Conselho participa de reunião para debater a abertura de CPI sobre incentivos fiscais

Image00001

O vice-presidente Márcio Schuch Silveira, participou, no dia 7 de fevereiro, de reunião com o presidente da Comissão Permanente de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara. O tema do encontro, que reuniu dezenas de entidades da sociedade civil, foi a mobilização de esforços para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para tratar da questão dos incentivos fiscais, no âmbito do governo do Estado. Na ocasião, Lara lembrou que, para instalar a CPI é necessária a assinatura de 19 parlamentares, mas que, até o momento, apenas 13 manifestaram a intenção de aderir. Ele destacou que a revisão técnica dos incentivos pode contribuir para o aumento da receita e, com isso, minimizar a crise financeira pela qual o RS passa.

Image00003

Em sua manifestação, o vice-presidente do CRCRS salientou a importância da Contabilidade como instrumento para a evidenciação dos benefícios fiscais.

Receita Federal prorroga prazo para entrega da Dirf

A Receita Federal prorrogou, por meio da Instrução Normativa RFB nº 1.686, de 26 de janeiro de 2017, o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), para 27 de fevereiro. O órgão também liberou o Programa Gerador da Dirf. Neste sentido, o CFC já havia encaminhado, no último dia 24, ofício ao secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, solicitando a prorrogação do prazo e a imediata liberação do programa. Leia o conteúdo da IN: http://bit.ly/2jc8jvd.

Fundo Ampara tem primeira reunião com participação de conselheiros do CRCRS

Os conselheiros Adauto Frohlich e Flávio Flach representaram o CRCRS na reunião do Fundo de Proteção e Amparo Social do Estado do Rio Grande do Sul (Ampara/RS), que ocorreu em 6 de janeiro. O Fundo tem a finalidade de viabilizar a toda a população do Estado do Rio Grande do Sul o acesso a níveis dignos de subsistência. Na ocasião, foi informado que, em 2016 foram arrecadados R$ 213 milhões que devem ser aplicados ações de nutrição, habitação, educação, saúde, segurança, reforço de renda familiar e outros programas de relevante interesse social voltados para a melhoria da qualidade de vida.

Festqueijo Festqueijo

Reunião entre representantes do CRCRS e da PGE reforça aproximação entre as entidades

A vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Rodrigues, e o conselheiro do CRCRS Gerson dos Santos reuniram-se, em 20 de dezembro, com a coordenadora da Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional PGE-RS, Melissa Guimarães Castello, a fim de estreitar as relações entre as entidades.

DSC_0433

Na ocasião, os representantes do Conselho aproveitaram para convidar a procuradora e os contadores da PGE para participarem da XVI Convenção de Contabilidade do RS e do XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que ocorrerão conjuntamente, entre 13 e 15 de setembro, em Gramado. Mais detalhes sobre os eventos em http://encontromulhereconvencaors.cfc.org.br.

Representantes da Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas visitam o CRCRS

IMG_0045

Na quinta-feira, 8 de dezembro, o vice-presidente CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva e a coordenadora da Comissão de Estudos de Responsabilidade Social, Silvia Grewe, receberam a visita da secretária da Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (AMIPV), Deise Maria Ramos Cunha e do tesoureiro da entidade, Luiz Roberto Nunes de Moura. O objetivo do encontro foi estreitar laços entre as instituições, além de apresentar os projetos sociais desenvolvidos pela AMIPV, que necessitam captação de recursos oriundos das destinações incentivadas do imposto de renda.

Instalado, em Bento Gonçalves, o 12º Observatório Social do Estado

_MG_5273

Na noite de 8 de dezembro, ocorreu a Assembleia Geral de Constituição do Observatório Social de Bento Gonçalves. Agora o Rio Grande do Sul conta com 12 Observatórios Sociais. A solenidade foi realizada no Bloco A da Universidade de Caxias do Sul – Campus Bento Gonçalves. O presidente Antônio Palácios, o vice-presidente Pedro Gabril Kenne da Silva, e o delegado regional de Bento Gonçalves, Marcos Beltrami, representaram o CRCRS no evento.

_MG_5270

Em sua manifestação, Palácios lembrou a necessidade da sociedade despertar para o controle social do Estado, com o intuito de buscar a transparência na gestão e no gasto público.

_MG_5284

Já Pedro Gabril, que também é vice-presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), esclareceu os presentes sobre os fundamentos do controle social, a história dos observatórios sociais e a criação da rede OSB, além da necessidade de união das entidades e lideranças do município para a sustentabilidade do observatório recém criado.

IMG_5354

Na oportunidade, Daniel Amadio foi empossado presidente do Observatório Social de Bento Gonçalves, e destacou que a sua implantação no município chega como um novo momento para a sociedade. “Os recursos públicos nada mais são do que dinheiro da sociedade arrecadado por meio de impostos. Saber o que é feito com ele não é apenas um dever, mas um direito de cada cidadão”, destacou.

IMG_5383

Amparo Santa Cruz recebe doações arrecadadas na campanha do Mês da Solidariedade Contábil

Amparo Santa Cruz - Poa (1)

Em torno de 65 kg de alimentos não perecíveis e 100 peças de roupas, arrecadados na campanha do Mês da Solidariedade Contábil, foram entregues, na segunda-feira, 21 de novembro, ao Amparo Santa Cruz – Recanto São Francisco. A entidade, localizada no bairro Belém Velho, abriga 50 idosos. A coordenadora administrativa, Daniela Trindade, recebeu os donativos em nome da instituição. Saiba mais sobre a campanha em www.crcrs.org.br.

Está no ar a Revista do CRCRS nº 28

Revista CRCRS nº 28Acesse www.crcrs.org.br e confira a edição nº 28 da Revista do CRCRS que, neste número, conta com artigos sobre “Divisão dos atos em todas as contas de resultados de Contabilidade de cooperativas”, “Desafios do empreendedorismo na Contabilidade” e “Empreenda-se: você é o seu negócio!”, além da entrevista com o presidente do BRDE, Odacir Klein e de notícias institucionais.