CRCRS empossa novos Delegados Representantes

Na manhã de 11 de março, foram empossados, em solenidade virtual, 101 novos Delegados Representantes do CRCRS. A partir de então, os empossados terão o compromisso de representar institucionalmente a entidade em suas respectivas regiões.

A presidente Ana Tércia abriu a solenidade e, na sequência, manifestaram-se, prestigiando o evento, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda; a vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, Elaine Strehl; e os presidentes da Fecontábil-RS, Fernando Spiller; do Sescon-RS, Célio Levandovski; e do Sescon Serra Gaúcha, Joacir Reolon; além da Delegada Representante de Santa Maria, Simone Zanon, que falou em nome das delegadas e delegados empossados.

Ana Tércia L. Rodrigues, presidente do CRCRS

Em sua saudação inicial, a presidente Ana Tércia fez referência ao contexto de pandemia e destacou o caráter humano da solenidade. “Este é um evento que fala muito mais de pessoas do que de negócios e empresas”, afirmou, conclamando os profissionais a usarem todo o seu potencial para exercerem a Contabilidade, que é uma ciência social, em prol da sociedade.

Zulmir Breda, presidente do CFC

O presidente do CFC, Zulmir Breda, referiu-se à mudança na legislação que conferiu à função dos novos Delegados Representantes um caráter mais político-representativo do que o anteriormente desempenhado pelos delegados regionais. “Trata-se de um papel muito nobre, de diplomatas, embaixadores da profissão nas suas regiões, o que fortalece a imagem da profissão perante a sociedade”, salientou, lembrando o trabalho de aproximação realizado pelo CFC com o Ministério da Economia, para buscar a redução do tempo gasto com o cumprimento das obrigações assessórias. Segundo ele, buscar o melhoramento da legislação também nos municípios deve ser uma meta de todos. “Diminuir o tempo gasto para cumprir obrigações assessórias será um grande ganho para o País”, afirmou.

Breda também prestou homenagem a todos os que deixaram seus cargos, com reconhecimento pelo esforço de cada um pelo trabalho realizado voluntariamente em prol da profissão.

Elaine Strehl, vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS

A vice-presidente de Relações com os Profissionais do CRCRS, Elaine Strehl, fez um agradecimento especial aos integrantes da Comissão Permanente que analisaram as candidaturas, a todos os colaboradores envolvidos no processo de seleção e destacou a presteza com que os delegados que findaram seus mandatos sempre atenderam aos chamados do CRCRS.

Ao ler a deliberação de posse, a vice-presidente desejou sucesso aos empossados, salientando que “serão a extensão do CRCRS nas suas cidades e regiões”.

Fernando Spiller, presidente da Fecontábil-RS

Em sua breve manifestação, o presidente da Fecontáil-RS, Fernando Spiller, cumprimentou os novos Delegados Representantes, afirmando que, “apesar das dificuldades na área da saúde, ao longo do último ano, os profissionais contábeis mostraram que trabalhar em prol da classe, em auxílio das entidades, é cumprir o juramento da profissão, de devolver um pouco do que a contabilidade nos dá”.  Para Spiller, unida, a classe contábil será cada vez mais forte.

Célio Levandovski, presidente do Sescon-RS

A solidariedade às famílias vítimas da pandemia  e o juramento da Contabilidade também marcaram o pronunciamento do presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski, que recordou o importante papel exercido pelas entidades contábeis nas campanhas de destinação do Imposto de Renda devido.

Em homenagem a todos os delegados, trouxe o exemplo do ex-delegado regional de Montenegro, hoje vice-presidente de Controle Interno do CRCRS, Vilson Fachin. Segundo Levandovski, Fachin “cumpriu magistralmente o papel de apresentar as demandas de seus representados, sempre de maneira leve, e de levar a imagem da profissão perante as autoridades e perante a sociedade.”

Joacir Reolon, presidente do Sescon Serra Gaúcha

Que se possa trabalhar em uma perspectiva otimista, com um novo conceito e uma nova filosofia de trabalho e de vida, é o que espera o presidente do Sescon-RS, Joacir Reolon, a partir da experiência da pandemia. Dirigindo-se aos presentes, destacou o desafio de manter a profissão funcionando, mesmo de diante de um ambiente tão hostil, tendo em vista sua essencialidade, em diversos segmentos.

Simone Zanon, Delegada Representante do CRCRS em Santa Maria

Ao falar em nome dos novos representantes do CRCRS, a contadora Simone Zanon, Delegada em Santa Maria, destacou duas palavras: gratidão e cooperação. “Gratidão, pela vida e por poder estar exercendo o trabalho; cooperação, porque em momentos de crise vem à tona o melhor das pessoas”, disse, frisando que um grande desafio  se apresenta a quem atua na base do Conselho, uma vez que, segundo ela, a saída dessa crise começa com o trabalho realizado em cada município, em cada região do Estado.

Entre as manifestações, foram empossados os novos Delegados Representantes do CRCRS.

No encerramento da solenidade, a presidente parabenizou os empossados e agradeceu a todos os que contribuíram com o processo de escolha dos novos Delegados Representantes. Convidou todos que fazem parte da ‘Família CRCRS” a seguirem contribuindo com a entidade, seja como conselheiros, delegados, membros de comissões de estudos ou, ainda, como colaboradores voluntários.

Convicta de que equidade é uma causa de toda a sociedade, não só em postos profissionais, mas em lugares de liderança, a presidente também fez questão de mencionar  que nos encontramos na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, transcorrido em 8/3, e ressaltar que 40 dos 101 novos Delegados Representantes são mulheres, portanto, 39,6% do total – “percentual que demonstra o avanço da participação feminina nas entidades da classe e é resultado do trabalho exitoso, desenvolvido pelo projeto Mulher Contabilista, liderado no Rio Grande do Sul pela coordenadora do CRCRS Mulher, agora também Delegada Representante do Conselho em Venâncio Aires, Aline Gauer.

A cerimônia, transmitida pela TV CRCRS, no YouTube, contou, também, com a participação de vice-presidentes, ex-delegados, Delegados Honorários, conselheiros, integrantes de comissões de estudos, presidentes de sindicatos e associações, além de familiares dos empossados.