Visita dos estudantes da UPF

Alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF) visitaram a sede do CRCRS na manhã de 13 de junho, coordenados pela professora Elsa Maria Makoski. Eles foram recebidos pelo fiscal contador Marcelo Cristiano Mello, pela gerente da Divisão de Projetos Especiais, Nádia Chamun.

DSC_1315

Os estudantes conheceram as instalações do Conselho, como a Divisão de Fiscalização, o Plenário Ivan Carlos Gatti e o auditório, e ainda assistiram uma palestra do fiscal Marcelo sobre a estrutura e o funcionamento do Sistema CFC/CRCs, que contou com participação do vice-presidente de Relações Institucionais, Pedro Gabril Kenne da Silva.

DSC_1321

Inscrições para o Exame de Qualificação Técnica

Estão abertas, a partir de hoje, as inscrições para a 14ª edição do Exame de Qualificação Técnica (EQT) a profissionais do ramo de Auditoria interessados em obter registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade.
O período de inscrição se encerra em 10 de julho. As provas terão aplicação entre 25 e 27 de agosto. Para saber mais sobre esta edição do EQT, clique aqui.

Lei 12.973 é pauta no Contabilidade em Debate

DSC_1209

 

A Medida Provisória 627 foi sancionada e se transformou na Lei 12.973/2014, definindo novas regras para o IRPJ. Diante disso, o Contabilidade em Debate convida, esta semana, os integrantes da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS, Márcio Schuch e Ana Paula Queiroz, para falarem aos ouvintes sobre as principais mudanças que a lei trouxe, bem como os principais itens que o profissional contábil deve ficar atento quanto a IRPJ, CSLL, PIS/Cofins e o Lalur.

Ouça o Contabilidade em Debate, em qualquer dia da semana, em três horários: 11h30min, 13h30min ou 18h30min. Acesse www.crcrs.org.br e clique no banner no fim da página ou baixe o aplicativo da rádio para dispositivos móveis nas lojas Google Play e Apple.

Estudantes da Escola Técnica da UFSM visitam o Conselho

DSC_1265

Cerca de 40 estudantes da Escola Técnica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) visitaram o CRCRS na manhã de 6 de junho. Eles foram recebidos pela gerente da Divisão de Projetos Especiais, Nádia Chamun, e o Fiscal Contador Marcelo Cristiano Mello.

O grupo conheceu as instalações do Conselho e também assistiu uma palestra do fiscal Marcelo sobre a estrutura e o funcionamento do Sistema CFC/CRCs.

Divulgado novo layout do eSocial

A Caixa Econômica Federal publicou no Diário Oficial da União de ontem (05/06) a Circular 657/2014, que divulga a nova versão do layout da do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Além disso, o documento estabelece o prazo de entrega das informações, em relação aos eventos aplicáveis ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Confira abaixo o conteúdo da Circular 657/2014:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
VICE-PRESIDÊNCIA DE FUNDOS DE GOVERNO E LOTERIAS
CIRCULAR N° 657, DE 4 DE JUNHO DE 2014

Aprovar e divulgar o leiaute do sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial.

A Caixa Econômica Federal – CAIXA, na qualidade deAgente Operador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço -FGTS, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 7º,inciso II, da Lei 8.036/90, de 11/05/1990, e de acordo com o Regulamento Consolidado do FGTS, aprovado pelo Decreto nº99.684/90, de 08/11/1990, alterado pelo Decreto nº 1.522/95, de13/06/1995, em consonância com a Lei nº 9.012/95, de 11/03/1995,publica a presente Circular.

1) Referente aos eventos aplicáveis ao FGTS, declara aprovado o leiaute dos arquivos que compõem o Sistema de EscrituraçãoFiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas(eSocial), e que deve o empregador, no que couber, observar asdisposições deste leiaute.

2) A transmissão dos eventos se dará por meio eletrônico peloempregador, por outros obrigados a ele equiparado ou por seu representante legal, com previsão, inclusive, de uso de módulo webpersonalizado, de acordo com categoria de enquadramento do empregador.

3) O padrão e a transmissão dos eventos são decorrentes dapublicação do pacote de manuais do eSocial abaixo identificados:
– Manual de Orientação do eSocial versão 1.2 (MOS) acompanhado docontrole de alterações; – Manual de especificação técnica do XMLversão 1.0.

3.1) O acesso à versão atualizada e aprovada destes Manuaisestará disponível na Internet, nos endereços eletrônicos www.esocial.gov.br e www.caixa.gov.br, opção download.

4) Será observado o seguinte prazo para a transmissão dos eventos aplicáveis ao FGTS,constantes do leiaute dos arquivos que compõem eSocial:

4.1 Após 6 (seis) meses contados do mês da publicação da versão 1.2 do MOS será disponibilizado ambiente de testes contemplando os Eventos Iniciais, Eventos Não Periódicos e Tabelas.

4.2) Após 6 (seis) meses contados do mês da disponibilização do ambiente de testes contemplando os Eventos Iniciais, Eventos Não Periódicos e Tabelas, será obrigatória a transmissão dos eventos aplicáveis ao FGTS, para as empresas grandes e médias (com faturamento anual superior à R$ 3.600.000,00 no ano de 2014)

4.3) A obrigatoriedade para as demais categorias de empregadores observará as condições especiais de tratamento diferenciado que se apliquem à categoria de enquadramento, a exemplo do Segurado Especial, Pequeno Produtor Rural, Empregador Doméstico, Micro e Pequenas Empresas e Optantes pelo Simples Nacional.

5) A prestação das informações ao FGTS, atualmente realizada por meio do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS eInformações à Previdência Social – SEFIP, será substituída pela transmissão dos eventos aplicáveis ao FGTS por meio do leiaute dosarquivos que compõem eSocial, a partir da data em que se iniciar aobrigatoriedade para os grupos de empregadores.

5.1) As informações contidas nos eventos aplicáveis ao FGTSserão utilizadas pela CAIXA para consolidar os dados cadastrais efinanceiros da empresa e dos trabalhadores, no uso de suas atribuições legais.

 5.1.1) Por consequência, são de total responsabilidade doempregador quaisquer repercussões, no âmbito do FGTS, decorrentesde informações omitidas ou prestadas, direta ou indiretamente, pormeio do eSocial.

5.2) As informações por meio deste leiaute deverão ser transmitidas até o dia 7 (sete) do mês seguinte ao que se referem.

5.3) Antecipa-se o prazo final de transmissão para o dia útilimediatamente anterior, quando não houver expediente bancário nodia 7 (sete).

6) Esta Circular CAIXA entra em vigor na data de sua publicação e revoga disposições contrárias, em especial, àquelas preconizadas na Circular CAIXA 642, de 06/01/2014.

FABIO FERREIRA CLETO

Atualizado livro sobre Normas Brasileiras de Contabilidade

O livro “Normas Brasileiras de Contabilidade – Auditoria Independente, Auditoria Interna e Perícia Contábil” foi atualizado. Foram incluídas as normas NBC PA 290 (R1), que trata do Trabalho de Auditoria e Revisão, e NBC PA 291 (R1), que se refere a outros trabalhos de asseguração.
Essa e outras publicações do CFC e do CRCRS estão disponíveis para leitura e download em www.crcrs.org.brmenu Comunicação.

Livro Normas

Prazo para justificativas ao Programa de Educação Profissional Continuada 2013

Os auditores independentes com registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e que não cumpriram a pontuação mínima do Programa de Educação Profissional Continuada em 2013 devem apresentar justificativas junto ao Conselho Federal de Contabilidade até 30 de junho.

Os esclarecimentos devem ser encaminhados, por escrito, para o e-mail epc@cfc.org.br ou por correspondência para o seguinte endereço:
Setor de Autarquias Sul
Quadra 5 – Bloco J
Brasília – DF
CEP 70070-920

Os auditores que não se manifestarem dentro do prazo, ou cujas razões não forem deferidas, terão baixa de sua inscrição no CNAI.

Contabilidade em Debate fala sobre o Prêmio de Responsabilidade Social

DSC_1235

O Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa, este ano, chega à 15ª edição. Para saber sobre as atividades da Comissão Mista Organizadora para 2014, o Contabilidade em Debate desta semana conversa com a presidente da Comissão e conselheira do CRCRS, Contadora Simone Brum Imperatore; com o integrante Valdir Bianchessi; e com o coordenador da Divisão de Prêmios da Assembleia, Flávio Dal Bosco. Os convidados comentam sobre a Educação, tema norteador deste ano, a participação das instituições e a evolução do Prêmio nos últimos anos.

Acompanhe o Contabilidade em Debate na Rádio CRCRS! O programa é transmitido às 11h30min, 13h30min ou 18h30min. Acesse www.crcrs.org.br, clique no banner da rádio e confira!

Secretaria de Controle Externo do TCU no RS é reinaugurada

Na última segunda-feira (26), o Tribunal de Contas da União reinaugurou a sede da Secretaria de Controle Externo no Rio Grande do Sul (Secex-RS) após realização de reformas estruturais. A solenidade de reabertura contou com a presença do presidente do TCU, Augusto Nardes, e o presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Cezar Miola.
O CRCRS prestigiou o evento representado pelo assessor de Direção, João Victor de Oliveira.

IMG_7994