CRCRS comemora Dia do Contador com lançamento do Programa Contador Parceiro e palestras sobre LGPD e segurança na internet

22 de setembro, Dia do Contador, dia de abrir novas perspectivas na profissão!

Para celebrar a data de modo muito especial, o CRCRS brindou os profissionais e estudantes com dois importantes eventos: o lançamento do Programa Contador Parceiro – Construindo o Sucesso, em conjunto com o Sebrae e o Conselho Federal de Contabilidade, e as palestras “Segurança na internet” e “LGPD: impactos e oportunidades para os profissionais da Contabilidade”.

O lançamento do programa Contador Parceiro contou com as presenças da presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues; do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior; da coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa e presidente do CRCPE, Maria Dorgivânia Arraes Barbará; da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Tatiani Margutti Brocca  Pedrotti; e do diretor superintendente do Sebrae-RS, André Vanoni; além da coordenadora nacional do Programa Contador Parceiro do Sebrae Nacional, Graziele Vilela, e das analistas de Desenvolvimento e Curadoria de Produtos e de Credenciamento, respectivamente, Gabriela Paiva Vilarinho e Andréia Keenan, ambas do Sebrae-RS.

Ao saudar os participantes do evento, a presidente Ana Tércia falou sobre a importância da parceria com o Sebrae para implementar bons projetos, que criam oportunidades para melhorar a performance dos profissionais no seu cotidiano de trabalho. Segundo ela, estar à frente do CRCRS em um momento tão desafiador, que coloca a classe contábil no epicentro desse turbilhão de mudanças, é motivo de alegria e orgulho. “A contabilidade é uma ciência no centro do ambiente de negócios, voltada a contribuir com a saúde das empresas”, considerou.

O Programa Contador Parceiro – Construindo o Sucesso vem para abrir novas perspectivas para profissionais da contabilidade e empreendedores, em especial, de micro e pequeno porte, por meio da capacitação de profissionais de todo o País, para atuarem na rede de atendimento Sebrae. A iniciativa tem como meta, até abril de 2023, qualificar cem mil profissionais da área em temas como gestão, empreendedorismo e inovação.

André Vanoni de Godoy, diretor Superintendente do Sebrae-RS, destacou a importância da data avaliando que os contadores são fundamentais para a sobrevivência dos pequenos negócios. “Essa parceria é de suma relevância por criar uma trilha de capacitação on-line e gratuita para esses profissionais, que passam a integrar uma rede estendida de consultoria, tornado-se referência para os empreendedores”, explica.

Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC e Maria Dorgivânia Arraes Barbará, coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa e presidente do CRCPE, idealizadores do programa, comemoraram o lançamento, fruto da parceria entre as entidades, com a chegada a um novo patamar de capacitação profissional.

O entendimento da essencialidade da profissão contábil foi reforçada por Aécio Dantas Júnior, que lembrou a campanha que vem sendo veiculada pelo Sistema CFC/CRCs, em veículos de comunicação de todo o País, com o objetivo de evidenciar perante a sociedade a importância do profissional da Contabilidade. “Somos essenciais para empresas de todos os portes; para os produtores rurais; para o trabalho do Judiciário, por meio dos inúmeros peritos contábeis; para a gestão pública, no bom direcionamento dos recursos públicos e contribuindo para a transparência das contas públicas, entre outras inúmeras atividades das administrações pública e privada, o que exige que estejamos capacitados a atuar como consultores”, frisou. Essa ampla capacitação de múltiplas habilidades é o que objetiva a trilha de conhecimentos desenvolvida no Programa Contador Parceiro, ao alcance de todos os profissionais, de forma totalmente on-line e gratuita.

Entusiasmada com as possibilidades abertas pelo Programa, a coordenadora do Comitê Gestor Nacional, Maria Dorgivânia Arraes Barbará, ressaltou as condições oportunizadas pelo Contador Parceiro para o desenvolvimento de novas habilidades e competências, que nem sempre são trabalhadas durante a formação acadêmica ou no cotidiano da profissão. “O programa está totalmente voltado para a gestão por meio de novas ferramentas tecnológicas, se convertendo em uma oportunidade para mudar o rumo da vida dos profissionais”, pondera.

Durante o evento, foram apresentados os Editais de Credenciamento do Sebrae, onde os consultores se inscrevem para prestar consultoria aos empreendedores, e a Plataforma Unio, portal de serviços onde os consultores podem se cadastrar e interagir diretamente com seus clientes. De acordo com André Vanoni de Godoy, trata-se de uma plataforma muito robusta, com expectativa de assumir grande importância no estabelecimento da conexão entre consultores e o exército de empreendedores ávidos por orientação adequada para o desenvolvimento de seus negócios.

Segurança na internet

Na sequência, Henrique Mezzomo Schneider e Vagner Christ, respectivamente CEO e sócio da Netfive, empresa especializada em segurança da informação, ministraram a palestra “Segurança na internet”. Além de dados sobre o registro de ocorrências, os especialistas apresentaram dicas valiosas sobre os comportamentos a serem adotados no cotidiano de trabalho a fim de evitar invasões, tanto em contas pessoais como nos sistemas de empresas.

 

LGPD: Impactos e Oportunidades para os Profissionais da Contabilidade

No final da tarde, foi a vez de abordar um dos temas que mais tem exigido atenção, na atualidade: a Lei Geral de Proteção de Dados. A palestra “LGPD: Impactos e Oportunidades para os Profissionais da Contabilidade” foi ministrada pelo presidente do Conselho de Administração da Safeweb e membro titular do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Luiz Carlos Zancanella, com moderação da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCRS, Tatiani Margutti Brocca Pedrotti.

 

Em sua explanação, Zancanella esclareceu tópicos como o que são dados pessoais e dados sensíveis; o que é tratamento de dados; os objetivos da LGPD e os direitos dos titulares dos dados, entre outros aspectos, como segurança da informação e observação da conformidade com a Lei. Acesse a TV CRCRS, YouTube e confira também as orientações específicas para procedimentos em escritórios contábeis.

Os eventos foram transmitidos pela TV CRCRS e pela Plataforma Teams, sendo que as palestras foram pontuadas e certificadas para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).