivan Carlos Gatti, de quem foi amigo.

O anfitrião do evento, presidente Antônio Palácios, agradeceu a presença dos convencionais e de todos os que colaboraram para a realização da XV Convenção de Contabilidade. A necessidade de atualização dos profissionais, em especial, no uso das novas tecnologias, como caminho para a valorização da classe contábil, a atuação do CRCRS na área social, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e dos Observatórios Sociais, como instrumentos de transparência e controle das informações, também foram ressaltados pelo presidente.

presidente

O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, ressaltou a atuação do Conselho na área social, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e dos Observatórios Sociais.

A mesa da solenidade de abertura contou com as presenças do presidente Palácios; da secretária do Gabinete de Políticas Sociais do Estado e Primeira-Dama, Maria Helena Sartori, que representou o governador do Estado, José Ivo Sartori; do deputado estadual Adilson Troca, que representou a presidência da Assembleia Legislativa do Estado; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cézar Miola; do prefeito municipal de Bento Gonçalves, Guilherme Rech Pasin; do presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martônio Alves Coelho;  da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim; do presidente da Academia de Ciências Contábeis do RS, Eloi Dalla Vecchia; do superintendente da Receita Federal do Brasil na 10ª Região Fiscal, Paulo Renato da Silva Paz; do presidente da Federação dos Contabilistas do Estado do RS, Sérgio Luiz Rosseto; do presidente do Instituto dos Auditores Indeepdentes do Brasil – 6º Regional, Marcelo Saweryn; do presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade do RS (Sescon/RS), Diogo Chamum; do presidente do Sescon-Serra Gaúcha, Ronaldo Tomazzoni; do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, Cláudio Filippi, representando todos os demais presidentes de Conselhos Regionais; e do contador Antônio Carlos Nasi, detentor da medalha Mérito Contábil João Lyra.