Evolução do ensino é tema de destaque do XIII Congresso Interamericano de Educadores da Área Contábil

O XIII Congresso Interamericano de Educadores da Área Contábil iniciou suas atividades na manhã desta segunda-feira (18). O evento tem como objetivo fortalecer a formação acadêmica dos estudantes de Contabilidade para assim promover o desenvolvimento da profissão contábil.

Em sua fala inicial, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Ana Tércia, cumprimentou a todos e destacou a satisfação de receber no estado do Rio Grande do Sul eventos tão importantes para a classe contábil, como a XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC) e a XVIII Convenção de Contabilidade do RS (CCRS), além do referido Congresso.

Mesa de abertura do XIII Congresso Interamericano de Educadores da Área Contábil | Foto: Marco Escada / Imprensa CIC-CCRS

Ana Tércia lembrou ainda da responsabilidade que cabe aos educadores de formar o capital intelectual da profissão contábil.  “O congresso se realiza em momento oportuno, momento em que ainda estamos vivenciando, saboreando os efeitos das comemorações do Dia dos Educadores, daqueles profissionais que com sua formação técnica optaram por atuar na docência, na área acadêmica, na pesquisa, na extensão e ensino. Nada é mais desafiador, nada exige mais responsabilidade de um profissional do que ser responsável pela formação dos futuros profissionais, colocar no mercado todo o capital intelectual que vai assumir o desenvolvimento da profissão no futuro”, disse ela.

 A presidente encerrou sua exposição falando da alegria de completar 30 anos de formação acadêmica adquirida na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), local de onde o congresso está sendo transmitido, e compartilhando o orgulho de fazer parte dos docentes da área contábil no país. “Sou contadora de formação e professora por opção”, finalizou.

Na sequência, a presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Maria Clara Cavalcante Bugarim, tomou a palavra, agradeceu aos presentes e falou também do orgulho de o estado estar sediando todos os eventos mencionados. Na oportunidade, ela destacou a conclusão da respectiva gestão frente à associação e sobre como essa missão impactou sua atuação profissional.

“Hoje estou vivendo os momentos finais da nossa gestão. Eu não poderia ter mais honra e alegria de estar concluindo minha gestão com esse evento dedicados aos professores.

Maria Clara lembrou ainda do momento especial que vive o mundo todo, a pandemia de Covid-19, e que marcou o período de muitas ações desenvolvidas pela AIC, em especial da Comissão de Educação que não reduziu suas atividades.

“Apesar do momento especial que estamos vivendo no mundo, a pandemia de Covid-19, a Comissão de Educação, como todas as demais da AIC, trabalhou fortemente. Somente a ela realizou noventa atividades durante esses dois anos. Atividades de muita qualidade, como publicações de artigos na revista da AIC e a realização de seminário, fazendo um trabalho belíssimo junto com todos os profissionais educadores da nossa região”, disse.

Por fim, o presidente da Comissão de Educação da AIC, Mario Ernesto Díaz Duran, agradeceu as palavras e deu início à moderação do painel de abertura intitulado “Os diferentes modelos de educação híbrida”, ministrada por Claudio Rama Vitale.

O XIII Congresso Interamericano de Educadores da Área Contábil está sendo realizado na modalidade híbrida para contemplar todos os profissionais da contabilidade dos 21 países integrantes da AIC e para atender os protocolos de segurança sanitária definidos para esse tipo de circunstância.  As atividades do Congresso continuam na parte da tarde. O evento pode ser acompanhado pelo site da XXXIV CIC e XVIII CCRS, no link https://cic-ccrs.com/.

 

Fonte: Comunicação CFC