Representantes das entidades da classe contábil se reúnem com secretário da Fazenda do RS

SecretariaF1 SecretariaF2Nesta manhã (28), os presidentes do CRCRS, Zulmir Breda; do Sescon/RS, Jaime Gründler Sobrinho; da Federacon, Sérgio Dienstmann; e do Sindiconta, Tito Celso Viero, reuniram-se com o secretário da Fazenda do Estado do RS, Odir Tonollier para reforçar o diálogo e a parceria entre a classe contábil e o órgão, assim como propor a revisão de procedimentos técnicos, de forma a colaborar com o trabalho desempenhado pelos profissionais da contabilidade, entre eles: a obrigatoriedade de identificação do responsável pela área contábil no momento da inscrição de cada contribuinte no cadastro da Secretaria da Fazenda do RS; o atendimento aos profissionais contábeis em qualquer delegacia da Receita Estadual do RS, eliminando a restrição, existente hoje, desses subestabelecimentos somente prestarem serviços em relação a contribuintes localizados na base de cada delegacia. Outro ponto tratado diz respeito ao Sped – ICMS/IPI. O pleito, nesse caso, foi de que seja prorrogado o início do prazo de exigência dessa obrigação fiscal para julho de 2012. Segundo a IN 94/11, a subsecretaria da Receita Estadual prorrogou apenas o prazo de entrega da EFD para 16 de julho 2012, em relação aos fatos geradores ocorridos de janeiro a junho de 2012.
Na oportunidade, também estavam presentes o diretor Executivo do CRCRS, Luiz Mateus Grimm, e o coordenador da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação do CRCRS, Ricardo Kerkhoff.
Após a reunião, o grupo de dirigentes das entidades se dirigiu até a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE), a fim de prestar homenagem pela passagem dos seus 63 anos de atividades.