Certificação digital tem novos padrões criptográficos

Desde janeiro de 2012, novos regramentos criptográficos estão em vigor. O Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras aprovou uma nova versão da ICP-Brasil, que por meio da Resolução nº 65/09, complementada pela Resolução nº 85/11, estabeleceu o prazo limite para a adequação das novas normas em 31 de dezembro de 2011. Em função disso, desde maio passado, a empresa responsável pela confecção da carteira de identidade de Contador ou Técnico em Contabilidade iniciou a produção das novas carteiras de acordo com o ICP-Brasil.
Isto significa que as carteiras de identidade profissional com certificação digital confeccionadas antes de maio de 2011, devem ser renovadas, preferencialmente, antes de expirar o prazo de validade da certificação, por que, a partir daí, ela não será mais aceita, já que o chip que era utilizado não é compatível com o novo padrão.
Assim, os profissionais que atuam na área contábil que desejarem adquirir ou renovar a carteira profissional podem fazer a solicitação via internet, acessando o site http://www.crcrs.org.br/. Entretanto, aqueles que não inseriram a certificação digital na carteira profissional não necessitam substitui-la.