Fórum da Informação e de Auditoria Independente – Inovação Tecnológica em Auditoria

Na tarde de 19 de novembro, o CRCRS, por meio das comissões de estudo de Tecnologia da Informação e de Auditoria Independente, realizou o Fórum de Tecnologia da Informação e de Auditoria Independe – Inovação Tecnológica em Auditoria. O evento reuniu um público de aproximadamente 100 profissionais, no auditório de SESCON-RS, que assistiram painel e palestras sobre o uso a tecnologia em empresas de auditoria e apresentação de casos práticos, Sped e NFe, automação robô.

Ana

A abertura foi realizada pela presidente Ana Tércia L. Rodrigues e, em seguida, o coordenador da Comissão de Estudos de Auditoria Independente do CRCRS, Marcelo Saweryn, apresentou os painelistas Márcio Knogl, sócio da KPMG, e Rafael Biederman Mariante, presidente da ADVB-RS, que falaram sobre “O Uso da Tecnologia em Empresas de Auditoria e Casos Práticos: Como Seria Auditar Experiências”. Os painelistas chamaram a atenção para as mudanças que a tecnologia trouxe para o mundo, principalmente na área de auditoria. Mencionaram o crescimento dos aplicativos e softwares como métodos que permitem que o mesmo problema ou necessidade de determinada pessoa ou empresa possa ser resolvido de diversas formas diferentes.

Por fim, abordaram a mudança de perfil dos profissionais ocasionadas por essa mesma tecnologia.

marcio

Márcio Knogl

rafael

Rafael Biederman Mariante

Dando seguimento ao fórum, o coordenador da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação, Paulo Roberto Silva, apresentou a palestra “Atualizações do SPED e NFE”. Destacou as novidades sobre o Sistema Público de Escrituração Digital e Nota Fiscal Eletrônica, com foco em atividades tributárias digitais pelos profissionais contábeis, fiscais e auditores.

paulo

Paulo Roberto Silva

Por fim, os integrantes da Comissão de Estudos de Tecnologia da Informação, Ricardo Bittencourt de Souza e Dulce Gobbi, trouxeram o tema automação robô para o debate. Demonstraram como o setor fiscal trabalhava há 5 anos e como se pode trabalhar hoje com a utilização do webservice do contador e a automação nos processos de importação e processamento das informações fiscais.

forum

Ricardo Bittencourt de Souza