Orgulho de ser contador: CFC comemora 75 Anos de Criação dos Conselhos de Contabilidade e regulamentação da profissão contábil

Em 27 de maio, foram celebrados 75 anos da criação do Sistema CFC/CRCs, desde a assinatura do Decreto-Lei n.º 9295/1946, pelo então presidente da República Eurico Gaspar Dutra. A diversificada programação do “Seminário em Comemoração aos 75 Anos de Criação dos Conselhos de Contabilidade”, realizado em formato híbrido, fez jus à grandiosidade da trajetória da classe contábil e foi transmitido ao vivo, pelo canal do CFC no YouTube (CFCBSB), durante todo o dia. Na plateia on-line, lideranças contábeis, renomados profissionais que contribuíram e contribuem para o crescimento e aprimoramento da classe contábil brasileira, autoridades, representantes de instituições parceiras e profissionais da contabilidade.

Presidentes dos Regionais prestam homenagens

Para homenagear o Sistema, os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade enviaram depoimentos sobre a importância da data. Ao parabenizar toda a comunidade contábil brasileira por pertencer a um sistema forte e atuante, a presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues, afirmou que “comemorar os 75 anos do Conselho Federal de Contabilidade é virar mais uma página do livro de memórias de uma profissão cuja história segue sendo contada por cada presidente, conselheiro, delegado, colaborador, membro de comissão de estudos dos 27 conselhos regionais de contabilidade que diariamente trabalham pela valorização e fortalecimento da profissão contábil.”

Detentores da Medalha João Lyra são homenageados

Durante o seminário, os 15 detentores da Medalha Mérito Contábil João Lyra foram homenageados por sua contribuição à história da Contabilidade no Brasil: Hilário Franco (SP), Ulisses Celestino de Góes (RN), Zilmar Bazergue Vasconcellos (RS), Ynel Alves de Camargo (SP), Olivio Koliver (RS), Antônio Lopes de Sá (MG), Miltino Rodrigues Martinez (BA), Sérgio Approbato Machado (SP), Ivan Carlos Gatti (RS), Antônio Carlos Nasi (RS), José Maria Martins Mendes (CE), Eliseu Martins (SP), Jose Martonio Alves Coelho (CE), Maria Clara Cavalcante Bugarim (AL) e Antoninho Marmo Trevisan (SP).

A Medalha do Mérito Contábil João Lyra, instituída em 1976, é conferida a cada quatro anos, durante os Congressos Brasileiros de Contabilidade, como forma de reverenciar os profissionais que tenham se distinguido de forma relevante e contribuído, direta ou indiretamente, para elevação da classe.

CFC lança livro comemorativo aos 75 anos de criação dos Conselhos de Contabilidade

Em meio ao seminário virtual, foi lançado o livro “75 Anos de Criação dos Conselhos de Contabilidade. Uma História Brilhante”, obra que resgata a história da regulamentação da profissão, a partir do início do século XX, com enredo composto por 75 atos. A comissão responsável pela elaboração do livro foi composta por expoentes da contabilidade no Brasil, sob a coordenação de José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC, no período 2014-2017.

Ex-presidentes do CFC são reverenciados

A contribuição dos ex-presidentes do CFC à classe contábil foi reverenciada em homenagem que contou com as participações on-line dos ex-presidentes José Martonio Alves Coelho e Maria Clara Bugarim. Na oportunidade, foi lançada a galeria virtual de ex-presidentes e lançada a placa comemorativa aos 75 anos de criação do Sistema CFC/CRCs, que será fixada no hall de entrada do edifício-sede do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília (DF). Em sua saudação, o presidente Zulmir Breda dedicou o evento aos antecessores no comando do CFC e anunciou que os ex-presidentes vivos receberão um troféu alusivo aos 75 anos.

Convite ao voluntariado

Em meio à comemoração dos 75 anos de criação do Sistema CFC/CRCs, o Conselho Federal de Contabilidade lançou a campanha “Orgulho de ser voluntário: orgulho de ser contábil”, em nível nacional. A ação tem por objetivo incentivar profissionais da contabilidade a participarem do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que busca apoiar a sociedade civil em diversas frentes.

Na ocasião, foi apresentada a nova versão do site voluntariadocontabil.cfc.org.br/, que facilita a identificação dos subprogramas, dos coordenadores estaduais e a divulgação das atividades que estão sendo realizadas em todo o país, entre elas as ações do PVCC-RS.

50 anos da Revista Brasileira de Contabilidade

Para marcar os 50 anos de edição consecutiva da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), foi realizado o painel “Celebração dos 50 anos de edição da RBC pelo CFC”, com as participações do presidente do CFC, Zulmir Breda; da coordenadora do Conselho Editorial da RBC, professora Jacqueline Veneroso Alves da Cunha; do coordenador do Conselho Editorial no período de 2005 a 2009, professor José Antonio de França; e do membro do Conselho Editorial da RBC, professor Ernani Ott.

Fundada em 1912, para servir de veículo da produção técnica da área contábil, a RBC é um patrimônio da classe contábil brasileira, mas, somente a partir da década de 1970, quando o CFC assumiu a responsabilidade sobre o periódico, a edição da revista não foi mais interrompida.

Em comemoração aos 50 anos de edição da RBC pelo CFC, foi produzido um número especial.

Painel com entidades parceiras

A visão das entidades parceiras do Sistema Contábil Brasileiro também foi tema de painel, durante o seminário comemorativo dos 75 anos do Sistema CFC/CRCs.

Integraram a mesa de debate virtual do painel a presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Adeildo Osório de Oliveira; o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), Valdir Renato Coscodai; e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas Júnior.

Novo perfil do profissional da contabilidade

Na palestra “Passado, presente e futuro da profissão”, o indicado à Medalha Mérito Contábil João Lyra, Antoninho Marmo Trevisan, apresentou a caminhada histórica da contabilidade e o seu desenvolvimento, abordando o novo perfil do profissional da contabilidade. A exposição, que encerrou as apresentações virtuais do seminário comemorativo aos 75 anos do Sistema CFC/CRCs, teve moderação do presidente do CFC, Zulmir Breda.

O vídeo do Seminário em Comemoração aos 75 Anos de Criação dos Conselhos de Contabilidade está disponível na TV CFC (CFCBSB), no YouTube. Confira!