Seminário: Contabilidade e Tributação das Sociedades Cooperativas

O CRCRS realizou, nesta segunda-feira, 29 de outubro, o Seminário: Contabilidade e Tributação das Sociedades Cooperativas, no Auditório do Sescoop/RS, em Porto Alegre. Na ocasião, o vice-presidente de Registro, Juliano Abadie, que representou a presidente do Conselho Ana Tércia L. Rodrigues, cumprimentou os parceiros do Sistema Ocergs-Secoop/RS e os integrantes da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo, que contribuíram com a organização do seminário. Ele também convidou os presentes a participarem do maior evento da classe contábil gaúcha – a XVII Convenção de Contabilidade do RS, que acontecerá de 14 a 16 de agosto de 2019, em Bento Gonçalves.

Vice-presidente de Registro do CRCRS, Juliano Abadie

A importância do setor cooperativo para a economia do País foi lembrada pelo contador Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que destacou, ainda, a necessidade de atualização permanente dos profissionais, para o contínuo desenvolvimento do setor cooperativo brasileiro.

Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius

A palestra Expressão do Cooperativismo, ministrada pelo coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo, José Máximo Daronco, contextualizou os números mais significativos do setor, em três enfoques: economia cooperativa global; panorama do cooperativismo brasileiro e expressão do cooperativismo gaúcho.

José Máximo Daronco, coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS

ITG 2004: Registro Contábil e Reflexos Tributários – A Importância da Manutenção de uma Contabilidade Adequada foi o tema do painel que encerrou os trabalhos da parte da manhã, com a participação da coordenadora do pós-graduação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Paola Londero, que falou sobre a Reserva de Assistência Técnica Educacional e Social (Rates) das sociedades cooperativas constituídas, as mudanças e o processo de realização em prol dos cooperados. Também integrou o painel o membro da Comissão de Estudos do CRCRS, Devair Antônio Mem, que tratou dos itens 14 a 17 da ITG 2004, propondo a discussão sobre o tratamento adequado da entrega das produções dos cooperados pela contabilidade nos registros e, posteriormente, no balanço. A mediação foi da integrante da Comissão de Estudos do CRCRS, Carla Gregory.

A partir da esquerda, Devair Mem e Carla Gregory, integrantes da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS; e Paola Londero, coordenadora do pós-graduação da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo

À tarde, a plateia participou do talk show Tributação e Contabilização das Cooperativas, o Panorama das Contribuições PIS e Cofins e as Perspectivas de Alteração Legislativa, com Amanda de Carvalho, integrante da Comissão Contábil Tributária da Organização das Cooperativas do Brasil, e Dorly Dickel, especialista em cooperativas, com mediação do contador Ciro Weber, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS.

Amanda Oliveira de Carvalho, integrante da Comissão Contábil Tributária da Organização das Cooperativas do Brasil; Dorly Dickel, especialista em cooperativas; e Ciro Weber, integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS

No fechamento do seminário, um tema complexo e muito atual: eSocial. A palestra foi ministrada pela contadora e professora universitária Gabriele Schmidt da Silva, com a coordenação da contadora Andreza Mainardi, que integra a Comissão de Estudos.

Gabriele Schmidt da Silva, contadora e, ao fundo, Andreza Mainardi, da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS