CRCRS participa de painel sobre contribuições da Contabilidade para o desenvolvimento do Estado

As contribuições da Junta Comercial e da Contabilidade para o desenvolvimento econômico do Estado foram tema do painel realizado, pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), durante sua tradicional reunião-almoço “Tá na Mesa”, de 1º de junho. Os avanços decorrentes da digitalização e da inovação nos processos de abertura de empresas e a simplificação do exercício da atividade empresarial foram abordados pelos presidentes do CRCRS, Márcio Schuch Silveira; da Junta Comercial (JucisRS), Lauren Mombach; e do Sescon-RS, Flávio Ribeiro Júnior. Na oportunidade, o presidente da Federasul, Anderson Trautman Cardoso, apontou a desburocratização como um grande impulso para o empreendedorismo.

Os painelistas também responderam aos questionamentos da plateia formada por empresários e representantes de entidades profissionais e empresariais

A desburocratização do ambiente de negócios no Estado também foi destacada pela presidente da JucisRS, Lauren Momback, que falou sobre o sucesso da plataforma Tudo Fácil Empresas, lançada em Porto Alegre, em dezembro do ano passado. “O tempo médio de abertura de uma empresa de natureza Ltda ou individual caiu de 10 dias para 10 minutos. Com a plataforma, o processo, que antes demandava mais de uma dezena de procedimentos, passou a ser feito mediante acesso único, automatizado e exclusivamente no site da Junta Comercial,” explicou a presidente da Junta Comercial.

A plataforma Tudo Fácil Empresas já opera, também, nas cidades de Panambi e Novo Hamburgo e se encontra em fase de implantação em mais 39 municípios.

Lauren Mombach, presidente da JucisRS

Na sequência, o presidente do Sescon-RS lembrou a importância da digitalização nos processos que viabilizam a criação de novas empresas e que estão trazendo para o mercado formal muitas atividades que, até então, eram desenvolvidas informalmente, em função do custo e dos prazos. “A aceleração dos processos que validam documentos também incentivam a geração de mais empregos e trazem mais renda, inclusive para o recolhimento de impostos”, enfatizou Flávio Ribeiro Júnior.

Flávio Ribeiro Júnior, presidente do Sescon-RS

No encerramento do painel, o presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, salientou a universalidade da profissão contábil e seu papel essencial, não somente para o desenvolvimento econômico e social da sociedade, como também para a sustentabilidade do planeta, de acordo com os parâmetros contidos na sigla ESG – do inglês Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança). “A Contabilidade é tida como a linguagem dos negócios, em todo o mundo. É praticada sob o mesmo modelo no Rio Grande do Sul, nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. Mas, não basta mais apenas gerar informações para os gestores e para a sociedade. Estamos trabalhando para gerar um framework que permita, de forma objetiva e universal, interpretar quais são os compromissos de empresas e Estados com o desenvolvimento sustentável do nosso planeta”, afirmou Silveira.

Márcio Schuch Silveira, presidente do CRCRS

Durante o evento, o CRCRS homenageou a Federasul, pela passagem dos seus 95 anos, que ocorrerá em outubro. A presidente do CRCRS gestão 2018-2021 e vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia L. Rodrigues, entregou uma placa alusiva à data ao presidente Anderson Trautman Cardoso.

Márcio Schuch Silveira, presidente do CRCRS; Anderson Trautman Cardoso, presidente da Federasul; e Ana Tércia L. Rodrigues, presidente CRCRS gestão 2018-2021 e vice-presidente Técnica do CFC

O “Tá na Mesa” também distinguiu as três entidades convidadas com uma placa comemorativa. A Junta Comercial, pelos seus 145 anos; o CRCRS, pelos 75 anos; e o SesconRS, pelos 35 anos.

Entidades foram homenageadas pela Federasul

Além dos secretários de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Vicente Perrone, estiveram presentes representantes de entidades profissionais e empresariais, além de conselheiros, delegados representantes e diretores do CRCRS. Prestigiaram, ainda, o evento, o presidente do CFC gestão 2010-2013, Zulmir Breda, e os vice-presidentes Elaine Strehl e Juliano Abadie.

Conselheiros Ronei Janovik e Vilson Fachin; vice-presidente de Fiscalização, Juliano Abadie; e conselheira Fabiana dos Santos

Presidente do CFC gestão 2018-2021, Zulmir Breda; presidente da Associação Comercial de Estrela, Gerson Strehl; vice-presidente de registro do CRCRS, Elaine Strehl; diretores Administrativo, Luciano Juskoska, e Executivo, Ricardo Vitória