1° Seminário de Assuntos Contábeis de Capão da Canoa e Tramandaí reúne mais de 140 pessoas

DSC_0512

Na sexta-feira, 23 de setembro, mais de 140 pessoas, entre profissionais, estudantes da área contábil e autoridades, prestigiaram o Seminário de Assuntos Contábeis de Capão da Canoa e Tramandaí, realizado na Casa de Cultura Érico Veríssimo, em Capão da Canoa. Na abertura do evento, os delegados anfitriões deram as boas-vindas aos presentes e reforçaram a necessidade da educação continuada para a qualificação valorização profissional.

DSC_0499

Evani de Medeiros, delegada de Capão da Canoa

DSC_0505

Zigomar da Silva, delegado de Tramandaí

DSC_0518

Já o presidente Antônio Palácios, em sua fala, lembrou a evolução pela qual a profissão contábil vem passando nos últimos anos. Contudo, ele destacou que ainda há muito a ser feito em busca da valorização profissional. “Temos que mostrar aos cidadãos nossa importância na sociedade, em especial no que diz respeito à transparência da gestão pública”, comentou.

DSC_0533

O primeiro painel do seminário tratou do “Cruzamento de Informações Fiscais, Econômicas e Financeiras: Responsabilidade do Profissional da Contabilidade” e contou com a participação do vice-presidente de Relações com os Profissionais, Celso Luft, e do auditor-fiscal da Receita Federal, André de Magalhães Bravo. Na ocasião, eles frisaram os cuidados que os profissionais da contabilidade devem tomar, a fim de evitar problemas com o fisco como, por exemplo, a inclusão na malha fina.

DSC_0543

Ainda pela manhã, a vice-presidente de Gestão, Ana Tércia Lopes Rodrigues, enfatizou a importância da ética na conduta profissional e da necessidade de os contadores e técnicos em contabilidade manterem uma relação de confiança com seus clientes, na palestra “Ética: do Discurso à Prática”.

DSC_0562

As atividades da tarde iniciaram com o vice-presidente Pedro Gabril Kenne da Silva, que realizou a palestra “O Contador como Agente de Transformação Social”. Em sua fala, ele lembrou da relevância do contador nas mudanças da sociedade, salientando o papel dos Observatórios Sociais e do controle social.

marcio

Na última palestra da tarde, o vice-presidente Técnico, Márcio Schuch Silveira, falou sobre as principais alterações do ICMS para 2016, em palestra do mesmo nome. Em sua explanação, ele alertou os contadores e técnicos em contabilidade sobre as alterações mais relevantes do tributo, não apenas para este ano, mas também para os próximos, além de mencionar os impactos que estas modificações trazem para o dia a dia do profissional contábil.