Presidente Ana Tércia participa de reunião-almoço do projeto Cresce RS

A presidente Ana Tércia participou, em 30 de setembro, da reunião- almoço de monitoramento dos projetos e ações estratégicas do Cresce RS, realizada na Assembleia Legislativa, sob a coordenação do presidente do Legislativo, Luis Augusto Lara. Presentes, além de políticos, presidentes e superintendentes das entidades envolvidas no projeto, que, na oportunidade, expuseram as ações em andamento de suas respectivas áreas. O Projeto Cresce RS é uma inciativa da Assembleia Legislativa e governo do Estado, em parceria com entidades de classe, reitores das universidades públicas e privadas, órgãos de fiscalização e controle entidades civis organizadas.

Grupo de Trabalho sobre Simplificação Tributária realiza primeira reunião

A primeira reunião do Grupo de Trabalho para Realização de Estudos sobre Simplificação Tributária ocorreu em 25 de setembro, sob a coordenação da vice-presidente Técnico do CRCRS, Nádia Grasselli. Presentes também o delegado regional de Viamão e integrante da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação, Flávio Ribeiro; a gerente da Divisão de Projetos Especiais, Nádia Chamun; os conselheiros Tairo Rolim Fracasso, José Inácio Bresolin, e Cármen Tigre, coordenadora da Comissão de Estudos CRCRS Mulher.

 

Identidade profissional digital ganha novas funcionalidades

O App CRC Digital conferiu novas funções à identidade digital dos profissionais da contabilidade. Agora você pode salvar o usuário gravando o nome no aplicativo. Antes dessa atualização, era necessário realizar o login toda vez que a carteira digital era utilizada. Agora, basta acessar o app com seus dados, que eles ficarão salvos para futuros acessos. Além disso, a partir de agora é possível baixar o documento em PDF, sempre que necessário.

Atualize já o seu app, na Play Store ou App Store!

Parceria CRCRS e TCE-RS realiza curso para contadores públicos em Frederico Westphalen

O contador Cézar Mauss, integrante da Comissão de Estudos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS, e o conselheiro Osmar Antonio Bonzanini, ministram, o curso “Lançamentos Contábeis: Práticas diárias de contabilização”, nesta quinta-feira, 29, em Frederico Westphalen, juntamente com o representante do Tribunal de contas do Estado (TCE-RS), Robinson Luis Puhl. O curso, fruto da parceria entre o Conselho e o TCE-RS, visa capacitar profissionais da contabilidade que atuam na área pública, em especial, no Executivo e Legislativo dos municípios.

Contador Cézar Mauss

Conselheiro Osmar Antonio Bonzanini

Representante do TCE-RS, Robinson Luis Puhl

Presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, gravou um vídeo especialmente aos participantes do curso

Presidente do CRCRS participa de lançamento oficial do Projeto Cresce RS

A presidente Ana Tércia participou, na tarde desta segunda-feira (19), do lançamento oficial do projeto “Cresce RS”, que foi realizado no Palácio Piratini, onde assinou o Termo de Cooperação entre as entidades que fazem parte do projeto.

O Cresce RS conta com a participação de chefes de poderes, presidentes de federações  empresariais, reitores de universidades públicas e privadas, órgãos de fiscalização e controle, e entidades civis organizadas. O objetivo do projeto é monitorar e destravar projetos e ações de desenvolvimento econômico para o Estado.

Presentes no evento, o conselheiro do CRCRS José Almir Mattos, além do governador do Estado, Eduardo Leite; o presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara; autoridades estaduais; líderes de entidades empresariais e de profissionais; e representantes de universidades públicas e privadas.

Palestra de Rick Chesther encerra a XVII Convenção de Contabilidade do RS

O maior evento da classe contábil gaúcha chegou ao fim, na tarde desta sexta-feira (16). Os convencionais se despediram da XVII Convenção de Contabilidade do RS, que reuniu cerca de dois mil participantes, em Bento Gonçalves, e teve sua cerimônia de encerramento carregada de emoção. Foram três dias de programação intensa, de muito aprendizado, networking e experiências inesquecíveis.

Fizeram uso da palavra os presidentes do CRCRS, Ana Tércia, do CFC, Zulmir Breda, e da Abracicon, Maria Clara Bugarim, que surpreendeu os presentes ao anunciar a cidade de Bento Gonçalves como sede da XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade, que ocorrerá em 2021. “A receptividade do povo gaúcho e a estrutura da cidade serrana reúnem as condições necessárias à realização de um evento do porte da CIC”, afirmou a contadora.

Após a cerimônia de encerramento, seguiu-se a última palestra do evento, com o ex-vendedor de água e agora consultor de marketing e palestrante internacional, Rick Chesther, que impactou o público com a sua palestra “Pega a Visão”, onde invocou as pessoas a saírem do conformismo e do reclamatório para empreender, dando dicas sobre os passos mais importantes para atingir os objetivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Adequação às novas regras da ST será prorrogada para 96% das empresas do Estado

Em reunião com diversas entidades do setor produtivo gaúcho, empresas e deputados estaduais, o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, e o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, anunciaram que empresas com faturamento inferior a R$ 3,6 milhões e contribuintes do Simples terão até 1º de julho de 2020 para se adequar às novas regras da Substituição Tributária (ICMS-ST). O encontro ocorreu no Auditório da Fazenda na tarde desta quarta-feira (26).

Na mesma reunião, também foram anunciados avanços nas discussões até o momento, como a possibilidade de revisão de produtos sujeitos à ST,  reavaliação das margens e PMPFs (Preços Médios ao Consumidor) para evitar distorções no mercado, facilitação do pagamento de débitos em até 30 vezes, sem garantias, simplificação da apuração da utilização dos créditos de ST, além de iniciativas que atendem a setores específicos.

Diversas reuniões setoriais já foram realizadas e cerca de 30 demandas foram recebidas pela Receita Estadual desde que foi instituída uma Mesa de Discussões no final de maio. Para tornar o processo mais simplificado e atender os pleitos das entidades e empresas, algumas medidas estão sendo estudadas e implementadas, como a retomada da definitividade ou a busca por regimes alternativos de cálculo do ajuste.

“Estamos dando continuidade às discussões dos principais pontos identificados pelos contribuintes e apresentando o estágio de medidas que podem ser implantadas para o conjunto dos setores sujeitos à ST ou de forma específica”, disse Marco Aurelio ao abrir os trabalhos.

Como resultado de ações que atendem demandas do setor de combustíveis, que envolve mais de três mil contribuintes no Rio Grande do Sul, houve encaminhamentos importantes com representantes do segmento, como  determinação da Base de Cálculo nas vendas das distribuidoras igual ao preço médio ao consumidor (PMPF) vigente. O PMF é um preço médio que está sendo praticado pelo mercado sobre o qual a alíquota de ICMS será aplicada. Houve autorização para utilização do crédito de Substituição Tributária do estoque em uma parcela e para transferência de valores entre estabelecimentos da mesma empresa. Ainda para o setor de combustíveis ficou livre o aproveitamento de eventual saldo credor apurado no ajuste, para compensar com débitos próprios ou de ST.

As mudanças no processo estão em aplicação após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que possibilitou a restituição do ICMS-ST pago a maior e da complementação do valor pago a menor. Ou seja, com a comprovação de que a base de cálculo presumida no imposto é maior que o preço final praticado pelo contribuinte, este deve receber ressarcimento. Em contrapartida, quando a base de cálculo for inferior ao preço final praticado, o Estado tem direito de receber a diferença do imposto.

Participaram da reunião representantes de entidades como Sulpetro, Sindipetro, Federasul, Associação Gaúcha de Atacadistas e Distribuidores (AGAD), Associação Sul-brasileira dos Distribuidores de autopeças (ASDAP), Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul (Sinprofar), Sindilojas, Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), Conselho Regional de Contabilidade, Associação dos Distribuidores de Medicamento (Adimers), Fecomércio, Sincodiv-RS, CDL Porto Alegre, Associação Gaúcha de Supermercados, e Fiergs, além de representantes da indústria, atacado e varejo.

Participaram o presidente da Assembleia Legislativa Luís Augusto Lara e os deputados Ernani Polo, Fábio Branco, Silvana Covatti, Fernando Marroni, Giuseppe Riesgo, Pedro Pereira, Luiz Henrique Viana, Frederico Antunes, Sérgio Turra e Jeferson Fernandes.

Texto: Ascom Fazenda

(Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini)

Vice-governador do estado apresenta projeto de segurança pública em reunião do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS

A presidente Ana Tércia participou, em 19 de junho, da reunião do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS, na qual o vice-governador do estado e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, apresentou o Projeto RS Seguro, que vem sendo desenvolvido desde o início deste ano. O programa é transversal e estruturante de segurança pública e defesa social do governo do estado. Um dos principais objetivos do projeto é apresentar um estado mais seguro e civilizado para atrair investimentos. 

O evento ocorreu na sede da OAB/RS e foi mediado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no RS, Ricardo Breier. 

CRCRS e Ministério Público RS juntos no “Controle Social e Educação”

Em visita à presidente Ana Tércia (18/6), o dr. José Francisco Seabra Júnior, coordenador do centro de Apoio Operacional Cível e de Proteção do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa do Ministério Público do RS entregou o DVD e CD do curso EAD sobre Controle Social e Educação. A elaboração do material contou com a colaboração do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), em especial, do conselheiro e integrante da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social Gerson Santos, que ministrou dois módulos.

O objetivo é oferecer conteúdo a conselheiros escolares para permitir o controle social das escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul.

Clique aqui para acessar o conteúdo completo.