CRCRS prestigia 14º Seminário Sincovat que aborda o tema “Contabilidade, a referência na gestão”

O presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, participou da solenidade de abertura do 14º Seminário Sincovat, que reuniu mais de 800 pessoas, no Teatro da Univates, em Lajeado, na quinta-feira (22).

Em sua manifestação, Márcio Schuch valorizou o Dia do Contador (22 de setembro), fazendo referência a alguns dos valores mais importantes para o adequado exercício profissional da contabilidade.

 “Temos a responsabilidade de emprestar credibilidade e confiança aos negócios que são realizados. As prefeituras vão desenvolver as suas atividades com a parceria da iniciativa privada se nas empresas tiverem profissionais íntegros e éticos”, enfatizou.

Márcio Schuch Silveira, presidente do CRCRS

Promovido pelo Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) e Associação das Empresas de Serviços Contábeis (Aescon), com o apoio do CRCRS, o evento, que debateu o atual contexto de contabilidade, gestão e negócios, teve como tema “Contabilidade, a referência na gestão”. Foram apresentados um painel sobre turismo regional e palestras que abordaram técnicas aplicadas aos escritórios contábeis e as perspectivas para o mercado econômico. Para finalizar, um toque de humor, com o stand up “Contador Revoltado”, de Lucas Lima.

Para saber mais sobre o 14º Seminário Sincovat, clique aqui.

Profissionais do Vale do Rio Pardo debatem temas relevantes da profissão em Seminário

Às vésperas do Dia do Contador, mais de cem profissionais da contabilidade, estudantes de Ciências Contábeis e representantes de entidades que atuam no Vale do Rio Pardo, participaram, em 21 de setembro, da 6ª edição do Seminário de Gestão e Desenvolvimento, que foi realizado em Santa Cruz do Sul, no Auditório Memorial da UNISC. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), em parceria com a Academia de Ciências Contábeis do RS, como forma de levar atualização e propiciar debates em torno de temas presentes no dia a dia dos profissionais.

Na abertura, transmitida ao vivo pelo Facebook do Conselho, o presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, destacou a participação de entidades contábeis no evento, reforçando a mensagem sobre a relevância do papel do profissional da contabilidade para a gestão das empresas e o desenvolvimento da sociedade. 

“Este profissional está intimamente ligado com o progresso. Não há nenhuma dúvida disso. Seja em uma pequena empresa, em uma instituição como a UNISC ou uma empresa multinacional, ali há um profissional da contabilidade. O objetivo deste evento é que todos façam essa reflexão sobre a melhor forma de atuar e contribuir com a gestão e a prosperidade da sociedade como um todo”, afirmou Márcio Schuch.

Márcio Schuch Silveira, presidente do CRCRS

Também se manifestaram, na solenidade, o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rafael Frederico Henn; o presidente do Sincotec-Varp, Ernani Baier; o delegado representante do CRCRS em Santa Cruz do Sul, Norberto Haas; e o vice-prefeito de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbesselli.

O delegado representante do CRCRS, Norberto Haas, considerou o evento como um momento de intercâmbio de experiências e salientou o contexto de disrupção digital em que se encontra a profissão contábil.

“Cabe a nós, diante dos processos de tomada de decisão, capitanear esse leme. Contudo, não é porque estamos no digital que nos distanciaremos do cliente-papel”, disse Haas, enfatizando a missão do profissional contábil de orientar gestores de empresas de todos os portes.

Norberto Haas, delegado representante do CRCRS em Santa Cruz do Sul

A seguir, o reitor da UNISC, Rafael Frederico Henn, agradeceu a oportunidade de a Universidade sediar o Seminário e recordou que o curso de Ciências Contábeis é o mais antigo da instituição.

“O curso funciona desde 1964, quando surgiu a nossa mantenedora, formou centenas de profissionais na nossa região. Não há dúvida de que este é um momento oportuno para estudarmos o que o mercado está demandando. Nossos professores estão aqui e é importante que participemos deste evento”, disse o reitor, parabenizando a organização pela relevância dos temas em pauta no Seminário.

Rafael Henn, reitor da UNISC

O presidente do Sincotec-Varp, Ernani Baier, comentou que a contabilidade se faz presente em uma grande diversidade de áreas, o que representa um enorme desafio para as entidades de classe que contribuem para manter os profissionais contábeis atualizados.

“Nossa classe tem técnicos em contabilidade e contadores trabalhando  em empresas públicas e privadas e nossas entidades precisam ter uma visão conectada com o futuro para corresponder às necessidades do mercado. Eis porque julgamos muito apropriados os temas em debate neste evento”, afiançou Baier.

Ernani Baier, presidente do Sincotec-Varp

“Governança e compliance nas organizações contábeis” foi a primeira palestra do Seminário, ministrada pelo coordenador da Comissão de Estudos do CRCRS que trata desse assunto, Sérgio Fioravanti. A mediação foi do presidente do Sincontec-Varp, Ernani Baier.

Inicialmente, Fioravanti apresentou os quatro pilares da Governança – transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa -, observando que não se faz Governança sem contabilidade. Discorreu, ainda, sobre a importância das boas práticas do compliance, que favorece a excelência nas demonstrações contábeis.

“Governança e compliance nas organizações contábeis”

Na sequência, o integrante da Comissão de Estudos de Controladoria do CRCRS, Felipe  de Barros Dutra, ministrou a palestra “Contabilidade para Gestão”, em que expôs o passo a passo da estruturação adequada de um plano de negócios, que deve começar pela análise de cenários para a tomada de decisões, além de estabelecer metas.

Apontou, também, tópicos como a precificação, relacionamento com o cliente e valuation, entre outros, como estratégicos para o sucesso da gestão e para transformar a relação profissional da contabilidade – cliente em uma parceria exitosa.

A mediação da palestra ficou ao cargo da integrante da Comissão de Estudos de Acompanhamento da Área do Ensino Superior, Clari Schuh.

“Contabilidade para Gestão”

No encerramento do Seminário, o painel “Conectados no Desenvolvimento da Sociedade”, reuniu o presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira; o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell; o diretor de Obras e Projetos da secretaria de Planejamento e Orçamento de Santa Cruz do Sul, Daniel Fawerharmel; e a vice-reitora da UNISC, Andréia Valim. O conselheiro do CRCRS, Lucas Arêas de Marco atuou como moderador.

Trata-se de atividades em prol do interesse público, no propósito de que a sociedade tenha acesso a serviços contábeis que gerem, de fato, informações úteis que auxiliem os gestores e contribuam para o desenvolvimento.

A condição técnica dos profissionais da contabilidade para colaborar com o crescimento da economia do País, do Estado e dos municípios, bem como para fazer prosperar toda a sociedade também foi evidenciada pelo presidente do Conselho.

“Falar de contabilidade é falar de negócios, tanto na área privada como pública. Contabilidade está presente no dia a dia de cada cidadão”, frisou Márcio Schuch.

Painel de encerramento: “Conectados no Desenvolvimento da Sociedade”

Também prestigiaram o seminário: a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UNISC, Márcia Rosane Frey; o presidente da Fecontábil, Fernando Spiller; além de autoridades municipais; representantes de entidades contábeis. Também presentes empresários contábeis e vice-presidentes, conselheiros, delegados, delegados honorários e membros das Comissões de Estudos do CRCRS.

CRCRS na mídia | O papel essencial dos contadores e a revolução tecnológica na Contabilidade

A edição de hoje do JC Contabilidade traz uma entrevista especial com o presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, sobre a importância da profissão e o papel essencial dos contadores, em diversas áreas de atuação. A revolução tecnológica pela qual passa a Contabilidade, nos últimos anos, também está em pauta, na análise do coordenador da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação do CRCRS, Ricardo Bitencourt.

O suplemento do Jornal do Comércio comemora, nesta edição, 20 anos de circulação, trazendo, entre outras novidades, uma nova marca: “Contab”.

Clique nas imagens e confira.

 

Confira o gabarito preliminar da prova objetiva do Exame de Suficiência

Já está disponível o gabarito preliminar da prova objetiva referente ao Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que ocorreu neste último domingo (18). Para consultar, basta acessar o site da Consulplan, banca do exame.

Os candidatos interessados em interpor recurso contra o gabarito preliminar terão dois dias, a partir do dia subsequente ao da divulgação, e deverão realizar em requerimento próprio disponibilizado no link correspondente no site da Consulplan, conforme dispõe o edital.

A interposição de recurso acontece de 00h00 do dia 20 de setembro de 2022 às 23h59 do dia 21 de setembro de 2022. Se houver anulação de qualquer questão, por força de deferimento de recurso julgado procedente, essas alterações pontuarão todos os examinados que tenham errado a questão antes de sua anulação, independentemente de terem, ou não, interposto recurso.

A divulgação da resposta aos recursos contra o Gabarito Preliminar e Resultado Final Preliminar está prevista para o dia 19 de outubro de 2022.

O exame é um dos requisitos para obtenção do registro profissional nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). Ao todo, as provas foram aplicadas em 118 cidades, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (DF), com a participação de 43.850 examinandos.

De acordo com o edital, cada candidato poderá interpor um recurso por questão, limitado a cinco mil caracteres cada recurso. Para saber mais, acompanhe no site da Consulplan.

Fonte: Comunicação CFC

Mais de 1.600 candidatos participam do Exame de Suficiência – 2ª edição, no RS

Dos mais de 40 mil inscritos que participaram da segunda edição do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, neste domingo, 18 de setembro, 1.639 estavam no Rio Grande do Sul, em onze municípios: Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Na chegada aos locais de prova, os candidatos foram recepcionados por conselheiros, integrantes de comissões de estudos e colaboradores do CRCRS, em clima descontraído e com votos de boa sorte na avaliação. Em Porto Alegre, com a participação do presidente do Conselho, Márcio Schuch Silveira, também foram distribuídos pequenos mimos, com bombons, balas e canetas.

Os gabaritos preliminares estarão disponíveis hoje, 19 de setembro, a partir das 16h (horário oficial de Brasília), por meio do site da Consulplan. Aqueles que quiserem interpor recurso contra o gabarito preliminar terão os dias 20 e 21 de setembro para essa finalidade. Para isso, haverá um requerimento específico que será disponibilizado na página da banca do exame na internet.

A relação definitiva com os nomes dos aprovados será divulgada no Diário Oficial da União (DOU) e no site da Consulplan em até 50 (cinquenta) dias, contados a partir da data de aplicação da prova.

Em todo o Brasil, a prova foi aplicada em 118 cidades, com percentual de abstinência de 15,67%. A aprovação no Exame de suficiência é um dos requisitos para a obtenção do registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade.

 

CRCRS realiza webinar sobre incentivos fiscais para o PISEG-RS

Na terça-feira, 13 de setembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) realizou o webinar “Incentivo Fiscal PISEG: mais segurança”, com as participações do secretário Executivo do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG/RS), Antônio Lapis, e o delegado representante do CRCRS em Novo Hamburgo, Daniel Campos. A moderação ficou a cargo do coordenador da Comissão de Estudos do Voluntariado do Conselho, Gerson dos Santos. 

O evento, que conferiu certificado e pontuou para o Programa de Educação Profissional Continuada, foi transmitido ao vivo e segue disponível para download, na TV CRCRS, no YouTube.

De acordo com o moderador, contador Gerson dos Santos, o webinar teve por objetivo abordar a importância do PISEG para a sociedade, por meio das parcerias entre empresas e instituições, como a Brigada Militar e a Polícia Civil, instruindo os profissionais da contabilidade sobre a elaboração do cálculo de destinação de recursos do ICMS para equipamentos de segurança pública. Também foram apresentados cases de sucesso já registrados no Estado.

Conforme o delegado representante do CRCRS, Daniel Campos, o PISEG precisa ser propagado entre os profissionais da contabilidade para que seja desenvolvido em todo o Rio Grande do Sul.

“Trata-se de um instrumento importante para a evolução da segurança pública. O sucesso do Programa está baseado no tripé empresário, contador e pessoal da segurança pública”, declarou.

O secretário Executivo do PISEG, delegado Antônio Lapis, que explanou o funcionamento do Programa, destacou o papel exercido pelos profissionais da contabilidade como um elo fundamental do processo.

“O contador é uma interface indispensável para o funcionamento, a realização e o sucesso que o Programa de Incentivo ao Aparelhamento tem hoje. O movimento operacional de adesão ao PISEG feito pelas empresas contam com a participação do contador que integra a área financeira das empresas. São eles que conferem credibilidade e esclarecem eventuais dúvidas dos empresários sobre a confiabilidade do programa”, afirmou Lapis.

O material apresentado durante a palestra está disponível para download, no site do CRCRS.

O equipamentos que podem ser adquiridos com a compensação do ICMS, a legislação e o detalhamento do processo para que as empresas participem do PISEG, além de um case de sucesso no município de Novo Hamburgo também foram apresentados. Confira o webinar na íntegra, na TV CRCRS, canal do do YouTube. 

 

AVISO AOS CONTRIBUINTES – EFD CONTRIBUIÇÕES

A Receita Federal, ciente da emissão indevida de multas por atraso na entrega da EFD-Contribuições, está atuando junto ao Serpro para normalizar o ambiente de recepção. Eventuais multas emitidas de forma indevida, relativas ao mês de julho/2022, transmitidas em 15/09/2022, serão automaticamente excluídas, não sendo necessário nenhuma ação por parte dos contribuintes.

Fonte: SPED – Receita Federal

Na Conexão Contábil Sul, presidente do CRCRS fala sobre soft skills na formação do profissional

Após a cerimônia de abertura do evento, realizado em Curitiba, no CRCPR, nos dias 30 e 31 de agosto, um painel, conduzido pelo conselheiro do CFC Haroldo Santos Filho, reuniu os presidentes do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, do CRCPR, Laudelino Jochem, e o conselheiro do CFC, Elias Neto, para falarem de “Inovação em Tecnologia e soft skills na formação do profissional da contabilidade”.

Schuch iniciou sua manifestação enfatizou a rapidez com que as mudanças estão ocorrendo e a necessidade de acompanhar essa evolução. Salientou, ainda, a importância de pautar as atividades em três pilares fundamentais: ética, integridade e profissionalismo, que considera um desafio diário diante das diversas situações que se apresentam constantemente.

“Não adianta pensar em soft skills sem estar pautado na ética, integridade e profissionalismo”, concluiu o presidente do CRCRS, que apresentou pesquisas realizadas pela CGMA – Competency Framework sobre competências. Na edição de 2019, a pesquisa apontou cinco áreas de conhecimento: habilidades técnicas, de negócios, de pessoas, liderança e digital skills.

Conforme definição: “O CGMA Competency Framework (edição de 2019) foi desenvolvido para ajudar contadores gerenciais, profissionais de finanças e seus empregadores a entender os requisitos de conhecimento e avaliar as habilidades necessárias para as funções atuais e desejadas. A estrutura é sustentada pela necessidade de objetividade, integridade e comportamento ético, e inclui um compromisso contínuo de adquirir novas habilidades e conhecimentos”.

O Conexão Contábil, organizado pelo Sistema CFC/CRCs e voltada para discussões sobre o futuro e o desenvolvimento da Contabilidade, é gratuito, será realizado em todas as regiões do País, no formato híbrido, e pontua para o Programa de Educação Continuada do CFC. O evento já aconteceu nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. A próxima parada será em Manaus, nos dias 27 e 28 de setembro (região Norte).

Clique aqui e confira o painel.