Posse da nova diretoria e conselheiros: conectados na evolução!

A solenidade de posse da nova diretoria do CRCRS, para o biênio 2022-2023, dos conselheiros eleitos (18 titulares e 18 suplentes), para o quadriênio 2022-2025, e dos três conselheiros do terço remanescente (2022 a 2023), marcou a noite de 22 de março. O evento foi realizado no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

O contador Márcio Schuch Silveira é o novo presidente do CRCRS. É o 26º presidente da entidade, desde a sua fundação, em 25 de abril de 1947. Este ano, a entidade completa 75 anos.

A mesa solene contou com as participações: do presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Jr; a vice-presidente Técnica do CFC e presidente do CRCRS no período 2018-2021, Ana Tércia L. Rodrigues; a superintendente adjunta da Receita Federal do Brasil 10ª região, Maria Angélica Flores Orth; a presidente da JucisRS, Lauren Momback; o contador e auditor-geral do Estado, Rogério Meira; o diretor Legislativo da Fenacon, Diogo Chamun, na ocasião, representando o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior; e o secretário municipal da Fazenda de Porto Alegre, Rodrigo Fantinel.

Mesa solene

Um dos momentos mais tocantes da cerimônia foi a transmissão de cargo, oportunidade em que a contadora Ana Tércia L. Rodrigues se despediu do cargo e passou a presidência para o novo titular eleito, Márcio Schuch Silveira.

Presidente CRCRS (2018-2021), Ana Tércia L. Rodrigues

Ana Tércia ressaltou que a satisfação de ter feito seu sucessor no CRCRS soma-se ao grande orgulho de ter sido, também, professora do novo presidente, na graduação em Ciências Contábeis e orientadora no mestrado, assim como de seu pai, contador João Carlos Andriotti Silveira, na pós-graduação. João Carlos foi conselheiro e delegado do Conselho no município de Guaíba. 

“João Carlos Silveira e Márcio Schuch são um case exitoso de sucessão familiar. Penso que a minha gestão se completa na tua, Márcio. Não acredito em bons líderes que não saibam formar bons sucessores. Portanto, o sucesso da minha liderança também depende da tua gestão, do teu desempenho e da tua equipe, pois sabemos que ninguém faz nada sozinho. Sou muito grata por ter tido equipe, time!”, afirmou Ana Tércia.

A seguir, o diretor Executivo do CRCRS, Ricardo Vitória, procedeu a leitura do Termo de Posse, que foi assinado pelo presidente Márcio Schuch que, de imediato, fez o juramento de posse, acompanhado por todos os conselheiros.

Assinatura do Termo de Posse

Presidente Márcio Schuch Silveira

Integrantes do plenário do CRCRS prestam juramento

Logo após, foram empossados os conselheiros eleitos para o quadriênio 2022-2025.

Conselheiros suplentes

Conselheiros titulares

Conselheiros titulares

Conselheiros titulares e suplentes do terço remanescente, com mandato até 31 de dezembro de 2023

Na oportunidade, foi apresentada a diretoria do CRCRS para o biênio 2022-2023.

Diretoria do CRCRS, gestão 2022-2023

Ao fazer uso da palavra, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Jr, enalteceu a cultura do Estado e, ao cumprimentar o presidente Márcio e os novos conselheiros, agradeceu aos presidentes anteriores do CRCRS pelo empenho e dedicação na construção da entidade. Exaltou a grandeza e a pujança da classe contábil, unida e ciente de sua essencialidade. E recomendou: “unam-se em torno do ideal de ver a contabilidade gaúcha cada vez mais respeitada e representativa. Contem com o irrestrito apoio do CFC. Vocês, juntamente com os conselheiros do terço remanescente, têm a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho dos que os antecederam e deixaram um enorme legado de compromisso com a classe.”

Aécio Prado Dantas Jr., presidente do CFC (2022-2023)

O novo presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, iniciou seu discurso destacando a renovação do Plenário do Conselho, com mais de 65% dos conselheiros empossados, inaugurando seus primeiros mandatos. Com uma reflexão sobre a sua trajetória no Conselho e apontando alguns objetivos a serem realizados daqui para a frente, Márcio saudou os presentes à cerimônia, salientando que se tratava de um momento de celebração para compartilhar com familiares e amigos.

Emocionado, contagiou a todos, ao lembrar do seu início na profissão aos 14 anos de idade, a convivência com o pai, de quem herdou a paixão pela profissão, o envolvimento com o CRCRS e a valorização do trabalho em prol da sociedade. Com a voz embargada, falou sobre a família, agradecendo, em especial, o apoio da mãe, da esposa e do tio que muito ajudou seu pai no início da empresa de contabilidade que, hoje, sob a sua direção, conta 35 anos de atividades.

De forma contundente, destacou a grande responsabilidade da profissão com o desenvolvimento econômico e social do País e a descoberta de que os números da contabilidade, na verdade, falam sobre o comportamento das pessoas e suas decisões. Por isso, para bem dominar a linguagem dos negócios, Márcio considerou muito importante, primeiramente, saber lidar com as pessoas e compreender a complexidade do ambiente empresarial.

Também no mundo das entidades contábeis, a convivência com as pessoas é transformadora. Entre aqueles que, de alguma forma, o auxiliaram nessa caminhada, Márcio Schuch fez um agradecimento especial aos presidentes do CRCRS, Antônio Palácios (2014-2017), Rogério Rokembach (2006-2009) e Ana Tércia (2018-2021); do CFC, Zulmir Breda (2018-2021) e aos contadores Pedro Gabril, Márcio Karczeski e Celso Luft. 

Márcio falou, ainda, sobre o planejamento para o ano de 2022 e apresentou o lema da nova gestão: ‘Conectados na Evolução!’

CRCRS: “Conectados na Evolução!”, o slogan da gestão 2022-2023

“A contabilidade está em constante evolução e precisamos seguir acompanhando e dando apoio para o desenvolvimento econômico da nossa sociedade.  O CRCRS tem uma grande responsabilidade nesse desafio. Continuaremos valorizando o registro, a fiscalização e a educação continuada, mas iremos além. Atuaremos para que possamos ser reconhecidos como uma entidade profissional com atuação decisiva para o desenvolvimento sustentável. Estamos conectados na evolução da nossa sociedade, acompanhando de perto o desenvolvimento de uma consciência econômica voltada para a sustentabilidade do planeta”, assegurou o novo presidente do CRCRS.

Prosseguiu agradecendo as parcerias da Receita Federal e das secretarias da Fazenda do Estado e do Município e reforçou o convite aos parceiros, Ibracon, Sescon-RS, Sescon Serra Gaúcha e Fecontábil, para que continuem conectados – conectados na evolução.

Reiterou, ao presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Jr., a disposição do CRCRS na colaboração da construção de pontes com a sociedade e para a constante evolução do Sistema CFC/CRCs.

Ao encerrar seu discurso, cumprimentou os representantes dos demais CRCs, presentes à cerimônia, sinalizou à diretoria e aos colaboradores a expectativa de construir uma gestão de excelência e agradeceu a confiança de todos.

O evento contou com a participação do contador e auditor-geral do Estado, Rogério Meira; do secretário Municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel; da superintendente adjunta da Receita Federal do Brasil 10ª região, Maria Angélica Flores Orth; da presidente da JucisRS, Lauren Momback; do diretor Legislativo da Fenacon, Diogo Chamun, representando o presidente da entidade, Sérgio Approbato Machado Jr; do presidente do Sescon-RS, Célio Levandovski; do presidente do Sescon Serra Gaúcha, Osmar Júnior Tomielo da Rocha; do presidente da Academia de Ciências contábeis do RS, Eloi Dalla Vecchia; além dos presidentes dos Conselhos Regionais de Santa Catarina, Marisa de Morais; e do Paraná, Laudelino Jochem; dos vice-presidentes do CRCSP, João Carlos Garcia e Eduardo Monello; do CRCRJ, Ilan Renz; e do CRCMG, Mário Lúcio Gonçalves de Moura. Também estiveram presentes delegados representantes do CRCRS, integrantes de Comissões de Estudos e colaboradores do Conselho.

Sobre Márcio Schuch Silveira

Márcio Schuch Silveira é graduado em Ciências Contábeis; Mestre em Ciências Contábeis, empresário contábil, consultor de empresas, professor universitário em graduação e pós-graduação, integrante do Tribunal Administrativo de Recursos Tributários da Prefeitura de Porto Alegre. Foi presidente do Observatório Social de Guaíba (2017 a 2018).

No CRCRS, atuou como delegado regional no município de Guaíba, de 2008 e 2013; integrou a Comissão de Estudos do CRCRS Jovem de 2008 a 2009 e foi coordenador dessa comissão de 2010 a 2011; integrante da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis de 2012 a 2013 e coordenador no período de 2014 a 2015. Assumiu a vice-presidência Técnica de 2016 a 2017. No ano seguinte, passou para a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional. Atualmente, é presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) – gestão 2022-2023.

Conselho diretor (2022-2023)

Presidente: Márcio Schuch Silveira
Vice-presidente de Gestão: Grace de Avila Rodrigues
Vice-presidente de Fiscalização: Juliano Bragatto Abadie
Vice-presidente de Registro: Elaine Görgen Strehl
Vice-presidente de Controle Interno: Paulo Gilberto Comazzetto
Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional: Patrícia de Souza Arruda
Vice-presidente de Relações com os Profissionais: Tatiani Margutti Brocca Pedrotti
Vice-presidente de Tecnologia e Inovação: Ricardo Kerkhoff
Vice-presidente Técnico: Marco Aurélio Gomes Barbosa

Conselheiros (2022-2025)

Titulares:
Contadores: Márcio Schuch Silveira, Anabéli Galvan Perera, Célio Belmiro Laux Affeld, Elaine Görgen Strehl, Fabiana dos Santos, Felipe da Rocha Paesi, Grace de Ávila Rodrigues, Gustavo Ferres da Silveira, Juliano Bragatto Abadie, Lucas Arêa de Marco, Marco Aurélio Gomes Barbosa, Marlete de Moura Ribeiro, Patrícia de Souza Arruda, Ronei Xavier Janovik, Tairo Rolim Fracasso, Vilson José Fachin
Técn. em Contab.: Cristiani Fonseca de Souza e Luis Fernando Ferreira de Azambuja

Suplentes:
Contadores: Cezar Volnei Mauss, Magda Regina Wormann, Luiz Manoel Alves da Trindade, Eliziane Fogliatto Caitano Miguel, Aristeu Costa dos Santos, Elis Andreia Altreiter, Eliane Rodrigues Soares, Ana Paula Meneghetti Borges, Diego Luciano Fraga, Wendy Beatriz Witt Haddad, Marcos Beltrami, Celso Luft, Vinícius Schneider, Mozart Dagoberto Giovanini Pereira, Pedra Negorete da Costa
Técn. em Contab.: Lisiane de Abreu Munchen, Márcia Salete de Vargas Basso, Cármen Alves Tigre.

Mandato complementar (2022 a 2023)
Efetivo: contador Claudionor José Mores
Suplentes: contadora Patrícia Coelho Motta de Souza e técn. em contab. Edmilson Norberto Zortéa