Seminário propõe debate em torno dos temas: SST no eSocial, contabilidade para gestão e a contribuição da classe contábil para o desenvolvimento da sociedade

Na tarde de 7 de julho, os profissionais da contabilidade lotaram o auditório do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS em Uruguaiana para assistirem as palestras e o painel do Seminário de Gestão e Desenvolvimento, que apresentaram temas contemporâneos importantes para o dia a dia da atividade contábil. Este segundo evento presencial de 2022 reuniu autoridades municipais, representantes da Receita Federal e Estadual, empresários e profissionais de entidades contábeis de Uruguaiana, Alegrete e outras cidades da região, além dos vice-presidentes, conselheiros e delegados representantes do CRCRS.

O presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, abriu o seminário destacando a satisfação pela retomada dos seminários no interior. Enfatizou que a realização dos seminários é uma oportunidade para debater a gestão e o desenvolvimento, a partir de uma nova visão da profissão contábil.

O delegado representante do CRCRS em Uruguaiana, Alessandro Urquiza Pavanato, também saudou os presentes. Ele agradeceu a colaboração dos profissionais da contabilidade para a realização do evento e disse sentir-se honrado por Uruguaiana ter sido escolhida pelo Conselho para sediar o Seminário, este ano.

Ainda durante a solenidade de abertura, o presidente do Sindicontábil de Uruguaiana, Luiz Henrique Barcellos Fanti, referiu-se à relevância desse momento de atualização profissional, em especial, por abordar aspectos tão importantes como gestão e desenvolvimento.

O secretário municipal da Fazenda de Uruguaiana, Valdir Vennes da Rosa, que representou o prefeito Ronnie Mello, salientou a importância da contabilidade para o bom desempenho da sua pasta. Segundo ele, é o elo estreito entre o Poder Executivo e os profissionais contábeis que permitem atender adequadamente os interesses dos contribuintes e das empresas, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento social.

Após a cerimônia de abertura, o especialista em eSocial e Legislação Trabalhista, Thiago Rodrigues, apresentou a palestra sobre Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no eSocial, para um público de mais de cem pessoas. Além de apresentar o ambiente virtual do eSocial, abordou tópicos como as obrigações e a fiscalização do Ministério do Trabalho e da Receita Federal do Brasil; os impactos da normas reguladoras; e aspectos da aposentadoria especial. Também sublinhou a necessidade de observância do art. 47 da IN 971/2019 da Receita Federal do Brasil e comentou o monitoramento da saúde do trabalhador, condições de ambientais do trabalho – fatores de risco, fluxo nos processos (rotinas), e folha de pagamento (RAT, FAP, FPAS e CPP), entre outros.

A mediação da palestra ficou por conta do conselheiro do CRCRS Luiz Manoel da Trindade.

A segunda palestra da tarde tratou de um tema de grande importância para as organizações contábeis: “Contabilidade para Gestão”, ministrada pelo contador Felipe de Barros Dutra, integrante da Comissão de Estudos de Controladoria do CRCRS, com moderação do presidente do Sindicontábil de Uruguaiana, Luiz Henrique Fanti.

Entre os tópicos abordados, foram detalhadas a importância do Plano de Desenvolvimento de Negócios, a precificação (venda, tributos, custeio, ponto de equilíbrio, compra, margem de contribuição), a gestão de pessoas, gestão baseada em valor (valuation+diligence), governança e compliance. Também sugeriu maneiras de apresentar dados e como escolher as ferramentas apropriadas, citando exemplos utilizados, na prática, em sua organização contábil. Dutra finalizou sua apresentação, demonstrando que a gestão deve ser estruturada baseada em três pilares fundamentais: pessoas, processos e sistemas.

O painel “Conectados no Desenvolvimento da Sociedade”, que reuniu o presidente Márcio Schuch Silveira e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana, Rodrigo Santariano, com mediação do delegado representante do CRCRS em Uruguaiana, Alessandro Pavanato, encerrou o seminário.

Na oportunidade, o presidente do CRCRS ressaltou a importância da contribuição do profissional da contabilidade no desenvolvimento das regiões, em função, especialmente, de sua formação e do conhecimento técnico, o que lhe permite uma ampla área de atuação dentro da sociedade. Márcio Schuch também se referiu à abrangência e ao contexto de atuação do profissional.

“Hoje é preciso exercer a profissão com um olhar voltado para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos negócios. Quanto ao avanço tecnológico permite ao profissional contábil avançar além das atividades repetitivas, gerando informação útil para a tomada de decisão dos gestores, em inúmeros segmentos nos quais o profissional contábil pode trabalhar: como consultor de empresas, em entidades, contribuir para o ambiente de negócios, relacionamento com órgãos de governo, dentre outros”, afirmou.

A necessidade da assessoria de um contador foi reconhecida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana. Para Rodrigo Santariano, assessorar-se de um profissional da contabilidade é medida valiosa para a tomada de decisões norteadas pelo conhecimento técnico, portanto, com grandes possibilidades de acerto. “Dessa forma, a contratação de um profissional contábil é um investimento e não uma despesa”, sentenciou.

Santariano também falou sobre a Lei de Liberdade Econômica aplicada no município, facilitando a obtenção de alvará, o que resultou em sensível redução do tempo gasto com os procedimentos. Informou, ainda, sobre um novo projeto para levar levar a assessoria contábil aos bairros, incentivando o empreendedorismo local.

Os seminários, realizados pelo CRCRS e pela Academia de Ciências Contábeis do RS, são gratuitos. Aos participantes, solicita-se apenas 1kg de alimento para ser doado à entidade assistencial do município-sede do evento. Em Uruguaiana, os donativos arrecadados foram destinados ao Asilo São Vicente de Paula.

O terceiro Seminário de Gestão e Desenvolvimento deste ano será em Farroupilha, no dia 19. Acompanhe a programação em crcrs.org.br – aba Eventos.