Encerrando mais um ciclo

O bom da vida, entre tantas coisas, é podermos encerrar uma etapa, um ciclo, ou uma jornada e vermos o quanto crescemos como pessoas, que aprendizados tivemos e que levaremos para o resto de nossas vidas.

Ao encerrar meu mandato de quatro anos à frente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e oito anos como conselheiro, tenho a certeza de que muito mais aprendi do que ensinei, e que bom que foi assim, pois tive a oportunidade de agregar novos conhecimentos, conhecer novas pessoas, fazer novas amizades, aprender mais sobre resiliência, compreensão, lealdade, humildade, respeito e consideração.

A vida é assim, está sempre nos oferecendo chances de aprendizado em todos os sentidos, basta que estejamos dispostos a abraçar as oportunidades. Por isso, quero aqui agradecer a cada um dos mais de 500 mil colegas contadores e técnicos em contabilidade por terem me oportunizado essa experiência incrível e, também, pelo apoio recebido.

Exerci o mandato de presidente do CFC com muito orgulho e com muita responsabilidade, sempre buscando aquilo que entendia ser o melhor para a classe, em todos os aspectos.

Nessa missão, tive também o apoio, a participação e dedicação de todos os conselheiros que fizeram parte do Plenário nesses quatro anos, a quem externo a minha gratidão pela parceria e colaboração. Aos vice-presidentes, que dividiram comigo as principais tarefas e decisões da gestão do Conselho, o meu especial agradecimento pelo empenho, lealdade e dedicação irrestrita.

Aos funcionários do CFC, de todos os níveis hierárquicos, que formam um verdadeiro time de competentes profissionais, o meu reconhecimento pelo trabalho realizado.

Aos colegas que contribuíram conosco nos diversos grupos de trabalho e comissões de estudo, nas mais diversas áreas, o meu agradecimento pela imensa colaboração emprestada ao CFC e, em última instância, à classe contábil. Sem a prestimosa participação de cada um, muito menos teria sido possível fazer.

Às nossas entidades de classe, parceiras na realização de tantas ações e eventos promovidos em conjunto e em benefício da classe, o meu sincero agradecimento. Quando atuamos juntos, com um fim comum, somos muito mais fortes.

Aos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), que são responsáveis pela execução direta das ações finalísticas de nosso Sistema, o meu reconhecimento e agradecimento pela dedicação e incentivo para que sejamos cada vez melhores em nossas entidades, como líderes da classe em nosso país.

Enfim, a todos aqueles que, direta ou indiretamente, colaboram para que o Sistema CFC/CRCs possa cumprir sua missão institucional, o meu muito obrigado.

No balanço de encerramento desses quatro anos, tenho a certeza do dever cumprido. Buscamos aumentar o raio de ação do CFC, ampliando as parcerias, desenvolvendo a sua comunicação interna e externa, agilizando o andamento dos processos com o uso de ferramentas tecnológicas, oferecendo novos serviços à classe e, com isso, melhorando a imagem do Sistema CFC/CRCs como um todo.

O detalhamento das ações empreendidas nesse período está contido no relatório de gestão que produzimos para a classe, disponível no site do CFC: www.cfc.org.br. Nesse documento, os colegas poderão encontrar os principais feitos da gestão que ora encerramos, de forma comparativa para melhor compreensão.

Nosso planejamento estratégico foi reformulado em 2018 para os próximos dez anos, até 2027, e, durante a nossa gestão, buscamos seguir à risca as diretrizes nele estabelecidas.

Tenho certeza de que a nova gestão, que se instalará no início do próximo ano, dará continuidade a este planejamento e fará muitas tantas outras realizações pela classe contábil.

Assim são ciclos e cada novo ciclo representa uma nova oportunidade de crescimento, de melhoria e de inovação que a vida nos oferece.

Desejo à nova gestão que se inicia que aproveite cada oportunidade para fazer mais e melhor, sempre firme no lema que nos guia desde sempre: servir à classe sem dela se servir.

Antes de encerrar, preciso fazer um agradecimento especial à minha família, por ter compreendido e aceitado as minhas ausências quando estava cumprindo essa missão honorífica de liderar o Conselho Federal de Contabilidade, na luta por um ideal de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da profissão contábil e do Sistema CFC/CRCs. Muito obrigado pela compreensão!

Agradeço a Deus por tudo o que vivenciei, desejo um Feliz Natal a todos os colegas e amigos e a seus familiares e que o ano vindouro seja pródigo em boas venturas.

Até breve!

Zulmir Ivânio Breda