Webinar transmitido pelo CRCRS sobre canais de atendimento da Receita Federal reúne mais de 800 pessoas

Destinado a esclarecer os contribuintes sobre como proceder na busca de informações junto à Receita Federal do Brasil (RFB), o webinar “Atendimento na Receita Federal – Canais de atendimento virtual”, reuniu, na manhã de 16 de março, mais de 800 pessoas. Elas assistiram à palestra ministrada pelo analista tributário e chefe da agência da RFB em Frederico Westphalen/RS, André Frizon, com moderação do vice-presidente de Finanças do Sescon-RS e coordenador da Comissão de Tecnologia da Informação do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), Flávio Duarte Ribeiro Júnior. O evento gratuito, realizado pelo CRCRS, em parceria com a RFB, Sescon-RS, Sescon Serra Gaúcha e Fecontábil-RS, foi transmitido pela Plataforma Teams e pela TV CRCRS.

Flávio Duarte Ribeiro Júnior, vice-presidente de Finanças do SESCON/RS e coordenador da Comissão de Tecnologia da Informação do CRCRS

Na abertura, o coordenador Flávio Ribeiro destacou que esta é mais uma atividade que integra o Programa de Cidadania Fiscal da RFB, cujo objetivo é levar aos profissionais da Contabilidade e à sociedade como um todo informações e orientações. “O intuito do evento é viabilizar a probidade tributária”, salientou, saudando a parceria entre a Receita Federal e as entidades contábeis.

Em função da pandemia, em agosto do ano passado, o atendimento foi padronizado em todo o País, por meio da Portaria RFB 4.261/2020. No Rio Grande do Sul, os Centros de Atendimento ao Contribuinte (CACs) tiveram o atendimento presencial limitado a quatro horas diárias, nas unidades do interior do Estado, e a 12 horas, em Porto Alegre.

André Frizon, analista Tributário e Chefe da Agência da Receita Federal do Brasil em Frederico Westphalen/RS

Ao mesmo tempo, houve uma grande evolução na oferta de serviços digitais da Receita Federal. “Antes, tudo era atendido presencialmente; hoje, o atendimento presencial é uma das modalidades, entre várias outras disponíveis”, explica André Frizon, Todas as opções estão acessíveis no site da Receita Federal, www.gov.br/receitafederal/pt-br, que passou a oferecer uma navegação bem mais intuitiva.

Ao portal e-CAC, lançado em 2002 e permanentemente atualizado, somaram-se outras opções como o chatbot, lançado em agosto último, para atender serviços relacionados ao Cadastro de Pessoa Física (CPF), por meio do aplicativo de mensagens Telegram, simulando uma conversação em chat. A tecnologia, que usa inteligência artificial, busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão, sem necessidade de interagir com um servidor da Receita.

Também para atender questões pertinentes ao CPF, foi desenvolvida a caixa corporativa, um serviço de e-mail, por meio do qual a RFB se comunica com o contribuinte, informando-o sobre pendências e necessidades de atualização de documentos.

A seção Fale Conosco e uma lista de serviços em novo formato, bem mais intuitivo e com linguagem acessível aos contribuintes, estão entre os canais de atendimento que visam facilitar as buscas dos contribuintes no site.

O site também oferece possiblidade de Atendimento Regionalizado, por meio da Equipe de Atendimento de Retaguarda (EATRE). Por esse canal, qualquer requerimento de serviço pode ser realizado pelo próprio contribuinte, com: senha do portal www.gov.br, no caso de pessoa física; código de acesso, para pessoa física e para pessoa jurídica do Simples Nacional; ou certificado digital.

Sobre os cuidados necessários para operações com o Dossiê Digital de Atendimento à Distância (DDA) – como abrir processos fiscais somente em nome do contribuinte, estar atento ao passo a passo nos uploads de documentos e verificar os resultados de processos em andamento -, Frizon indica os seguintes documentos:

Leitura obrigatória – ADE Cogea nº 8, de 13 de setembro de 2019 (Procedimentos Específicos);

Leituras recomendadas – IN RFB nº 1.782, de 11 de janeiro de 2018 (Formato digital); IN RFB nº 1.783, de 11 de janeiro de 2018 (DDA); e Manual das Funcionalidades do e-Processo.

O webinar “Atendimento na Receita Federal – Canais de atendimento virtual” está disponível na TV CRCRS no YouTube. Confira!