Expediente de final de ano

Informamos que o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), em virtude dos feriados de Natal e Ano Novo, não terá expediente nos dias 23, 24 e 31 de dezembro. Nos dias 26, 27 e 30/12 terá atendimento normal.

Nota de repúdio ao programa Zorra Total

O Conselho Federal de Contabilidade vem a público externar repúdio ao programa Zorra Total, da TV Globo, exibido no último sábado (7), que, de forma desrespeitosa e debochada, depreciou a imagem do Profissional da Contabilidade, no episódio “Prêmio Nem fede e Nem cheira”.

Aliás, a Rede Globo de Televisão, em outras oportunidades, em suas telenovelas ou minisséries, já apresentou cenas envolvendo a figura do Contador de forma depreciativa e, inobstante as manifestações do CFC e de outros órgãos da classe, permanece com essa prática de vilipendiar o Profissional da Contabilidade.

Lamentamos que uma empresa de comunicação de massa, que opera mediante concessão do Poder Público, utilize essa autorização estatal para difamar profissionais que detêm a confiança da sociedade por agir no interesse público e por exercerem sua função com zelo, diligência, honestidade, seriedade, integridade e competência em todo o País.

A própria Rede Globo possui em seus quadros diversos contadores trabalhando para a empresa e, portanto, deveria se envergonhar de difundir tais estereótipos de seus próprios funcionários.

Em “Princípios e Valores da TV Globo no Vídeo”, disponível em seu sítio na internet, a TV Globo afirma que tem por compromisso valorizar o Brasil e seus talentos, sua origem e cultura – principais fontes de inspiração para os conteúdos que ela pesquisa, cria, produz e exibe.

Entretanto, a prática que vemos em sua programação não nos parece estar alinhada com esses princípios. Exemplo disso está estampado na edição do programa referido, que desrespeitou uma classe contábil de mais de 520 mil profissionais, que existe no Brasil e no mundo há mais de um século, quando a TV Globo sequer pensava em existir.

Lamentamos que a Direção dessa empresa não tenha o devido zelo e acurácia na seleção e na contratação daqueles que fazem ou dirigem seus programas e permita que sejam produzidas peças de vídeo de tão baixa qualidade artística e nenhuma preocupação com os princípios e valores que propaga e os que regem a sua atividade empresarial.

Conselho Federal de Contabilidade

Fonte: CFC – https://cfc.org.br/destaque/nota-de-repudio-ao-programa-zorra-total/

Ação da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre na cobrança de valores devidos de ISS

A Secretaria da Fazenda de Porto Alegre enviou correspondência ao CRCRS informando que, nos próximos meses, atuará de forma mais específica na cobrança de valores devidos de ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), pelos trabalhadores autônomos.
É interesse da Receita Municipal negociar a regularização parcelando os débitos dos devedores.
Entendemos importante informá-lo(a) desta ação, uma vez que diversas categorias de profissionais, inclusive clientes, podem ser atingidos pela ação da Secretaria Municipal da Fazenda. Recomendamos a leitura atenta do ofício clicando aqui.

CRCRS enfrenta problemas no atendimento telefônico

Comunicamos que estamos enfrentando dificuldades, temporariamente, em nossa central telefônica, devido a problemas técnicos na rede da operadora. A empresa responsável está realizando os reparos necessários, com previsão para normalização dos serviços, na segunda-feira, 18 de março, pela manhã.

Neste período, caso necessário, contatar pelo e-mail crcrs@crcrs.org.br

Relatório de Atividades 2018 – Atenção aos prazos de entrega

A partir de 16 de janeiro, os profissionais obrigados a cumprir o Programa de Educação Profissional Continuada, que optarem por prestar conta de forma digital, devem conferir o Relatório de Atividades 2018, disponível em http://epc.cfc.org.br.

Conforme a NBC PG 12 (R3), as Capacitadoras têm até 15 de janeiro para enviarem ao Conselho Federal de Contabilidade as listas de presença e planilhas dos participantes e instrutores dos cursos/eventos credenciados, que foram realizados em 2018.

Educação Profissional Continuada – prestação de contas 2018

De acordo com a NBC PG 12 (R3) os profissionais obrigados a cumprir o Programa de Educação Profissional Continuada devem prestar contas ao Conselho Regional de Contabilidade mediante a entrega do relatório de atividades, cujo modelo está disponível no Anexo III da referida norma, por meio digital ou impresso.

Para prestar conta de forma digital o profissional deverá acessar o sistema desenvolvido pelo Conselho Federal de Contabilidade, que permitirá o envio do relatório de atividades aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). Caso não opte pelo meio digital, o profissional poderá entregar os documentos no Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição, os quais serão protocolados fisicamente.

O modelo do relatório físico pode ser retirado do Anexo III da NBC PG 12 (R3), ou neste link aqui.

O período de prestação de contas da Educação Continuada é de 1º a 31 de janeiro de 2019, desta forma, o sistema estará acessível somente neste período.

O endereço do sistema para a prestação de contas do programa de Educação Profissional Continuada é http://epc.cfc.org.br/