Dia D do ensino de Ciências Contábeis. País discute mudanças nas diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis.

No próximo dia 24 de maio, ocorrerá ampla discussão, em todo o País, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em torno da minuta propositiva de alteração da Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
A minuta foi elaborada a partir de contribuições das IES, coordenadores e professores do curso de Ciências Contábeis dos 27 estados da federação, por meio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, levando em conta a necessidade de adequação do curso de graduação em Ciências Contábeis à nova realidade do mercado. O documento está disponível para contribuições na plataforma Participa + Brasil.
O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) estará propondo debates em torno do tema, das 9h às 11h, de forma on-line, pela plataforma Teams, com transmissão pela TV CRCRS no Youtube.
Desde o surgimento do curso de Ciências Contábeis (1945), não havia uma discussão tão ampla e abrangente sobre a matriz curricular do curso de Ciências Contábeis como esta que está sendo promovida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O objetivo é reunir as contribuições da comunidade contábil e encaminhar ao Ministério da Educação (MEC) ainda no primeiro semestre de 2022.
Para o professor Marco Aurélio Barbosa, vice-presidente do CRCRS, essa é uma das maiores manifestações sobre mudanças nas diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis propostas ao Ministério da Educação (MEC). Ao longo da história recente, é a primeira vez que o MEC abre essa possibilidade ao CFC – resultado do esforço conjunto do Conselho e Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Por isso, é importante a participação da comunidade contábil nessa discussão.

Sugestões para a proposta que está em Audiência Pública até o dia 31 de maio, deverão ser encaminhadas para o link https://www.gov.br/participamaisbrasil/proposta-de-resolucao-oriunda-do-conselho-federal-de-contabilidade.