Vice-presidente de Gestão acompanha posse da ADVB/RS

O vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ricardo Kerkhoff, acompanhou nesta terça-feira, 27, a posse da nova diretoria da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). Na ocasião, Ricardo cumprimentou o atual presidente da entidade, Rafael Biedermann, que durante discurso, apresentou o calendário anual da ADVB/RS e falou sobre os objetivos de sua gestão. Rafael afirmou que sua equipe identifica como desafio revisitar e potencializar o propósito da associação, fazendo cumprir a sua missão de disseminar conceitos e práticas de Marketing, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação no Rio Grande do Sul, além de fundamentar os princípios de gestão e governança em políticas e práticas de classe mundial.

Presidente da ADVB/RS, Rafael Bierdemann; vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ricardo Kerkhoff

Presidente da ADVB/RS, Rafael Biedermann; vice-presidente de Gestão do CRCRS, Ricardo Kerkhoff

Presidente da ADVB/RS, Rafael Bierdemann

Presidente da ADVB/RS, Rafael Biedermann

CRCRS recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Na noite de segunda-feira, 26, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Passo Fundo homenageou o CRCRS, justificando o ato pela importância que o Conselho representa na defesa da categoria. Ao realizar a homenagem, o presidente do Legislativo, Pedro Daneli (PPS), falou um pouco da trajetória do órgão.

Presidente do Legislativo, Pedro Daneli

Presidente do Legislativo, Pedro Daneli

“Essas sete décadas, podem ser descritas em números. Nesse tempo, o CRCRS concedeu registro a mais de 98 mil profissionais, tendo atualmente mais de 40 mil ativos no Estado. Deste total, 62% são contadores e 38% possuem a distinção de técnico em contabilidade.”

Pedro também falou da importância dos profissionais. “Tanto os contadores quanto os técnicos são considerados gestores. São eles que orientam a tomada de decisões dos empreendedores com relação às questões monetárias e, de um modo geral, dão suporte mercantil, fiscal e tributário para as empresas, sempre com transparência e responsabilidade. São, portanto, merecedores do nosso reconhecimento”.

A presidente do Conselho, Ana Tércia L. Rodrigues, enfatizou que o órgão mantém relações com inúmeras entidades de Passo Fundo, solidificadas num momento econômico brasileiro que requer muito esforço dos profissionais que trabalham nos setores financeiros. “O Conselho Entidade não se resume às atividades legais. Ele quer estar presente no dia a dia dos profissionais. Nisso, nós agradecemos a Passo Fundo pela sua contribuição ao que temos tentado fazer”, salientou.

Presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues

Presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues

As homenagens prestadas por meio da Sessão Solene, segundo Daneli, fortalecem o reconhecimento à entidade e ao órgão, valorizando as ações desencadeadas em prol do fortalecimento das categorias. “Fica, aqui, o nosso incentivo para que esses profissionais sigam trabalhando em favor do desenvolvimento da profissão, das empresas e, consequentemente, do país”, disse. Na data, também foi homenageado o SindiCONTÁBIL, por seus 85 anos de atuação em 91 municípios.

Presidente do SindiCONTÁBIL Passo Fundo, Gustavo Ferres, presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues e presidente do Legislativo, Pedro Daneli

Presidente do SindiCONTÁBIL Passo Fundo, Gustavo Ferres; presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues; e presidente do Legislativo, Pedro Daneli

Representante do CRCRS participa do 2º Fórum de Gestão do Rio Grande do Sul

O conselheiro Gerson Luís dos Santos, representando o CRCRS, participou na tarde desta segunda-feira, 26, do 2º Fórum de Gestão do Rio Grande do Sul, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE/RS). O evento ocorreu no Porto Alegre Country Club, onde o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, falou sobre “Crise e recuperação: construindo um novo Brasil”.

DSC_0181

Ministro da Fazenda Henrique Meirelles

Ministro da Fazenda Henrique Meirelles

CRCRS participa da posse dos novos conselheiros e defensores do TART

O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Celso Luft, e o conselheiro Luís Fernando Ferreira de Azambuja participaram nesta quarta-feira, 14 de março, da posse dos novos conselheiros e defensores designados pelo prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, para integrarem o Tribunal Administrativo de Recursos Tributários (TART).

Conselheiro do CRCRS, Luís Fernando Ferreira de Azambuja; presidente do TART, Mauro José Hidalgo; secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto; e vice-presidente de Relações Institucionais, Celso Luft.

Conselheiro do CRCRS, Luís Fernando Ferreira de Azambuja; presidente do TART, Mauro José Hidalgo; secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto; e vice-presidente de Relações Institucionais, Celso Luft.

IMG_1057

Presidente e coordenador da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem participam do SJT Awards

A presidente Ana Tércia L. Rodrigues e o coordenador da Comissão de Estudos do CRCRS Jovem, Gustavo Caletti, participaram na noite de ontem, 12, do evento SJT Awards, promovido pela faculdade São Judas Tadeu, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Na ocasião, Ana Tércia e Gustavo entregaram o certificado de Menção Honrosa no Exame de Suficiência do CFC, que reconhece os acadêmicos por sua aprovação na prova, durante sua trajetória acadêmica no curso de Ciências Contábeis. A presidente entregou os certificados para os alunos egressos de 2017/1. São eles:

DANIEL DE MORAES CARDOSO
JULIANA DE OLIVEIRA RAMOS
RICARDO BLAUTH
SABRINA NOVACHINSKI
VALESCA MENEZES DE SOUZA

WhatsApp Image 2018-03-12 at 21.49.24

Gustavo entregou aos estudantes egressos de 2017/2, que são:

ANA LÍDIA MATHEUS OLIVEIRA
BRUNA DA ROCHA LIMA MARQUES

WhatsApp Image 2018-03-12 at 21.49.29

Soluções de TI para eSocial e REINF são tema de painel em Porto Alegre

Nesta quinta-feira, 8 de março, foi realizado no teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, painel para debater as “Soluções de TI para eSocial e REINF”. O painel, mediado pelo presidente do Sescon- Serra Gaúcha, Joacir Luis Reolon, contou com a participação do presidente do Sescon-RS, Diogo Chamun, que iniciou falando das inovações que o sistema de declaração de informações está atravessando. O presidente do Sindicato afirmou ainda, que tudo evolui, por isso, os profissionais precisam se adequar a nova forma do ambiente do eSocial.

Presidente do Sescon RS, Diogo Chamun

Presidente do Sescon RS, Diogo Chamun

A auditora fiscal da Receita Federal do Brasil, Alexsandra Basso, que também faz parte do Grupo de Trabalho “Manuais do eSocial”, falou sobre a parte técnica do sistema, que ainda está sofrendo adequações. As primeiras empresas e profissionais prestaram informações a partir de janeiro deste ano. São empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões no ano de 2016.

Auditora fiscal da RFB, Alexsandra Basso

Auditora fiscal da RFB, Alexsandra Basso

O coordenador do Grupo de Trabalho de Sped do Conselho Federal de Contabilidade e conselheiro do CRCRS, Paulo Roberto da Silva, salientou a importância das empresas participantes do programa de se atualizarem e se integrarem às mudanças, uma vez que o processo digital é mais prático que o antigo. Paulo afirmou que a legislação não mudou em relação às novidades na declaração do eSocial, só facilitou a maneira que elas são transmitidas.

Coordenador do Sped 2017, Paulo Roberto da Silva

Coordenador do Sped 2017, Paulo Roberto da Silva

Encerrando o painel, o coordenador do Conexão Sped 2017, Mauro Negruni, relembrando as falas de seus colegas, afirmou que “inovar é repensar” e indicou aos profissionais calma para passar por essas transformações.

DSC_0216

Por fim, os painelistas responderam aos questionamentos do público, de cerca de 350 pessoas.

IMG_1050

DSC_0072

Programa da DIRPF 2018 já está disponível na Receita Federal

A Receita Federal do Brasil (RFB), liberou nesta segunda-feira, 26, o programa da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). O ato declaratório conta com algumas novidades este ano, como a obrigatoriedade de informar o CPF de dependentes e alimentandos com 8 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2017, além da criação de campos específicos para informações complementares relacionadas a alguns tipos de bens. Exemplos: Imóveis: data de aquisição, endereço, Inscrição Municipal (IPTU) e área do imóvel. Clique aqui para fazer o download do programa na íntegra e para conferir as novidades do DIRPF 2018.

Receita Federal apresenta as novidades da DIRPF 2018

Na manhã desta sexta-feira, 23, a Receita Federal anunciou em coletiva de imprensa as principais novidades e regras da DIRPF 2018. Segundo o auditor-fiscal Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, a expectativa é a entrega de 28,8 milhões declarações.

Entre as novidades apresentadas estão o maior detalhamento dos bens, a obrigatoriedade de informação de CPF de dependentes a partir dos 8 anos completados até a data de 31/12/2017, e o painel inicial contendo informações das fichas que poderão ser mais relevantes para o contribuinte durante o preenchimento da declaração, baseado no que foi utilizado na declaração anterior.

Com relação ao maior detalhamento dos bens, dependendo da natureza de cada bem, serão solicitadas informações complementares.

O programa Meu Imposto de Renda substituirá o m-IRPF, a retificadora on-line e o rascunho, permitindo o preenchimento de declarações do IRPF 2018, originais e retificadoras. O APP estará disponível nas lojas para aplicativos de celular/tablet e no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) para computadores.
O prazo de entrega vai de 1º de março a 30 de abril de 2018 e o programa para preenchimento da DIRPF de 2018, referente ao ano-calendário de 2017, estará disponível para download no sítio da Receita Federal a partir de segunda-feira (26). O programa Meu Imposto de Renda estará disponível a partir de 1/3/2018.

A DIRPF 2018 pode ser elaborada de três formas:
– computador, por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD) IRPF2018, que estará disponível no sítio da Receita Federal na internet, no endereço <http://rfb.gov.br>;
– dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones, mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, acessado por meio do aplicativo APP “Meu Imposto de Renda”, disponível nas lojas de aplicativos Google play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS;
– computador, mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda”, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no sítio da RFB na Internet, com o uso de certificado digital, e que pode ser feito pelo contribuinte ou seu representante com procuração eletrônica ou a procuração de que trata a IN RFB nº 1.751, de 16 de outubro de 2017.

O programa da DIRPF 2018 permite a impressão do DARF para pagamento de todas as quotas do imposto, inclusive as em atraso.

Participaram também da coletiva o chefe da Divisão de Impostos sobre a Renda de Pessoa Física e a Propriedade Rural da Coordenação-Geral de Tributação, auditor-fiscal Newton Raimundo Barbosa, e o auditor-fiscal Rafael Carvalho. Eles informaram à imprensa as regras gerais do IRPF 2018.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui. Veja as demais regras neste link.

Fonte: Receita Federal