Gratidão e emoção, sentimentos que dominaram a última reunião plenária de 2021 e encerramento da atual gestão

A emoção invadiu, na manhã de hoje, a última reunião plenária de 2021 que foi, também, a última da atual gestão. Em formato híbrido, a sessão, conduzida pela presidente Ana Tércia, foi prestigiada pelo presidente e pelo conselheiro do CFC, respectivamente, Zulmir Breda e Pedro Gabril, além dos presidentes do CRCRS Rogério Rokembach (2006-2009) e  Enory Spinelli (2002-2005). Também participaram vice-presidentes, conselheiros, delegados representantes e colaboradores do regional.

Sessão Plenária

Na oportunidade, a presidente Ana Tércia agradeceu aos presidentes que a antecederam no cargo e, muito especialmente, ao presidente Zulmir Breda e ao conselheiro do CFC, Pedro Gabril, que muito contribuíram para o sucesso de sua gestão à frente do CRCRS.

Presidentes do CFC, Zulmir Breda, e CRCRS, Ana Tércia

Ao fazer uso da palavra, o presidente Zulmir Breda, que também encerra seu mandato no Conselho Federal, no próximo dia 31, agradeceu todo o apoio recebido em sua gestão e cumprimentou a presidente Ana Tércia por ter tornado o CRCRS um modelo para outros Estados, especialmente no que se refere a iniciativas em prol da inclusão e da pluralidade.

Sobre seu exercício na presidência do CFC, Breda salientou a satisfação com o trabalho realizado, que passou pela revisão da legislação profissional e pela modernização da entidade, dentre outras conquistas. “Daqui para a frente, a pauta da profissão contábil é a sustentabilidade”, afirmou.

Conselheiro do CFC, Pedro Gabril Kenne da Silva

Na sequência, o conselheiro Pedro Gabril Kenne da Silva, agradeceu a oportunidade de participar dessa, que foi sua última plenária com mandato eletivo ainda em vigor, e destacou a grande expectativa que recai sobre a futura participação da presidente Ana Tércia como conselheira do CFC. Também enfatizou os legados dos presidentes anteriores do CRCRS, em especial, Rogério Rokembach, que lhe oportunizou, à época em que foi conselheiro do regional, representar a entidade no Fórum dos Conselhos, trabalhar pelo controle social da gestão pública, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

O presidente Enory Spinelli, em breve manifestação, saudou os presentes e parabenizou a presidente Ana Tércia pelo enfrentamento da pandemia e o sucesso da gestão. Também registrou sua preocupação com os altos índices de reprovação nos exames de suficiência, o que, segundo ele, evidencia a necessidade de um olhar atento às instituições de ensino de Ciências Contábeis.

Presidente do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues

Em um segundo momento, a presidente agradeceu também aos vice-presidentes, aos conselheiros, aos diretores, delegados representantes, integrantes de comissões de estudos e aos colaboradores pelas valiosas contribuições à gestão. “A jornada como presidente do CRCRS foi a mais transformadora que já vivi. Exercer a liderança é também uma jornada de autoconhecimento e uma empreitada que contou com um grande time de colaboradores,” declarou.

Diretor Executivo, Ricardo Vitória, presidente Ana Tércia e vice-presidente de Relações com os Profissionais, Elaine Göergen Strehl

Em nome do plenário e dos colaboradores, o diretor Ricardo Vitória e a vice-presidente de Relações com os Profissionais, Elaine Strehl, entregaram flores e uma placa com menção de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela presidente Ana Tércia no CRCRS, “nas gestões 2004/2007, 2008/2009, 2014/2017 e 2018/2021, esta última como a primeira mulher a assumir a presidência, na história da entidade”.

No encerramento da sessão, o presidente Rogério Rokembach fez uso da palavra, precedendo as homenagens expressadas por diversos conselheiros. Sempre com muito humor, Rokembach lembrou que a história atual é fruto do legado de todos os presidentes anteriores, que iniciaram o Conselho e deram prosseguimento ao trabalho, legando um desafio aos próximos gestores, que precisarão se esforçar muito para fazer melhor. Afirmou, ainda, que o presidente Zulmir honrou o Estado e o CRCRS, em sua gestão como presidente do CFC, e declarou sua grande admiração pela presidente Ana Tércia, como profissional, gestora e como pessoa.