O Fórum dos Conselhos e Ordens do Rio Grande do Sul, por meio de sua Câmara de Defesa da Sociedade, realiza, em 11 de setembro, o debate “A Copa passou. E agora?
Arquivos Mensais: agosto 2014
Noite de lançamentos: XV Convenção de Contabilidade, fanpage e novo logotipo do CRCRS
No dia 28 de agosto, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, às 21h, o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, lançou a XV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, que se realizará de 26 a 28 de agosto de 2015, na Fundaparque – Bento Gonçalves, com o lema: Contabilidade: o poder da informação em suas mãos. Aproveitando a ocasião, Palácios também apresentou a fanpage (/xvconvencaors) do evento, considerado o maior da classe contábil gaúcha, e a nova logomarca do Conselho – adotado pelo Sistema CFC/CRCs.
Palácios, salientou a parceria que foi se solidificando com o passar dos anos com a administração pública de Bento Gonçalves, que possibilitou que a XV Convenção de Contabilidade mais uma vez se realize nessa cidade. Lembrou ainda que o evento é de todas as entidades da classe contábil gaúcha, requerendo, portanto, o envolvimento de todos os seus representantes e participantes. Acrescentou que nesta edição da Convenção não se falará apenas em Contabilidade, mas também no que a informação proporciona e possibilita, fazendo jus ao lema “Contabilidade: o poder da informação em suas mãos”.
Prestigiaram o evento o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o secretário de Turismo, Gilberto Durante, secretário de Finanças, Marcos Fracolossi, o deputado Adilson Troca, na oportunidade representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado Gilmar Sossella, o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul, Eloi Dalla Vechia, o diretor de Operações da Fundação Brasileira de Contabilidade, Luiz Mateus Grimm, ex-presidentes do CRCRS, Enory Spinelli e Zulmir Breda, conselheiros e delegados regionais do CRCRS, presidentes das entidades da classe contábil e profissionais da Contabilidade.
Representantes do Fórum Permanente das Entidades da Classe Contábil do RS se reúnem em Bento Gonçalves
Em 28 de agosto, no Hotel Dall”Onder, Bento Gonçalves, 35 representantes das entidades de classe contábil gaúcha se reuniram para discutir assuntos de interesse da profissão contábil.

Antônio Palácios, presidente do CRCRS e do Fórum Permanente das Entidades da Classe Contábil do RS, conduziu a reunião.
Presidente do CRCRS faz a primeira reunião com Grupo de Trabalho dos Delegados Honorários
O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, acompanhado dos vice-presidentes e do diretor Geral, reuniu-se com o Grupo de Trabalho dos Delegados Honorários, na tarde de 28 de agosto, para dar início aos trabalhos do grupo que terá como função atuar no apoio e interlocução entre o conselho diretor e os profissionais da Contabilidade.
Participam do Grupo de Trabalho de Delegados Honorários
- Contador Erineu Clóvis Xavier (coordenador)
- Contadora Janete Inês Beppler
- Técn.Cont. Américo Toledo Vidal
- Contador Joaquim Vaz Godinho
- Técn. Cont. Andréia Peixoto dos Santos
- Técn. Cont. Lesi Marina Pereira Tedesco
- Contador Luiz Carlos Bordignon
- Técn.Cont. Helene Weber
2º Encontro de Delegados Regionais do CRCRS
Bento Gonçalves recebeu os 25 delegados regionais da região da Serra, em 27 de agosto, para, junto com os vice-presidentes do CRCRS e funcionários desenvolverem uma atividade de capacitação por dois dias.

Celso Luft, vice-presidente de Relações com os Profissionais, coordenou o 2º Encontro de Delegados Regioanis
O presidente do CRCRS, Antônio Palácios, explicou em sua manifestação a importância dos encontros promovidos pelo Conselho e o porquê da aplicação desse novo modelo adotado a partir deste ano de segmentar por regiões. Segundo Palácios, um grupo reduzido proporciona uma comunicação mais eficaz e direta. “Os delegados são a extensão do Conselho nas respectivas regiões do Estado, portanto, é preciso que saibam o que acontece e como é o funcionamento da entidade para transmitir as informações que forem solicitadas por parte dos profissionais que atuam na área contábil em suas regiões. Por outro lado, é por meio dos delegados que os dirigentes do CRCRS tem o retorno dos profissionais do interior do Estado”.
Palácios também apresentou o novo logotipo do CRCRS, que segue uma linha de unificação proposta pelo Conselho Federal de Contabilidade para todos os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade.
“O Conselho existe para defender a sociedade, a partir do registro, da fiscalização e da educação profissional. Isso é o que consta na lei, ou seja, o Conselho cumpre rigorosamente a legislação”, explicou o presidente do CRCRS em relação as questões relativas as funções restritas da entidade que, seguidamente, são identificadas por meio da Ouvidoria.
Por fim, o presidente comentou e respondeu as dúvidas dos profissionais verificadas nas pesquisas externas de qualidade realizadas em dezembro de 2013 e junho de 2014, assim como as recebidas por meio também da Ouvidoria.

Dando prosseguimento, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Adriel Ziesemer, falou sobre a sua pasta

Luciane Veiga Dias, diretora do Desenvolvimento Profissional, prosseguiu a explanação sobre a divisão, abordando todos os aspectos e atividades.

Ricardo Vitória, diretor Geral do CRCRS, apresentou um video institucional, no qual constam o organograma, as divisões e suas atividades, as delegacias e as atribuições da entidade.

Marlene Chassott, vice-presidente de Registro do CRCRS, chamou a atenção para o envio correto e completo da documentação referente a confecção da carteira profissional.

Fernanda Pires, gerente da divisão de Relações com os Usuários explicou sobre procedimentos para o registro profissional e situações que envolvem a troca de categoria, mudança de estado, entre outras.

Décio Neves, diretor Técnico do CRCRS, abordou o Exame de Suficiência, salientando que a partir de primeiro de junho de 2015 será extinto o registro para técnicos em contabilidade em Conselhos Regionais de Contabilidade. Falou ainda sobre os processos licitatórios, despesas, orçamento e Portal Transparência.

Leila Vargas Ferreira, responsável pelo setor de Delegacias, conversou com os delegados sobre o processo de substituição e eleição.

Ana Tércia Lopes Rodrigues, vice-presidente de Gestão, expôs dados que mostram a eficiência do CRCRS, tais como o número de novos registros profissionais de janeiro a julho de 2014 que foram de 1.333; e 12.230 diligências, nesse mesmo período. Citou também que 9.714 pessoas, entre profissionais e estudantes de contabilidade, que participaram dos eventos presenciais de janeiro a julho.

José Carlos Zanchin, diretor Operacional do CRCRS, explanou sobre o departamento, com destaque para a seção financeira e de cobrança do CRCRS.

Ângelo Bozzetto, gerente da Assessoria Jurídica do CRCRS, expôs as atividades pertinentes a sua área.

Rosalba Aguiar, responsável pela gerência da Secretaria, falou sobre suas atividades de apoio a todas as vice-presidências e ao conselheiros que integram o plenário do CRCRS.
No segundo dia do Encontro dos Delegados Regionais (28), Luciano Biehl, ministrou palestra, na parte da tarde, sobre “Responsabilidade Civil do Profissional da Contabilidade” .
Em sua manifestação, Mário Karczeski, vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, expôs a intenção de implantar um projeto na divisão de Fiscalização, que visa buscar uma maior eficácia e eficiência.

Mário salientou que a Fiscalização do Conselho não tem poder de polícia, de fechar escritórios ou de lacrar os estabelecimentos. As denúncias seguem um processo e um rito determinado. “Aqueles que denunciam algum ato duvidoso de algum profissional, muitas vezes, quer uma resposta imediata e uma punição severa, mas há a necessidade de se seguir rigorosamente o que reza a legislação”, explica o vice-presidente.
Para Mário, o que ocorre é que sendo constatadas irregularidades pela Fiscalização, o profissional poderá ser autuado ou notificado. Nenhuma das duas formas significa uma penalização imediata ao profissional. Ele terá um prazo para apresentar sua defesa. Por outro lado, as denúncias para serem investigadas precisam de sustentação comprobatória.
Na sequência, se apresentaram:

Iolanda Mumbach, supervisora da Fiscalização, detalhou as atividades da divisão de Fiscalização, dentre elas autuação, notificação, Decores, visitas, denúncias.

José Clarel Calleari, supervisor de Apoio a Câmaras, mostrou o fluxograma do processo de fiscalização e o funcionamento das Câmaras de Fiscalização. O Conselho tem seis câmaras de julgamento.

Os 25 delegados regionais presentes ao evento tiveram um espaço no final da manhã para suas manifestações.

Nádia Chamun da Silva, gerente de Projetos Especiais, falou sobre as 11 comissões de estudos e dos dois grupos de trabalho que o CRCRS mantém.

Pedro Gabril Kenne da Silva, vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, expôs o Programa de Voluntariado da Classe Contábil.
UFRGS estuda parcerias com CRCRS a partir dos Observatórios Sociais
O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, contador Pedro Gabril Kenne da Silva, reuniu-se com o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor Hélio Henkin, e com o chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, professor Mario Guilherme Rebollo, nessa terça-feira, 26/08. O objetivo da visita foi apresentar o projeto a Rede Nacional de Cidadania Fiscal, que integra o Programa de Voluntariado da Classe Contábil, e convidar a UFRGS a participar da constituição do Observatório Social de Porto Alegre, formalizando a parceria durante o 3º Encontro dos Observatórios Sociais, que se realizará nos dias 29 e 30 de setembro, em Porto Alegre.
Durante a visita, os professores Henkin e Rebollo manifestaram o interesse da FCE em ampliar as parcerias já existentes com o CRCRS, reconhecendo no projeto da Rede Nacional de Cidadania Fiscal um importante instrumento de controle social e com grande potencial para aproximar os estudantes, em particular os de Ciências Contábeis, das atividades de voluntariado.Funcrianças devem atualizar cadastros até 18 de outubro
A Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Portaria nº 456/2014, abriu prazo, até 18 de outubro deste ano, para que o Funcriança dos municípios encaminhem os cados cadastrais dos Fundos e, assim, possam se beneficiar com doações realizadas por contribuintes em suas Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Para mais detalhes, clique aqui.
Vice-presidente Pedro Gabril busca apoio da PUCRS para implantação do Observatório Social de Porto Alegre
O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Contador Pedro Gabril Kenne da Silva, reuniu-se com o Diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS, professor Dr. Adelar Fochezatto. No encontro, Gabril apresentou o projeto da Rede Nacional de Cidadania Fiscal, que integra o Programa de Voluntaria do da Classe Contábil, destacando a importância dos Observatórios Sociais (OS), que são ferramentas de acompanhamento e controle da gestão pública.
Na oportunidade, o vice-presidente do CRCRS comentou que existe a intenção de instalar o observatório social de Porto Alegre e, nesse sentido, solicitou o apoio da instituição de ensino, além de convidar o professor Fochezatto para o 3º Encontro dos Observatórios Sociais, que se realizará nos dias 29 e 30 de setembro, na Capital. Também estiveram presentes no encontro o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS, Hermílio dos Santos e a gerente da Divisão de Projetos Especiais do CRCRS, Nádia Chamun.
Estreias na TV e na Rádio CRCRS
Duas novidades marcaram a TV e o Rádio CRCRS, no mês de agosto. A estreia do programa “Pergunte ao Presidente” na TV e Rádio CRCRS e um programa “Contabilidade em Debate”, que passa a ser exibido também na TV, além da Rádio CRCRS.
O programa “Contabilidade em Debate”, que teve como pauta o fim do registro dos Técnicos em Contabilidade, a partir de 1º de junho de 2015, e que contou com a presença do presidente do CRCRS, Antônio Palácios; do presidente do Sindiconta, João José Ferreira Filho; e do representante do Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre, Marcone de Souza, com apresentação de Luciano Biehl, foi o primeiro a ser apresentado na TV CRCRS.
Da mesma forma, o programa “Pergunte ao Presidente”, no qual o contador Antônio Palácios responde a questionamentos dos profissionais da Contabilidade sobre as mais diversas áreas do Conselho, enviados para o e-mail ouvidoria@crcrs.org.br, pode ser assistido, acessando a TV CRCRS.
Assista e confira!
ONG Parceiros Voluntários confirma presença no 3º Encontro Estadual de Observatórios Sociais
O vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril Kenne da Silva, entregou, na sexta-feira (22/8), à presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Johnannpeter, o convite para o 3º Encontro Estadual de Observatórios Sociais, que se realizará nos dias 29 e 30 de setembro, na Faculdade Monteiro Lobato.
Aproveitando a ocasião, Pedro Gabril expôs o Programa de Voluntariado da Classe Contábil e a análise que está sendo feita para uma futura reestruturação do programa, além de elucidar aspectos sobre a criação e implantação dos observatórios sociais e detalhar procedimentos sobre a instalação do Observatório Social de Porto Alegre.

Pedro Gabril Kenne da Silva, Maria Elena Johnannpeter e a gerente Executiva da ONG, Maris Stella Boesing